Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH EXERCÍCIO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH – EXERCÍCIO 4
		Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as AÇÕES, a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
	
	
	
	
	
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	 
	Focada em atingir os objetivos estratégicos com visão global e ação local
	
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e administrativas
	
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	
	
	Valorização das experiências dos funcionários
	
	
		2.
		Segundo Orlickas o papel do consultor Interno de RH é eminentemente:
	
	
	
	
	 
	Estratégico
	
	
	Assistencial
	
	 
	Operacional
	
	
	Administrativo
	
	
	Assessoria
	
	
		3.
		A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza um destes RISCOS:
	
	
	
	
	 
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	 
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	
	A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar os sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	
	
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial, o consultor interno conhece e tem maior chance de resolver com presteza e agilidade.
	
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho.
	
	
	
		4.
		Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
	
	
	
	
	
	Valorização das Experiências
	
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência
	
	
	Cumprimento das rotinas operacionais
	
	
	Cumprimento da legislação trabalhista
	
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	
	
		5.
		O processo do trabalho da Consultoria Interna, representa oportunidades e riscos para o ambiente organizacional. Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra um RISCO para a organização.
	
	
	
	
	 
	Quando o consultor não se apresenta de forma isenta e discreta na proposição de alterações que sabe, serem geradoras de resistências.
	
	
	Quando o consultor considera as contribuições de todos os colaboradores, ouvindo suas ideias e proposições.
	
	
	Quando o consultor interage positivamente com as demais equipes de trabalho e não apenas com o RH.
	
	
	Quando o consultor apoia as melhores práticas para o desenvolvimento organizacional.
	
	
	Quando o consultor pondera as opiniões dos envolvidos nos diversos departamentos da organização.
	
	
		6.
		Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
	
	
	
	
	
	Implícita, informal e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	
	Independente para que o consultor poder implantar as mudanças que forem necessárias.
	
	
	Implícita, informal e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	 
	Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	
	Explícita, formalizada e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.

Outros materiais