Buscar

AV2 FÍSICA TEÓRICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

���1a Questão (Cód.: 51261)
	14a sem.: Termodinâmica
	 
	Durante um processo termodinâmico, um motor realizou um processo cíclico, é correto afirmar que:
R: a variação da energia interna é igual a zero.
	��2a Questão (Cód.: 53364)
	12a sem.: Calor
	 
	Um bloco metálico está com uma temperatura inicial de 20ºC. Sabendo-se que quando o bloco recebe uma quantidade de calor igual a 330cal, a sua temperatura se eleva para 50ºC. Determine a capacidade térmica do bloco.
	R: cal/ºC.
	��3a Questão (Cód.: 98884)
	4a sem.: Dilatação
	 
	As tampas metálicas dos recipientes de vidro são mais facilmente removidas quando o conjunto é imerso em água quente. Tal fato ocorre porque:
R: o metal dilata-se mais que o vidro, quando ambos são sujeitos à mesma variação de temperatura.
	��4a Questão (Cód.: 98686)
	2a sem.: ONDAS
	 
	Uma onda sonora propaga-se no ar com velocidade v e freqüência f. Se a freqüência da onda for duplicada.
R: a velocidade de propagação da onda dobrará.
	��5a Questão (Cód.: 52957)
	2a sem.: Fluidos
	 
	Foi feita uma simulação para verificar a pressão hidrostática de um fluido, conforme mostrado na figura. O manômetro foi posicionado a uma profundidade de 2 cm e o líquido manométrico foi o traclorometano, que possui densidade igual a 1,59g/cm3. Com base nessas informações, podemos afirmar que o valor da pressão é aproximadamente igual à
Fonte : www.walter-fendt.de
Adote : 1 hPa = 1 Hectopascal = 100 Pa = 100 N/m2
g = 9,81 m/s2
R: 3,1hPa
	��6a Questão (Cód.: 98450)
	5a sem.: Dilatção térmica / linear.
	 
	Um estudante decide construir um termômetro utilizando a dilatação térmica de uma barra metálica, cujo coeficiente de dilatação linear é α = 5 x 10-3/oC. A barra tem comprimento de 100 cm a temperatura de 25oC. Se um determinado dia a barra mede 105 cm, qual a temperatura daquele dia? 
R: º C
	��7a Questão (Cód.: 44034)
	5a sem.: CALORIMETRIA
	 
	Uma barra de determinado material com 0,5 Kg de massa deve ser aquecida de 300oC até 500oC. Sendo 0,11 cal/g.oC o calor específico do material em questão, podemos afirmar que a quantidade de calor que a barra receberá vale, em cal:
R: 11.000
	��8a Questão (Cód.: 47050)
	6a sem.: Calorimetria
	 
	O escaravelho africano Stenaptinus insignis é capaz de jorrar substâncias químicas pela extremidade móvel de seu abdômen; seu corpo possui reservatórios com duas substâncias diferentes, quando sente que está sendo ameaçado, esse pequeno animalzinho jorra essa substância que é misturada em uma câmara de reação, produzindo um composto que varia sua temperatura de 20ºC para até 100ºC pelo calor da reação, tendo uma alta pressão. Sabendo-se que o calor específico do composto disparado é igual a 4,19.103 J/kg.K e sua é massa é 0,1 kg, o calor da reação das substâncias é igual a :
Dados : Q = m.L Q = m.c.∆T W = P. ∆V 
R: 33 520J
	��9a Questão (Cód.: 47609)
	4a sem.: ONDAS
	 
	Em uma corda homogênea e esticada são geradas duas ondas de amplitudes iguais. Podemos afirmar que essas ondas, necessariamente, terão comprimentos de onda iguais? Justifique sua resposta.
	Resposta: FALSO. Uma característica das ondas mecânicas é que sua velocidade de propagação, em um dado meio, é determinada pelas propriedades elásticas e inerciais desse meio. No caso presente, uma onda se propaga em uma corda esticada e sua velocidade é dada por v = (T / µ)0,5 onde T é a tensão à qual a corda se acha submetida, e ( é sua densidade linear.
Assim, todas as ondas geradas em uma particular corda, sob tensão T e densidade (, terão, necessariamente, a mesma velocidade de propagação. Vale salientar que os demais parâmetros como freqüência, amplitude, etc., dependem da fonte geradora da onda, podendo, pois, em princípio, ter qualquer valor. 
	��10a Questão (Cód.: 48227)
	10a sem.: Óptica
	 
	O estudo da Física traz consigo informações que são importantes em diversas áreas do conhecimento. A exploração sísmica de petróleo e gás natural, por exemplo, se utiliza de uma propriedade geral das ondas - reflexão e refração. Quando a luz penetra em um meio mais denso, ele é deslocada em direção a uma linha perpendicular à superfície. Durante o trabalho de avaliação de uma área na região Nordeste do país, para uma possível exploração da energia eólica, alguns técnicos utilizaram um equipamento que possuía em sua montagem, lentes de vidro. Pode-se afirmar que essas lentes focalizam a luz por meio de uma propriedade óptica chamada:
R: refração da luz

Outros materiais