Buscar

gabarito da prova de PEDAGOGIA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES 1CHAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão
	Resposta
	1
	A
	2
	B
	3
	A
	4
	D
	5
	B
	6
	C
	7
	B
	8
	B
	9
	B
	10
	C
	11
	Enunciado -
Segundo Costa (2006), "O trabalho do professor dá sentido ao trabalho do pedagogo no interior da escola" (p. 142). A autora afirma ainda que "O licenciado deve buscar na equipe pedagógica auxílio que vislumbre a possibilidade de transformação da sociedade. 
De acordo com as citações e demais reflexões realizadas, fale sobre a relação entre pedagogo e docente na escola.
Resposta Esperada -
Deve existir uma ação conjunta entre pedagogo e professor. A ação do pedagogo na escola deve ser entendida como uma possibilidade de assessoria ao professor na relação entre teoria e prática. O professor deve mostrar-se aberto à sugestões e compromissado com a mobilização de saberes, atitudes, ética e valores.
	12
	Enunciado -
O mercado de trabalho do profissional de pedagogia vai além das salas de aula. Escolha três possibilidades de campos de atuação do pedagogo e explique suas atribuições em cada um deles.
Resposta Esperada -
Os alunos podem descrever diferentes campos de atuação: docência, pesquisa, gestão, além da atuação em hospitais, brinquedotecas, projetos, empresas, entre outros. Se o aluno destacar a docência, é importante que ele fale sobre a responsabilidade de contribuir no processo de construção de conhecimento do aluno. Se o aluno citar a gestão, precisa lembrar do auxílio aos professores, da elaboração de documentos da escola, da mediação frente aos interesses e conflitos presentes no ambiente escolar e assim por diante.

Outros materiais