Buscar

Trabalho de Economia Quest es Problemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO – INTRODUÇÃO A ECONOMIA
TRABALHO DE ECONOMIA
PROJETO SOBRE AS QUESTÕES-PROBLEMAS
Orientações Principais:
a)	Roteiro básico do Projeto: Título, Introdução/Apresentação; Objetivo; Desenvolvimento (respostas das questões); Conclusões e Referências;
b)	As respostas devem ser pessoais, evitar fazer cópias. Respostas copiadas sem indicação da autoria serão anuladas. Procurar responder com objetividade;
c)	Procure responder as questões seguindo as normas estabelecidas pela ABNT;
d) O texto deve ser digitado, letra do tipo “times roman”, tamanho 12, margens: esquerda e superior, tamanho 3; inferior e direita, tamanho 2,5 e espaçamento simples;
e)	O trabalho poderá ser feito individualmente ou em equipe de no máximo 4 alunos;
f)	Ver a data limite de entrega do trabalho no portal da Mauricio de Nassau. Não serão aceitos trabalhos após essa data. Entretanto, poderão ser entregues trabalhos antes da data limite;
g)	O professor se coloca disponível, ao longo do semestre, para quaisquer orientações sobre o trabalho.
QUESTÕES-PROBLEMAS
1	Explique porque a economia, embora tenha entre suas áreas de estudo, as finanças, valores e custos de produção, assuntos que envolvem cálculos e, portanto, mais relacionados com as ciências exatas, ela, ainda assim, faz parte do grupo das ciências sociais.
2	Todas as pessoas têm variadas necessidades e desejos. É verdade que as necessidades humanas, ao longo do tempo, cada vez mais vêm sendo atendidas por bens livres? Justifique.
3	Segundo os cientistas sociais, as necessidades humanas de hoje não são as mesmas de ontem. É verdade que as necessidades humanas se caracterizam por serem ilimitadas? Ou seja, crescem continuadamente? Explique porque através de 2 razões.
4	Você acredita que na ideia de que a ciência econômica nunca vai deixar de existir? Por que? Justifique.
5	O Direito apresenta diversas relações com várias outras ciências. A partir do conteúdo dado, apresente 02 razões que justificam o estudo de economia no curso de Direito.
6	Os países por apresentarem diferentes capacidades de utilização dos recursos produtivos possuem níveis produtivos e, consequentemente, condições sociais e econômicas diferenciadas. Explique a relação que existe entre as possibilidades de produção e os problemas básicos ou fundamentais da economia de um País?
7	Cada país no mundo adota um tipo de sistema econômico. Discorra sobre 02 características do sistema econômico brasileiro e que sustentam a ideia de que o país se define como sendo de economia mista.
8	Com base no Título VII- Da Ordem Econômica e Financeira e no Capítulo I - Dos princípios gerais da atividade econômica da Constituição Brasileira (Artigos 170 a 181), qual o sistema econômico que poderia atribuir ao Brasil? Por que? Justifique sua resposta.
9	Explique os principais fatores que proporcionam o crescimento socioeconômico a longo prazo de qualquer país. Você acredita que o Brasil tem feito uso plenamente desses fatores?
10	Qual a principal razão da existência de diferentes padrões de vida da população entre os países do mundo? Apresente esta razão e Justifique sua resposta.
Juarez J. J. Paiva
jarpaiva@uol.com.br

Outros materiais