Buscar

QUESTÕES DE ANATOMIA SISTÊMICA genial MASCULINO(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE ANATOMIA SISTÊMICA: GENITAL FEMININO
Nome: Ana Paula Brio da silva Turno: noite curso: nutrição 
1. Defina endométrio, miométrio e perimétrio.
Perimétrio: é a camada mais externa do útero e é formada principalmente por uma serosa, constituída de mesotélio e tecido conjuntivo;
Miométrio: é a camada subadjacente ao perimétrio, é formada por musculatura do tipo lisa e é responsável pelas contrações do útero no momento do parto e da menstruação;
Endométrio: é a camada mais interna do útero e é o local de implantação do embrião. Discutiremos um pouco mais sobre o endométrio no discorrer desse texto.
2. Quais os órgãos externos do sistema genital feminino?
O órgão externo do sistema genital feminino é Monte do Púbis, lábios Maiores, lábios Menores e Clitóris.
3. Conceitue do ponto de vista morfológico e funcional, os componentes anatômicos do útero e diga a sua localização
O útero localiza-se sobre a vagina, entre a bexiga urinária e o reto. Na mulher jovem e nulípara, o mais freqüente é o útero inclinar-se parcialmente sobre a bexiga (anteversoflexão).
Além disso, o útero pode variar de forma, tamanho, localização e estrutura, de acordo com a idade, a paridade, o estado gravídico e a estimulação hormonal. Suas dimensões, na mulher adulta, variam de tal modo que o comprimento pode oscilar de 6 a 9 cm e a profundidade ou espessura, entre 2 a 3 cm. O peso do útero varia de 25 a 90 g. Durante o menacme, na nulípara, as dimensões do útero são menores e nas multíparas, podem ser maiores. Após a menopausa ocorre redução de dimensões, principalmente do corpo do útero.
4. Como se divide a tuba uterina e que função exerce no sistema genital feminino?
As tubas uterinas são também denominadas ovidutos, anteriormente conhecidas como trompas de Falópio, são dois tubos musculares de grande mobilidade, pertencentes ao sistema reprodutivo das fêmeas  de mamíferos, medindo aproximadamente 12 cm de comprimento, responsáveis por transportar o óvulo em direção ao útero. Uma de suas extremidades (o infundíbulo) abre-se na cavidade peritoneal próximo ao ovário e possui prolongamentos no formato de franjas, as chamadas fímbrias; a outra extremidade (intramural) atravessa a parede do útero e se abre no interior deste órgão.
Anatomicamente, a tuba uterina divide-se em quatro partes: infundíbulo, ampola, istmo e intramural. A porção medial da tuba, de calibre menor, é o istmo; a extremidade distal de cada tuba é o infundíbulo, que se abre próximo ao ovário; a porção adjacente a anterior é a ampola; a porção intramural é a parte uterina, ou seja, forma o segmento do tubo que se localiza na parede do útero.
5. Qual a divisão do sistema genital feminino e quais os seus respectivos órgãos?
É dividido em órgãos internos e externos. Os órgãos externos são: Monte do Púbis, lábios Maiores, lábios Menores e Clitóris e bulbo do vestíbulo.
Os órgãos internos são: ovários, tubas uterinas, útero e vagina.

Outros materiais