Buscar

Artigo - explicação em slides (resumido)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ARTIGO	
1. Título: descrição sintética (poucas palavras) da idéia principal tratada no artigo.  
2. Autor(es): indicação do nome completo. No caso de mais de um autor, deve-se optar pela ordem alfabética ou, no caso de estar clara a importância de cada autor (definida pelo esforço empreendido na confecção do artigo), pode-se optar pela indicação do mais importante para o menos importante. Deve-se indicar, em nota de rodapé, a filiação institucional do(s) autor(es).  
3. Resumo: descrição sintética de objetivos, metodologia, resultados e conclusões do trabalho de pesquisa. 
*
*
4. Palavras-chave: três a cinco palavras que sintetizam a idéia central do artigo e que servirão para localizá-lo no caso de busca. 
5. Introdução: Apresentação da justificativa, indicando a relevância do tema estudado, bem como os objetivos do artigo. Exposição do tema – fundamentação teórica a partir da apresentação de conceitos já existentes. É o momento em que se estabelece a intertextualidade, por meio de citações diretas ou indiretas de autores e estudos relevantes para o artigo em questão. É o que dará sustentação teórica ao estudo. 
*
*
6. Desenvolvimento: Apresentação da metodologia (descrição de métodos, técnicas, instrumentos de coleta e análise de dados, cronograma, etc) e resultados da pesquisa. Por fim, discussão (análise dos resultados, comparação com outros estudos). No caso específico de artigos de revisão que não apresentam resultados específicos de pesquisas ou experimentos, no desenvolvimento é feita apenas uma revisão bibliográfica aprofundada do tema.
7. Conclusões: Considerações finais a respeito do estudo realizado, destacando as contribuições do trabalho, com a indicação de possíveis limitações e/ou possibilidades. É importante remeter aos objetivos propostos no início, respondendo às questões levantadas. 
*
*
8. Parte referencial: Referências bibliográficas, conforme as normas da ABNT ou as indicações do periódico a que se destina o artigo. É importante utilizar referências recentes no artigo, a fim de ilustrar que o tópico em discussão é atual e de interesse da comunidade. Também é relevante citar artigos de conferências, congressos e revistas, assim como livros, e não apenas sites da Internet. Todas as obras listadas no conjunto de referências devem ser mencionadas. Anexos podem ser acrescidos quando se julgar necessário. 
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADORNO, T., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
ARBEX JR., J. Showrnalismo: a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa Amarela, 2001. 
BAHIA, J. As técnicas do jornalismo: jornal, história e técnica. São Paulo: Ática, 1990. 
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.
FOLHA de São Paulo. Manual geral da redação. São Paulo: F. de São Paulo, 2001. 
______. Manual geral da redação. São Paulo: Folha de São Paulo, 1992. 
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GOMES, I. M. Dos laboratórios aos jornais: um estudo sobre o jornalismo científico. Recife. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – PPGL, CAC, UFPE, 1995. 
KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1997. 
*
*
MEDINA, C. Notícia, um produto a venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. 2. ed. São Paulo: Summus, 1988. 
MELO, S. H. D. Estilo e neutralidade no texto noticioso jornalístico. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – PPGL, CAC, UFPE, 2000. 
O ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de redação e estilo. Organizado por E. Martins. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1990. 
ORLANDI, E. Silêncio e implícito (produzindo a monofonia). In: GUIMARÃES, E. (Org.). História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989. p. 39-46. 
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica do óbvio. Unicamp: Ed. UNICAMP, 1995. 
Revista Linguagem em (Dis)curso, v. 5, n. 1, 2005. 
Disponível em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0501/02.htm>.
Figuras disponíveis em http://www.google.com.br Acesso em 20/09/2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais