Buscar

A Teoria Linguística em Saussere Signo Linguístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Católica De Brasília – Ucb
Curso de Letras
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM II
PROFESSORA: VERA LÚCIA CORDEIRO DA CONCEIÇÃO
A TEORIA LINGUÍSTICA EM SAUSSURE
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1998.
LYONS, J. Introdução à linguística teórica. São Paulo: EDUSP, 1979.
1-FERDINAND DE SAUSSURE
Saussure é a principal figura responsável pelas mudanças ocorridas entre os séculos XIX e XX. Seus pensamentos se desenvolveram numa época em que o movimento histórico comparativo havia alcançado uma cômoda posição de repouso.
Seus três cursos de Linguística Geral ministrados na Universidade de Genebra(Suíça), foram reconstituídos pelas anotações de seus alunos depois de sua morte em 1913, e publicados em 1916 com o título de Cours de Linguistique Générale. As muitas escolas diferentes de Linguística dos dias atuais sofreram direta ou indiretamente a influência da obra de Saussure.
Saussure introduziu importantes distinções de conceitos e terminologias na Linguística. Em torno desses conceitos-chave, em sua maioria definidos pela primeira vez, giram as formulações da Linguística Contemporânea. As ciências humanas têm uma dívida metodológica para com a Linguística, pois foram buscar nela estes mesmos conceitos-chave. A seguir, serão discutidos os conceitos mais importantes da teoria de Saussure: (Signo: Significante/Significado);Langue/Parole; Sincronia/Diacronia; Relações Sintagmáticas/Relações Paradigmáticas; Arbitrariedade/Linearidade).
2-SIGNO LINGUÍSTICO
Signo, que em latim significa sinal, é um substitutivo de uma realidade. Uma realidade, para ser comunicada, pode ser substituída por desenho, pintura, gestos de um mundo, sons de um falante ou letras de um escritor. Portanto, o desenho, a pintura os gestos e as palavras faladas ou escritas constituem signos, uma vez que substituem uma realidade. A realidade substituída pelo signo tem o nome de referente.
Componentes do Signo linguístico: Significante e Significado. O signo, substitutivo do referente, tem duas faces que não se separam: o significante e o significado. Só haverá signo se houver significado e significante. 
Quando se ouve, por exemplo. a palavra “casa”, ela tem um referente no mundo real, que é uma casa real. Os sons da palavra “casa” são a sua parte concreta e constituem o significante. Quando este significante atinge os tímpanos do receptor, vai despertar no cérebro dele uma imagem ou conceito. Essa imagem mental tem o nome de significado. O significado, então, é um conceito ou imagem criada no cérebro do receptor, devido a um estímulo externo; no caso, o estímulo foi sonoro. Auditivo. Na linguagem falada, o significante é auditivo ou acústico.
Quando se lê a palavra “casa”, a primeira imagem que chega ao receptor é visual: o desenho do conjunto de letras caminha pela luz e atinge a visão do leitor. Assim que ele vê a palavra, repete os sons dela, quer oralmente, quer apenas mentalmente. Por isso, o significante, na linguagem escrita, é constituído de uma imagem visual(o desenho das letras) e acústica (o som de suas sílabas).
Na linguagem escrita, portanto, o signo funciona assim: a imagem visual da palavra estimula uma imagem sonora e, então, provoca a criação de uma imagem mental ou conceito. O significante é, pois, uma imagem visual-acústica, enquanto o significado é uma imagem mental ou conceito.
QUADRO COMPARATIVO
	SIGNIFICANTE
	SIGNIFICADO
	Imagem acústica
	Conceito
	Perceptível
	Inteligível
	Psicofísico
	Psíquico
	Impressão psíquica do som
	Evocação psíquica provocada pelo som
	Representante
	Representado
	Tradução fônica de um conceito
	Correlato mental do significante
	 Presença 
	Ausência
	Som
	Pensamento
	Matéria
	Ideia
	Incorporante
	Incorporado
	Sensorial
	Conceitual
CARACTERÍSTICAS DO SIGNO 
 a) Arbitrariedade (do significante em relação ao significado)
 b)Linearidade(do significante)
Para Saussure: arbitrário absoluto(imotivado) e arbitrário relativo(Ex: nove/dezenove, onomatopeias) 
Para Guiraud: o signo nasce sempre motivado e conserva tal motivação por maior ou menor tempo, até o momento em que acaba por cair no arbitrário, quando a motivação deixa de ser percebida (Ex: romaria) 
3-TIOS DE SIGNOS: ÍCONE, ÍNDICE E SÍMBOLO
Sabemos que existe entre o signo e o referente um relacionamento, uma substituição, em que o signo se comporta como substitutivo e o referente, como o substituído. Contudo, esse relacionamento de substituição pode ocorrer de três modos diferentes:
ÍCONE: (em grego significa imagem) – é um tipo de signo que mantém com seu referente uma relação de imitação, de cópia, de reprodução. São ícones as fotografias, as imagens, as pinturas figurativas, as estátuas, os gráficos e outros;
SÍMBOLO: é um tipo de signo que substitui seu referente através de uma relação meramente arbitrária, convencional, resultante apenas de um acordo tácito entre emissor e receptor. Casa se chama “casa” apenas por convenção; poderia ser substituída por qualquer outra sequência sonora convencional, como house , maison, domus etc.
É importante saber que as línguas são, de um modo geral, de natureza simbólica, convencional, embora haja muitos símbolos não linguísticos. Quando se vê o desenho de um elefante e se pensa num determinado mamífero de grande porte, existe aí uma relação icônica porque o signo se assemelha ao referente, ao bicho elefante; mas se, ao ver o desenho de um elefante, o receptor pensa numa marca de extrato de tomate, não há semelhança entre o desenho e aquele produto alimentício; existe, sim, uma relação convencional entre ambos, arbitrária, inventada, criada, portanto simbólica. Nesse sentido, um desenho pode ser ícone ou símbolo, dependendo do contexto em que se encontra.
ÍNDICE: é um tipo de signo que mantém com seu referente uma relação de proximidade, de extensão, de contiguidade de fato, de contiguidade real. Por exemplo: José passeia em um jardim zoológico e vê em uma placa o desenho de um elefante, de onde deduz a existência daquele animal por perto. Além de o desenho ser um ícone do referido animal, passa evidentemente a funcionar como índice da existência dele, pois no contexto do zoológico, onde há placa, deve haver ali um animal, como onde há fumaça deve haver fogo.
CONCLUSÃO: A classificação de um signo como ícone, índice ou símbolo depende do contexto em que se insira tal signo.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1-Estamos em uma praia deserta e percebemos na areia algumas pegadas de animal.
 a)Quando notamos as pegadas, pensamos que por ali há um outro ser vivo. Esta relação é indicial, icônica ou simbólica?
 b)Vemos uma pegada e observamos com detalhes seus contornos pensando na pata que a inculcou. Esta é uma relação__________________________.
2-A mulher constata no colarinho do marido uma marca de batom. Entende que seu marido a traiu.
A relação entre a marca de batom e a traição é de natureza _____________.
Fica admirando a beleza dos contornos da marca e imaginando a beleza dos lábios que a imprimiram. Relação ______________________.
 Abre uma campanha para desmascarar a fidelidade masculina e faz uma bandeira com uma marca de batom ao centro. Entre a marca de batom e a campanha há uma relação __________________________.
3- Ao viajarmos por uma região qualquer, notamos que a estrada e os campos adjacentes se mostram bastante molhados e concluímos ter chovido por ali. A umidade dos campos foi para nós um ícone, um índice ou um símbolo? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________.
4- “É o signo que opera, antes de tudo, pelasemelhança de fato entre significante e significado”. _____________________________.
5- “É o signo que opera, antes de tudo, por contiguidade instituída , aprendida, entre o significante e o significado.” _______________________________________.
6- “É o signo que opera, antes de tudo, pela contiguidade de fato, vivida entre seu significante e seu significado; por exemplo, a fumaça indica presença de fogo”._________________________________.
7-Significante linguístico é:
 ( ) imagem mental
 ( ) imagem real
 ( )imagem visual
 ( )imagem acústica
 ( ) imagem acústica e visual
 ( )imagem acústica e/ou visual.

Outros materiais