Buscar

Pesquisa e Prática Profissional a escola para estudo

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
UTA Fundamentos Pedagógicos - Currículo Escolar
UTA Fundamentos Pedagógicos - Pesquisa e Prática Profissional: A Escola
	Data de início:
	26/11/2014 21:13
	Prazo máximo entrega:
	26/11/2014 22:28
	Data de entrega:
	17/12/2014 21:20
Questão 1/5
Tema: Prática docente com base em um currículo significativo
Leia o caso a seguir:
A professora Gisele, durante uma palestra sobre o currículo escolar e seu impacto na escola, percebeu que seu planejamento estava alicerçado nas atividades e conteúdos propostos em um currículo que enfatiza uma “educação bancária” para os alunos (FREIRE, 2005).
Considerando que o processo apresentado no caso acima nega uma educação que prioriza a busca pelo conhecimento, escreva um texto dissertativo sobre a prática docente com base em um currículo significativo.
 
Nota: 16.0
	A prática docente com base em um currículo significativo deve considerar os conhecimentos básicos comuns a todos os alunos e articular-se de forma coerente com a realidade sócio-histórica atual. A relação prática entre docente e o currículo faz a diferença quando o contexto escolar contempla a criticidade e o educando (p. 109).
 
Resposta:A negação da educação que prioriza o conhecimento, atrasa a aprendizagem do aluno. sendo que o mesmo precisa ter acesso a todo conhecimento possível, para assim criar a sua visão, critica-lo e soluciona-lo se for preciso.
Tudo e qualquer tema, assunto que adiciona na aprendizagem do aluno precisa ser passado, para assim ativar o conceito de buscar. Inspirando -o para que busque por novos interesses.
Sendo assim, sua formação será mais produtiva e recheada de conhecimentos podendo leva-los para futuras aprendizagem
Questão 2/5
Tema: Gestão Escolar
Segundo Grochoska (2011), o papel do gestor escolar depende de alguns fatores determinantes para a organização escolar, quais são eles?
Nota: 16.0
	O gestor escolar deve ter disciplina para ter uma postura individual que respeita as normatizações do sistema (p. 33).
 
Resposta:Na gestão escolar, é preciso:
organização
conhecimento
pesquisa do PPP
Atenção
Questão 3/5
Tema: Função educativa do currículo
Leia o trecho a seguir:
Manoela e Camila, ao redigirem um resumo sobre a função do currículo, observaram que a sua função deve ir além da fragmentação dos conteúdos.
Com base no trecho acima e nos estudos dos materiais da disciplina, descreva a função educativa do currículo para o trabalho pedagógico do professor.
Nota: 20.0
	A função educativa para o trabalho pedagógico do professor não pode ser considerada como uma reprodução de conteúdos fragmentados e isolados da realidade dos alunos. Faz-se necessário que a escola e o professor ofereçam ao aluno condições para que ele descubra e entenda o valor e o sentido do que está aprendendo e a influência dos mesmos para o seu desenvolvimento escolar (p. 107).
Resposta:A função educativa vai além da fragmentação de conteúdos, é preciso também dialogar com os alunos para que possam impor suas ideias,seus conhecimentos, fazendo que a aula seja mais produtiva.
É preciso também que os alunos entendam porque estão estudando certo assunto, para que desperte o interesse do conhecimento.
Também é necessário aceitar e entender o conhecimento que o aluno já tem, pois não existe mais o lema em que dizia que o professor sabe de tudo, aceitar e complementar o conhecimento que o aluno já possui o deixa mais confiável.
Questão 4/5
Tema: Currículo Escolar
Leia o caso a seguir:
A Escola “Dom Luís” é uma grande escola da rede pública. A equipe diretiva da escola considera que o currículo não deve ser entendido e trabalhado como um simples conglomerado de disciplinas isoladas.
Com base no caso exposto acima e nas leituras de Groschoska (2011), discorra sobre o currículo integrado ou globalizado.
Nota: 10.0
	Busca a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Ressalta o lado dos conteúdos culturais, o aprender a aprender. Busca a interdisciplinaridade acentuando a inter-relação entre conhecimentos, superando a fragmentação e a falta de diálogo entre as áreas do conhecimento (GROCHOSKA, 2011, p. 123).
Resposta:Nos dias atuais, é muito importante aglomerar as disciplinas, pois uma complementa a outra, o aluno precisa entender a relação das disciplinas, para assim adquirir mais conhecimento.
O currículo integrado, é o mais importante pois engloba tudo que o aluno precisa.
Questão 5/5
Tema: Gestão Educacional
De acordo com Grochoska (2011), a definição de gestão é compreendida como um processo que envolve várias ações como: diagnóstico, tomada de decisões e definição de objetivos. Nesse sentido, discorra sobre gestão educacional.
Nota: 20.0
	A gestão educacional é um processo dinâmico que unifica as diretrizes e as políticas educacionais, tendo um projeto compromissado com os princípios democráticos e utilizando de métodos que criam condições para um ambiente educacional autônomo (GROCHOSKA, 2011, p. 89).
 
Resposta:A gestão escolar é uma das partes mais importantes no contexto escolar, pois nelas são tomadas as decisões do tipo de alunos que querem formar, sobre os temas atuais considerados importantes para o conhecimento dos mesmos, definição dos objetivos que querem tornar reais.
Sendo assim, observam seu regimento para mudar e principalmente melhorar a aprendizagem escolar.

Outros materiais