Buscar

Introdução aos Testes Psicológicos e Seus usos - TEP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução aos Testes Psicológicos e Seus usos
Susana Urbina
Testes Psicológicos
É um procedimento sistemático para a orientação de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões.
Os testes psicológicos são amostras de comportamento.
Tudo o mais se baseia em inferências.
Existe a necessidade de objetividade no processo de testagem.
O primeiro esta ligado a uniformidade de procedimentos em todos os processos de administração, avaliação e interpretação.
Uso de padrões para a avaliação dos resultados.
A palavra teste tem muitos sentidos
O termo teste psicológico tem um sentido muito específico
Neste livro a palavra teste será utilizada no sentido de teste psicológico
Os testes que avaliam habilidades, conhecimento ou qualquer outra função cognitiva serão referidos como testes de habilidade e todos os outros denominados de testes de personalidade.
O termo teste deveria ser usado apenas para aqueles procedimentos nos quais as respostas do testando são avaliados tendo por base sua correção ou qualidade. Tais instrumentos geralmente avaliam aspectos do funcionamento cognitivo, conhecimento, habilidades ou capacidades de uma pessoa,
Por outro lado, instrumentos cujas respostas não são avaliadas como certas ou erradas e cujos testandos não recebem escores de aprovação ou reprovação são denominados inventários, questionários, levantamentos, listas de verificação, esquemas ou técnicas projetivas. Geralmente são agrupados com a rubrica de testes de personalidade.
Outros termos usados em relação a testes e títulos de testes.
Escala- Teste composto de várias partes Escala de Inteligência de Stanford-Binet. (Termo que se torna ambíguo e pouco preciso)
Para a psicometria (mensuração psicológica), escala diz respeito a uma única variável e são dispostos em ordem de dificuldade ou intensidade.
Escalonamento- processo de se chegar ao sequenciamento dos itens.
Bateria- grupo de vários testes ou subtestes que são aplicados de uma única vez a uma mesma pessoa.
Os testes psicológicos como ferramentas.
Eles são ferramentas, quer dizer sempre serão um meio para se chegar a um fim, e nunca um fim em si mesmo.
Seu uso pode ser adequado ou não dependendo das circunstâncias a que se destinam e a quem aplica.
Dois momentos de avaliação dos testes: quando são considerados como ferramentas em potencial; depois que são colocados em uso para um objetivo específico. 
Padrões de testagem:
Padrões de testagem educacional e psicológica, publicados em 1999 pela Associação Americana de Pesquisa em Educação (AERA) e preparados conjuntamente pela AERA e pela Associação Americana de Psicologia (APA) e pelo Conselho Nacional de Mensuração em Educação.
(Fonte mais importante de critérios para avaliação de testes, práticas de testagem e efeitos do uso de testes)
OS testes psicológicos como produtos.
Os testes são produtos comercializados e usados primariamente por psicólogos.
São utilizados no contexto da educação, administração ou saúde mental e devem gerar lucros para as pessoas que os produzem como qualquer outro produto comercial.
O que impulsiona o mercado de testes é a necessidade de tomar decisões práticas a respeito de pessoas .
HISTÓRICO DA TESTAGEM PSICOLÓGICA
Seu uso mais frequente é como ferramenta na tomada de decisões que envolvem pessoas.
Surge no início do séc. XX, e um pouco antes já existiam precursores interessantes da moderna testagem psicológica em várias culturas e contextos.
Antecedentes da testagem moderna no campo ocupacional.
Um problema perene em qualquer campo de trabalho é a questão de como selecionar os melhores candidatos possíveis para um determinado emprego.
A história mais antiga se dá no antigo império chinês para selecionar indivíduos merecedores de posições governamentais. (220 a.C.)
Antecedentes da testagem moderna no campo da educação
Como determinar se os estudantes adquiriram o conhecimento ou as habilidades que seus professores tentaram transmitir.
Primeiro uso na Educação surgiu na Idade Média, com o surgimento das primeiras universidades europeias no século XII.
O ensino universitário certificava a qualificação para ensinar.
Antecedentes da testagem moderna na psicologia clínica.
Diferenciação do normal e do patológico, nas áreas intelectual, emocional e comportamental.
Avaliar o nível cognitivo em pacientes com diversos tipos de transtornos, como retardo mental e danos cerebrais.
Um grande avanço ocorreu por volta de 1890 quando Kraeplin dedicou-se a classificar os transtornos mentais segundo suas causas, síndromes e cursos.
Antecedentes da testagem na psicologia científica
A criação do laboratório científico de Wundt, em Leipzig marca o início da psicologia enquanto disciplina formal, descolada da filosofia.
O Interesse no desenvolvimento de aparatos e procedimentos padronizados para mapear a gama das capacidades humanas no campo da sensação e da percepção.
Importante citar a contribuição de Ebbinghaus, que estudando a fadiga na capacidade mental das crianças, elaborou uma técnica chamada de Teste de Complementação de Ebbinghaus, a criança deveria completar lacunas em passagens de textos de onde palavras ou fragmentos de palavras haviam sido omitidos.
Este instrumento prenunciou testes em grupo, provando ser eficiente como termômetro na capacidade intelectual.
Binet se inspirou nesta técnica para elaborar a sua Escala.
O surgimento da moderna testagem psicológica.
Elementos necessários para a elaboração dos primeiros testes psicológicos estavam presentes:
Os testes laboratoriais e ferramentas geradas pelos primeiros psicólogos experimentais na Alemanha;
Os instrumentos de mensuração e técnicas estatísticas desenvolvidos por Galton e seus alunos para coleta e análise de dados sobre diferenças individuais;
A acumulação de achados significativos nas ciências da psicologia, psiquiatria e neurologia.
Em 1904, Binet publicou o primeiro instrumento útil para a mensuração da capacidade cognitiva geral, ou inteligência global.
 Série de 30 testes ou tarefas de conteúdo e dificuldade variados com o objetivo principal de avaliar o julgamento e a capacidade de raciocínio independentemente da aprendizagem escolar. 
O cálculo do escore evoluiu para um sistema no qual o crédito referente aos itens corretos era apresentado em termos de anos e meses, de tal modo que o nível mental atingido representasse a qualidade do desempenho.
:  
WILLIAM STERN
121 - 130 Superdotação
110 - 120: Inteligência acima da média
90 - 109: Inteligência normal (ou média)
80 - 89: Embotamento (simplório mas convive bem socialmente)
70 - 79: Limítrofe
50 - 69: Raciocínio Lento
20 - 49: Raciocínio muito abaixo da média
A testagem em grupo
Na Primeira Guerra Mundial, para agilizar o procedimento da testagem foi organizado pela APA a testagem em grupo, necessário que o mesmo fosse administrado com eficiência na alocação do pessoal.
Este instrumento seria aplicado a pelo menos 1 milhão de recrutas.
Diante da alta escala de aplicação e aos resultado obtidos, a reputação dos testes psicológicos ficou fragilizada.
OUTROS AVANÇOS NA TESTAGEM PSICOLÓGICA
O resultado positivo nos processos de tomada de decisão envolvendo pessoas, fez com que os testes se desenvolvesse em outros setores.
A testagem padronizada no contexto educacional.
Com o aumento de número de pessoas desfrutando de oportunidades educacionais em todos os níveis, cresce também a necessidade de mensurações justas, equânimes e uniformes com as quais se possa avaliar os alunos nos estágios iniciais, intermediários e finais do processo educacional.
Testes padronizados de realização acadêmica.
Vinda da necessidade de se estudar a eficiência do aprendizagem nas escolas. A escala de caligrafia de Thorndike (1910), inaugurou uma nova modalidade de testagem ao criar uma série de espécimes de caligrafia, variando de muito ruim a excelente, em relação às quais o desempenho do sujeito podia ser
comparado. Logo depois testes padronizados em aritmética, leitura e ortografia.
Testes de aptidão escolar
Prenunciou a criação de muitos outros testes como o Teste de Aptidão Escolar usado para selecionar candidatos a curso de pós-graduação e formação profissional. GRE ( Graduate Record Exam e o Medical College Admission Test ( MCAT) usado em cursos de pós-graduação e doutorado. Os objetivos podem ser diferentes mas o seu conteúdo e aplicação são semelhantes.
Testagem de pessoal e orientação vocacional.
A utilização ótima dos talentos de cada pessoa é uma das principais metas da sociedade para a qual a testagem psicológica foi capaz de contribuir de um modo importante. 
Testes de aptidão e habilidades especiais.
Identificar as habilidades necessárias para um determinado papel ocupacional por meio de uma análise do trabalho;
Administrar testes elaborados para avaliar a aptidão;
Correlacionar os resultados dos testes e mensurações do desempenho no trabalho.
Utilizados também com jovens em busca de orientação vocacional.
Baterias de aptidões múltiplas
Os testes separados vão sendo substituídos pelas baterias de aptidões. Estas baterias são grupos de testes unidos por um formato e uma base de pontuação comum, definem um perfil de pontos fortes e fracos do indivíduo, oferecendo escores separados em vários fatores como raciocínio verbal, numérico, espacial e lógico e habilidades mecânicas, deixam claro que a inteligência não é um conceito unitário, e que as habilidade humanas englobam uma ampla gama de componentes ou fatores separados e relativamente independentes.
Mensuração dos interesses
Foram criados para fins de orientação vocacional e mais tarde utilizados em seleção profissional. Giram em torno das preferências de material de leitura e lazer, bem como conhecimento de palavras e conhecimentos gerais. Marcou o início da elaboração da Chave Empírica que diferenciava as respostas de vendedores bem sucedidos e mal-sucedidos.
 Este momento iniciou o que chamavam de Chave Empírica de Critério. 
TESTAGEM CLÍNICA
Formas sistemáticas de classificar e estudar a psicopatologia. Forneceram ímpeto para o desenvolvimento de instrumentos que ajudassem a diagnosticar problemas psiquiátricos.
Inventários de personalidade 
Dados Pessoais de Woodsworth, desenvolvido durante a primeira Guerra Mundial para fazer a triagem de recrutas que pudessem sofrer de doenças mentais, passando por reformulações, o Inventário que até hoje possui uma fidedignidade, da Personalidade. o inventário que sobrevive até os nossos dias é o Inventário Multifásico Minesota de Personalidade.
Técnicas Projetivas
Rorschach, método padronizado de interpretação dos 10 cartões de borrões de tinta. 
Foi adotado por vários psicólogos americanos e propagado em várias universidades e clínicas.
Com a sua morte muitos outros Testes se somaram a complexidade da análise humana TAT, HTP...
Testes Neuropsicológicos
 O objeto de estudo da neuropsicologia é a relação cérebro comportamento, Goldstein observou o comportamento de soldados com lesões cerebrais, que envolviam padrões de pensamento abstrato, memória, planejamento e execução de tarefas relativamente simples.
Todos foram incluídos na rubrica de organicidade, designação para dano cerebral.
Hoje os danos cerebrais não são vistos como tudo ou nada de organicidade, existindo um grande trabalho entre funcionamento cerebral e cognição, as emoções e o comportamento.
USOS ATUAIS DOS TESTES PSICOLÓGICOS
Atualmente as testagens são mais sofisticadas metodologicamente e embasadas de forma mais consistente do que em qualquer época do passado. Hoje eles são utilizados em:
Tomadas de decisões;
Pesquisas psicológicas;
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Tomada de decisões
Envolve julgamento de valor por parte de uma ou mais pessoas que tomam as decisões e precisam determinar critérios para selecionar, alocar, classificar, diagnosticar ou conduzir outros processos com indivíduos, grupos, organizações ou programas. 
A utilização de Testes sempre é motivo de discordâncias, pois uma das partes sai prejudicada sendo assim o teste é atacado.
Pesquisas psicológicas
Campo da psicologia diferencial, evolutiva, educacional, social e vocacional, da psicopedagogia, entre outros.
Método reconhecido para o estudo da natureza, do desenvolvimento e das inter-relações de traços cognitivos, afetivos e comportamento e comportamentais.
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
Esta prática considera a testagem uma forma de oferecer aos clientes i, formações que podem promover o autoconhecimento e o crescimento positivo, evoluiu para o modelo terapêutico de avaliação esposado por Finn e Tonsager.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA VERSUS TESTAGEM PSICOLÓGICA
Teste e avalição não são sinônimos. Apesaar de muitos profissionais assim procederem.
Avaliação é o processo total que se utiliza de testes como ferramenta básica.
Passos no processo de avaliação
Identificar os objetivos de forma clara e o mais realista possível. Na maioria dos casos o processo termina com a elaboração de um relatório sendo este verbal ou escrito, comunicando as conclusões às pessoas que solicitaram a avaliação. Os instrumentos deverão ser selecionados de forma criteriosa de acordo com o objetivo a ser alcançado.
As questões que prestam a avaliação psicológica incluem:
Questões diagnósticas, como diferenciar entre depressão e demência;
Predições, como estimar a probabilidade de comportamento suicida ou homicida;
Julgamentos avaliativos, como os envolvidos em decisões sobre a guarda de crianças ou na avaliação da eficácia de programas ou intervenções.
OS testes não devem ser utilizados como ferramenta única neste processo.
QUALIFICAÇÃO DOS USUÁRIOS DE TESTES
A psicologia responsável pela elaboração e utilização dos testes, também se ocupou com a má utilização dos mesmos.
A má utilização se dá pela falta de conhecimento e competências insuficientes.
Relatório de qualificação do usuário:
Conhecimento e habilidades essenciais para o emprego de testes na tomada de decisões ou formulação de políticas que aferem a vida dos testandos;
Os conhecimentos especializados que os usuários de testes nos contextos específicos de emprego, educação, aconselhamento profissional, serviços de saúde e tarefas forenses devem possuir. Conhecimentos de estatísticas e psicometria também são importantes.
FONTES DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DE TESTES.
Agora existe um grande número de recursos e informações disponíveis na internet
Testagem e Avaliação no site da APA, orientação quanto a aplicação, como localizar testes inéditos, etc
Editoras são responsáveis pela comercialização de testes já publicados, testes inéditos deves ser obtidos do investigador que os desenvolveu.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais