Buscar

Citações e Referencias Bibliograficas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Citações e Referências Bibliográficas 
*
*
Citação
São informações extraídas de outras fontes que colocamos em nosso trabalho para fortalecer a argumentação;
É importante indicar com precisão de onde a citação foi retirada;
O autor que incorpora as ideias de seus colegas sem dar o devido crédito está cometendo um crime chamado plágio. Afinal, as ideias são vistas como um tipo de propriedade intelectual. Ou seja, elas têm dono.
*
*
 
	Além de não cometer plágio é preciso ter cuidado para dosar a quantidade de citações me seu trabalho. No afã de citar vários autores renomados, muita gente acaba errando na mão, registrando apenas o que os outros dizem sobre o assunto.Lembre-se de que o leitor quer ouvir sua voz no trabalho. Se quisesse saber somente o que os outros pensam, ele teria recorrido aos originais (112)
*
*
Tipos de citação
As citações podem ser de dois tipos:
Direta – o trecho apresenta as palavras exatas do autor citado;
Indireta: O trecho apenas toma como base a obra do autor citado;
*
*
Citação direta
1. Citando e referenciando: a chamada pelo nome do autor, quando feita no final da citação, deve apresentar-se entre parênteses, contendo o sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido pelo ano de publicação e página em que o texto se encontra.
 FINAL (SOBRENOME, ano, p. )
 Exemplo 1:
 (VAZ, 2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”. 
*
*
2. Referenciando e citando: a citação a seguir foi feita como sendo um parágrafo do texto. Assim, o sobrenome do autor deve ser digitado normalmente, com a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculo, seguido do ano e página em que o texto se encontra, sendo estas informações apresentadas entre parênteses.
 Exemplo 2:
Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”. 
*
*
Citação direta com mais de três linhas
As citações com mais de três linhas devem ter um tipo de destaque diferente: é necessário reduzir o tamanho da fonte, podendo ser para 10 ou 11 e também é preciso aplicar um recuo de 4cm em relação à margem esquerda — selecione o texto e movimente os marcadores, localizado na régua do Word até o número 4, assim, todo o seu texto ficará com o recuo exigido pelas normas . Ao final, a citação com mais de três linhas terá a seguinte apresentação — observe que ela não tem aspas:
*
*
Exemplo 
Entre planejar, projetar, executar e fiscalizar obras civis, que podem ser de infraestrutura urbana, rural ou industrial, a Engenharia Civil é um campo muito amplo, com múltiplas possibilidades. Ana Paula, que já foi responsável por trabalhos ligados à urbanização e habitação de vilas e favelas, além de projetos de infraestrutura diversos, conta que hoje trabalha com o que mais gosta: projetos de construção pesada. O ideal é experimentar um pouco de tudo dentro da faculdade e também depois de formado, para então assumir a rotina em uma área. (LAGES, 2009,p.14)
 
*
*
Frase muito grande para citação
Imagine um parágrafo com 10 linhas, sendo que apenas a primeira e a última linha interessam a você. Nesse caso, você vai usar uma supressão, que é a inclusão de um sinal de colchetes com reticências, exatamente como esse [...], indicando que um trecho do texto não foi usado.
Exemplo: “As propostas de melhorias de processo e tecnologia são coletadas e analisadas [...] com base nos resultados de projetos-piloto” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153).
*
*
Citação indireta
Depois de ler um artigo, você chegou a uma conclusão semelhante a do autor consultado. Mas por algum motivo pessoal, você não tem interesse em usar as mesmas palavras e exatamente a mesma estrutura que encontrou no artigo em questão. Nesse caso, você fará uma citação indireta, já que o seu texto teve como base uma obra consultada. 
Seguindo o mesmo formato de apresentação da citação direta, a indireta também deve conter o autor da frase citada, bem como o ano da publicação do artigo/livro. Apresentar a página em que o conteúdo se encontra é opcional.
 Exemplos: Lancaster (1993, p. 6) aponta como um aspecto importante na recuperação das informações é a extensão dos conteúdos a serem indexados. 
*
*
Um aspecto importante na recuperação das informações é a extensão dos conteúdos a serem indexados (LANCASTER, 1993). 
As citações indiretas podem ter mais de um autor, até pelo fato de que você pode ter consultado várias obras até chegar a sua conclusão, veja: 
Tanto Weaver (2002, p.18) como Semonche (1993, p. 21) apontam questionamentos que devem preceder o planejamento da indexação de artigos de jornais, como: Qual a finalidade do artigo? Quem é o público-alvo que terá acesso ao artigo? Que tipo de informação o usuário procura? 
*
*
Livros antigos e considerados clássicos em um assunto são importantes serem citados. Mas nem sempre eles estão disponíveis. Imagine um livro do ano de 1970, que foi publicado apenas nos Estados Unidos ou outro livro que, por algum motivo, você não tenha conseguido encontrar em livrarias, sebos e bibliotecas... Você não teve acesso ao documento em seu formato original, mas, durante suas pesquisas, encontrou um autor que teve a sorte de ter em mãos o documento, e este fizera uma citação extremamente importante para o seu trabalho.
Não pense que você perderá a oportunidade de usar este conteúdo. Para contornar isso, existe a citação de citação. Como o próprio termo leva a entender, você fará uma citação de um conteúdo que foi citado na obra que você está consultando. Esse tipo de citação é recomendado em último caso, já que o  correto é tentar localizar a fonte original. Veja dois exemplos, tanto de citação direta quanto indireta. 
*
*
				APUD (CITADO POR)
Exemplo de citação de citação (seguindo o modelo direto): Segundo Van Dijk (1983), apud Fagundes (2001, p. 53), “no texto jornalístico é convencional apresentar-se um resumo do acontecimento abordado. Esse resumo pode ser expresso por letras grandes separadas do resto do texto ou na introdução no ‘lead’ ”. Exemplo de citação de citação (seguindo o modelo indireto): Segundo Fujita (1999) citada por Fagundes (2001, p. 65) a indexação engloba três fases: 1) análise por meio da leitura do documento, em que serão selecionados os conceitos; 2) síntese, com a elaboração de resumos e 3) a identificação e seleção de termos com auxílio de uma linguagem documentária. 
*
*
Citação de citação
Possenti (apud RIBEIRO, 2006, p. 13) considera que “a autoria de um texto é conferida pela tomada de posição, pela assunção de um ponto de vista daquele que enuncia em relação ao seu discurso”
*
*
Algumas regras para citação do autor
Coincidência de Sobrenomes
(SILVA,C., 1998) 
 (SILVA, F., 1998)
(FERNANDES, F., 2011)
(FERNANDES, P., 2011)
*
*
CITAÇÕES DE DIVERSOS DOCUMENTOS DE UM MESMO AUTOR E MESMA DATA
(OLIVEIRA, 2001 a )
(OLIVEIRA, 2001 b )
*
*
EXPRESSÕES LATINAS
APUD, I DEM ( Id), Ibidem, (I bid. ), Op cit., Loc cit., Seq., Cf.
*
*
Apud
(citado por)
(QUEIROZ, 1999, apud SANCHEZ, 200, p. 2-3)
Segundo Queiroz (apud SANCHEZ, 200, p.2-3)
*
*
Idem ou Id ( do mesmo autor)
Expressão latina que pode ser usada em substituição ao nome do autor, quando se tratar de citação de diferentes obras de um mesmo autor.
SARMENTO, 1978, p.59
Id., 1987, p.77
*
*
Ibidem ou Ibid (na mesma obra)
1. ANDRADE, M.M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. São Paulo: Atlas, 1999, p.67.
Ibid., p.89
*
*
Et. Seq.
Usada quando não se quer citar todas as páginas consultadas
1 DIAS GOMES, 1999, p. 76 et. seq.
*
*
Regras gerais e síntese da norma
De maneira sintetizada,
temos os pontos importantes a respeito dos tipos de citação e outras dicas: 
Citação Direta
Deve conter o ano de publicação e a página que o texto foi extraído.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta.
Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página). Lembre-se: apenas a primeira letra do sobrenome em maiúscula.
Se a citação tiver algum termo entre aspas " ", coloque-o entre aspas simples, já que a citação em si (a frase toda) apresenta-se entre aspas duplas.
*
*
Citação Indireta
 Segue a mesma formatação quanto a referência do sobrenome do autor (no início ou no final da frase), ficando a critério do autor (você) inserir o número da página em que o texto foi retirado. Citação de Citação
 Segue a mesma formatação quanto a referência do sobrenome do autor (no início ou no final da frase). Lembre-se de usar esse tipo de citação com cautela, para não fazer um trabalho do tipo “fofoca”, no qual você apenas copia algum conteúdo que, na verdade, já foi copiado. 
*
*
*
*
Indica(m)-se o(s) autor(es) pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outro(s) sobrenome(s), abreviados ou não.
Exemplo
QUEIRÓZ, E. M. F. H.H. O crime do Padre Amaro. 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. p.277 
*
*
Dois ou três autores
Quando houver dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
Exemplo
LOURENÇO, Eva; MARCONI, Maria. Ensino Superior. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
 Mais de três autores
Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão latina et al.
Exemplo
BARROS, Helena Dias et al. Educação: escola especial. Porto alegre: Mirassol, 1999
*
*
Autor e título repetido
Se o autor e o título forem repetidos, mas diferirem as edições, usam-se dois traços.
Exemplo:
GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 2 ed. Rio de janeiro: FGV, 1978.
_______ .
 _______ . 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980. 
 
*
*
Auditoria desconhecida
 Inicia-se pelo título. O termo anônimo não deve ser usado em substituição ao nome desconhecido.
Exemplo:
Metodologia do ensino superior: discussões em foco. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967.
*
*
Capítulos de livro
AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo do livro. Número de edição. Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final da parte.
Exemplo:
PIQUET, Rosélia P. da S. A avaliação de projetos como um novo campo de pesquisa. In: LAVINAS, Lena; CARLEIAL, Liana Maria da Frota; NABUCO, Maria Regina (Org.). Reestruturação do espaço urbano e regional no Brasil. São Paulo: ANPUR/HUCITEC, 1993. p. 97-108.
*
*
O autor do capítulo é o mesmo do livro
 Sobrenome e nome do autor. Título da obra e do capítulo. Edição e local de publicação.
Exemplo:
MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: Técnicas de comunicação criativa. 6ed. São Paulo: Atlas, 1991.
 
*
*
Autor do livro difere do autor do capitulo.
É essencial apresentar sobrenome (maiúsculo), nome. Título da obra. Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. Local e data da publicação.
Exemplo:
ABRAMO, Perseu. Pesquisa em ciência sociais. In: HIBRANO, Sedi (org). Pesquisa social: projeto planejamento. São Paulo: TAQ, 1979.
*
*
Jornal (considerado no todo)
Os elementos essenciais são: autor (se houver), título, subtítulo (se houver), título de jornal, local de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e paginação correspondente.
Exemplos:
Com autor:
PALERMO, Alfredo. Vida universitária: a saga de uma faculdade. Comércio da França. França, 30 jun. 1991. Caderno D. p. 40.
Sem autor:
BIBLIOTECA climatiza seu acervo. O Globo. Rio de Janeiro. 4 mar. 1989. p. 11. 
 
*
*
Artigo de revista – Referencia-se da seguinte forma:
AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação (cidade), n.º do volume, n.º do fascículo,volume, páginas inicial-final, mês (abreviado), ano.
Exemplo:
CARDOSO, Adauto Lucio. Visões da natureza no processo de constituição do urbanismo moderno. Cadernos IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 119-150, jan./jul. 2000. 
*
*
Material on line
AUTOR. Denominação ou título e subtítulo (se houver) do serviço ou produto, indicação de responsabilidade, endereço eletrônico entre os sinais < > precedido da expressão – Disponível em: – e a data de acesso precedida da expressão – Acesso em:.
Exemplos: Material obtido ou consultado na WEB 
CARDOSO, Adauto Lúcio. Pesquisa municipalização das políticas habitacionais: uma avaliação da experiência recente. Disponível em: <http://www.ippur.ufrj.br/observa>. Acesso em: 19 jan. 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais