Buscar

Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Há várias maneiras de explicar um sistema de ensino.Quando nos referimos a esse sistema,podemos dizer e considerá-lo o conjunto de escolas das redes que juntas formam o sistema de ensino estadual,municipal e federal.Todas estão subsidiadas a seus governantes. 
Um sistema também pode ser entendido como um conjunto de elementos de unidades relacionadas que são coordenadas entre si num todo. Tem como característica tensões e conflitos entre os elementos integrantes, por constituírem um conjunto de aspectos materiais e não materiais, sendo que esses elementos não perdem sua individualidade apesar de se integrarem num todo entre si.
Há um conjunto de normas e de leis que regulam a organização e o funcionamento de escolas. Portanto ao se organizarem em um sistema, esses elementos e ideais passam a formar uma unidade, no caso, um sistema de ensino.
Esses elementos articulam-se com outros sistemas existentes na sociedade como, o político, o econômico, o cultural, o religioso e o jurídico.
Seguindo o argumento do Educador Dermeval Saviani é obrigatório concluir que no Brasil ainda não possui um sistema nacional de educação,embora as leis que regem o ensino no País façam referência a sistema de ensino.
Siavani destaca quatro hipóteses para explicar a ausência de um sistema de educação no Brasil.
A primeira é que a estrutura da sociedade dificulta uma práxis intencional coletiva.A segunda consiste em grupos de conflitos os quais dificultam a definição de objetivos,tais como os partidários da escola pública e o dos privatistas. A terceira é o problema do transplante cultural que seria a implantação da cultura de outros países. Sendo a última seria a insuficiência teórica de educadores.
Agora falando um pouco sobre o sistema de ensino de nosso município podemos afirmar que ele está estruturado basicamente no conjunto de leis e normas que regem as instituições educacionais e também é muito influenciado politicamente, socialmente, religiosamente e judicialmente.
Há um elemento muito importante que vale a pena destacar que foi a aprovação da lei estadual que aprovou a inserção de estagiárias do curso de pedagogia nas redes municipais de ensino. Elas acabam seno beneficiadas em sua formação e também contribuem muito para realização de um trabalho mais eficiente entre professores, coordenadores, direção e equipe gestora. Assim torna-se uma parceria agradável e de suma importância para ambos.
No que diz respeito ao ensino podemos desde já dizer que não temos muitas dificuldades, porém procuramos vencer os obstáculos que aparecem e buscamos fazer os melhor todos os dias para um bom funcionamento da instituição.
A instituição deve sim ser colocada em primeiro lugar, pois, assim conseguiremos um resultado satisfatório para todos envolvidos nesse trabalho que buscam de vencer as barreiras que nos serão apresentadas em nosso cotidiano. 
Os sistemas de ensino estão basicamente estruturados e buscamos sempre conseguir aprimorar sempre nossos conhecimentos para enfim ter um bom êxito a cada dia focando os alunos. 
Quanto a ausência de sistema Educacional de Ensino no Brasil,acredito que há uma falha muito grande na boa vontade dos governantes em articularem as esferas existentes. Eles perdem muito tempo com assuntos insignificantes e se esquecem que um boa educação é a base de tudo,sem ela é impossível obter um futuro brilhante.
Relativamente na prática um sistema deveria ser aquele que circula em todos os sistemas a fim de melhor administrar a instituição beneficiando sempre o cliente ( aluno).
Podemos concluir que vivemos num momento onde a definição de sistema se compõe por fatores políticos, religiosos, judiciários etc.
Portanto podemos ressaltar que todos tentam de maneiras diferenciadas promover uma harmonia entre ambos os sistemas.
A ausência de um sistema de ensino no Brasil deve-se a falta de comprometimento dos nossos governantes para com a nossa sociedade.
Podemos pensar como seria diferente se tivéssemos um sistema de ensino eficiente e competente para todos. Tudo iria fluir de maneira a buscar a uma melhor alternativa para se conseguir beneficiar mais o aprendizado dos nossos alunos. Mas enquanto isso não acontece, vamos buscar uma maneira mais eficaz e eficiente de fazer com que nossas crianças, alunos possam receber algo muito melhor de seus professores e superiores.
Bibliografia: 
Apostila José Carlos Libâneo
Apostila João Ferreira de Oliveira
Apostila Mirza Seabra Toschi

Outros materiais