SIMULADO LDB COM GABARITO (1)
8 pág.

SIMULADO LDB COM GABARITO (1)


DisciplinaPedagogia72.349 materiais554.359 seguidores
Pré-visualização3 páginas
CURSO PREPARATÓRIO PARA PROCESSO SELETIVO \u2013 PROFESSOR
Profª Sonia Gaino
SIMULADO \u2013 LDBEN \u2013 9394/96
Segundo a LDBEN 9.394/96, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
Considerando a legislação, é função do governo federal:
I. estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;
II. elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;
III. elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
IV. organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
São CORRETOS apenas os itens:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
2- O sistema federal de ensino compreende:
a) as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.
b) as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos federais de educação.
c) as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
d) as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal; as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.
3- De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN 9.394/96), são critérios da verificação do rendimento escolar:
I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
II. obrigatoriedade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e possibilidade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;
III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado e aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
A opção CORRETA é:
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens I e III estão corretos.
d) Apenas os itens II e III estão corretos.
4-  Mário Henrique, 16 anos, aluno da rede estadual de ensino, com excelente aproveitamento na 2ª série do Ensino Médio, pretende prestar vestibular no final do ano. Como ainda não concluiu o Ensino Médio, resolveu, aconselhado por seus amigos, fazer os exames da EJA. Mário Henrique pode concluir o Ensino Médio até o final do ano, fazendo os exames da Educação de Jovens e Adultos?
a) Não, porque Mário Henrique já completou 16 anos e está para concluir o Ensino Médio.
b) Não, porque, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 18 anos completos.
c) Sim, porque Mário Henrique, embora tenha 16 anos, comprova ter excelente aproveitamento no Ensino Médio.
d) Sim, pois, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 15 anos completos.
5- Do que trata o artigo 26-A, inserido na Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, através da lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e alterado pela redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008:
a) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância.
b) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
c) Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.
d) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso.
e) Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
6-   De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a educação escolar compõe-se de:
a) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
b)Educação Infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
c) Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.
d) Educação fundamental, educação média, educação superior.
e) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.
7) Conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), na Educação Infantil a
avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro:
A) Com aprovação e/ou reprovação para acesso ao Ensino Fundamental.
B) Promovendo ou reprovando a criança se o Regimento da Instituição de Educação Infantil determinar.
C) Reprovando a criança se seu desempenho for considerado insatisfatório.
D) Sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
8- Conforme o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação escolar deverá vincular-se:
A) À vida familiar e aos movimentos sociais.
B) À organização da sociedade e as manifestações culturais.
C) Às instituições de ensino e a organização da sociedade.
D) Ao mundo do trabalho e a prática social.
9- A valorização dos docentes é destacada no artigo 67 da LBD, assegurando, entre outras determinações para o sistema de ensino, que seja instituída a seguinte medida:
A) Salário-educação.
B) Piso salarial profissional.
C) Curso de educação à distância.
D) Incentivo ao estágio remunerado.
10- Ao trabalhar com a questão curricular, no momento do planejamento participativo em sua escola, a supervisora
Joana lembrou a todos a necessidade de se consultar à atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira \u2013 a Lei nº. 9394/96 - para poder nortear os discursos da reunião.
Após a distribuição da folha xerografada do Art. 26º., da LDB/96, ela pediu que as pessoas presentes o lessem, destacando o cerne do que competia aos currículos do ensino fundamental e médio. Ressaltaram que deveriam assegurar uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, bem como por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Quanto à parte diversificada do currículo, viram que o § 5º. afirma a necessidade de ser incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da...
A) da secretaria da escola, conforme a sua disponibilidade e interesse.
B) das parcerias que a escola puder fazer com os cursos de língua estrangeira.
C) das secretarias estaduais, através de suas normas e recomendações.
D) das disposições das secretarias municipais e dos níveis intermediários.
E) comunidade escolar,