Buscar

PERICIAS FLORESTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conceitue Laudo de Avaliação e Laudo Pericial.
Laudo de Avaliação: Análise técnica, realizada pelos assistentes técnicos, para identificar/ examinar o laudo pericial emitido pelo perito.
O laudo pericial: é o relato do técnico ou especialista designado para avaliar determinada situação que estava dentro de seus conhecimentos. São o parecer técnico resultante do trabalho realizado pelo Perito, via de regra escrito. Devem ser redigidos pelo próprio Perito, mesmo quando existem Assistentes Técnicos.
Qual a diferença entre Perito Oficial e Perito Judicial e Assistente Técnico?
Perito Oficial: tem a atribuição legal de assessorar a autoridade em matéria técnica; trata-se de funcionário de repartição oficial, cuja atribuição precípua é exatamente a prática pericial;
Perito judicial: é a pessoa que declara ante um tribunal e que detém a característica particular de possuir conhecimentos técnicos em determinada ciência, arte ou ofício, os quais lhe permite emitir opiniões sobre materiais relevantes para a resolução de um juízo. Perícia Judicial é uma diligência designada por um Juiz para que seja solucionada uma dúvida técnica.
Assistente técnico: também é perito, muitas vezes até mais qualificado que o perito oficial em relação à dimensão técnica em questão. O assistente técnico é o auxiliar da parte, aquele que tem por obrigação, concordar, criticar ou complementar o laudo do perito oficial, através de seu parecer, cabendo ao Juiz, pelo princípio do livre convencimento, analisar seus argumentos, podendo fundamentar sua decisão neste parecer.
Qual a função do Perito e do Assistente Técnico no processo de Pericias Rurais?
Ao ser indicado, a primeira função do Assistente Técnico é analisar o processo a fim de assessorar o Procurador do reclamado a elaborar os quesitos a respeito das questões que devem ser esclarecidas. Deve também, imediatamente, entrar em contato com o Perito do Juízo cientificando-o de sua indicação e colocando-se a disposição para o acompanhamento dos trabalhos periciais em data a ser previamente agendada.
Cite 4 funções especificas que devem ser desempenhadas pelo Assistente Técnico.
• Assegurar que as apurações fáticas sejam feitas criteriosamente, sem distorções de qualquer natureza;
• Assegurar que as avaliações técnicas sigam, rigorosamente, as normas vigentes;
• Impedir abusos por parte de qualquer um dos participantes;
• Facilitar o trabalho do Perito do Juízo no tocante a obtenção de documentos, ao acesso aos locais a serem periciados e ao que mais for necessário.
Quais as responsabilidades que um Perito Judicial deve assumir em um processo Pericial em âmbito rural?
COMUNICAR AO órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
Quais as etapas da atividade pericial em âmbito rural? Descreva uma delas.
Analisar determinada atividade, de acordo com o licenciamento ambiental vigente e dentro disso avaliar a propriedade de acordo com os processos administrativos já estabelecidos, um deles seria o alvará de autorização, ou seja, totalmente a critério da conveniência e oportunidade da administração pública.
Quem pode ser perito judicial em âmbito rural e quais as maneiras legais para se conseguir o titulo de Perito Judicial.
Podem exercer esta atividade funcionários públicos, aposentados, recém-formados, profissionais liberais e colaboradores de empresas normais (arquitetos, médicos, engenheiro ambiental, administrador, etc.). O perito judicial atua nas varas da Justiça Federal, Estadual e na Justiça do Trabalho.
Entre os maneiras de Exclusão de um Perito Judicial de um processo estão: A Recusa e a Excusa, explique cada uma delas.
Recusa: Caracteriza-se pela soma de razões ou de motivos alegados por alguém com a finalidade de desobrigar-se do encargo (ou obrigação) que lhe foi atribuído. 
Escusa: caracteriza-se pela nomeação de outro profissional em lugar de um para realizar o que a este tivesse sido atribuído. A substituição efetua-se após aceita a escusa ou a recusa do perito nomeado.

Outros materiais