Buscar

FINANCIAMENTO E CRÉDITO BANCÁRIO AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0443_AV_200702038264 » FINANCIAMENTO E CRÉDITO BANCÁRIO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	JOSE AFONSO DE Q CABRAL NUNES DE ALMEIDA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 14/03/2016 10:22:15
	
	 1a Questão (Ref.: 200702770885)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Com base nos conceitos sobre RISCO DE CRÉDITO, o crédito concedido a um cliente que está utilizando 70% do seu limite de crédito está relacionado com RISCO ou INCERTEZA para a instituição financeira? Fundamente sua resposta.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Para a instituição financeira trata-se de um RISCO, que ocorre quando as probabilidades de um evento acontecer são conhecidas, pois existem dados históricos e estatísticos a respeito do cliente. A decisão é tomada a partir de estimativas aceitáveis. Seria uma INCERTEZA se a instituição financeira não tivesse dados suficientes do cliente para que fossem calculadas as probabilidades de um evento acontecer. A decisão é tomada de forma subjetiva, o que não é o caso. O BANCO SEMPRE TRABALHARÁ COM O RISCO E JAMAIS COM A INCERTEZA.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200702773862)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais são as vantagens de ser fixado um LIMITE DE CRÉDITO para o cliente? Será que o banco consegue flexibilizar esse limite? Em que condições?
		
	
Resposta: O estabelecimento de limite de crédito agiliza a concessão e contratação do crédito soliciticado plo cliente. Isso é muito objetivo quando pensamos no limite de crédito do chque especial. O cliente pode utilizar esss recursos na medida do seu interesse sem precisar formalizar um contrato especifico. Ess mecanismo do cheque especial foi instituido no mercado financeiro brasileiro pelo Banco do Brasil. A flexibilização dos limites estabelecidos anteriormente pode ocorrer mas deverpa ser adequada,emte justificativa. Sempre existe possibilidade de um cliente oferecer uma garantia adicional para a instituição ou o valor de uma aplicação que ainda esteja em periodo de carência.
	
Gabarito: O estabelecimento do LIMITE DE CRÉDITO agiliza a concessão e contratação do crédito solicitado pelo cliente. Isso é muito objetivo quando pensamos no limite de crédito do cheque especial. O cliente pode utilizar esses recursos na medida do seu interesse sem precisar formalizar um contrato específico. Esse mecanismo do cheque especial foi instituído no mercado financeiro brasileiro pelo Banco do Brasil e é exatamente por isso que o Dicionário Aurélio faz referência ao CHEQUE OURO como o nome dado ao cheque especial de forma similar a que chamamos de xerox às fotocópias, havaianas aos chinelos de dedo e gilete à lâmina de barbear. A FLEXIBILIZAÇÃO DOS LIMITES estabelecidos anteriormente pode ocorrer mas deverá ser adequadamente justificada. Sempre existe a possibilidade de um cliente oferecer uma garantia adicional para a instituição ou o valor de uma aplicação que ainda esteja em período de carência (uma capitalização recém contratada). Naturalmente que a justificativa deverá proporcionar tranquilidade para que a ampliação do limite (flexibilização do crédito estabelecido) seja possível.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200702746161)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O crédito facilita diversas etapas de sua atividade: custeio, investimento, comercialização. No Brasil tem tomado dimensões extraordinárias em função da pesquisa específica desenvolvida nas últimas décadas e que aumentou a produtividade do Setor. Essa é a abrangência do crédito no SETOR ___________. Complete a lacuna com a alternativa correta.
		
	
	INDÚSTRIA
	
	SERVIÇOS
	
	COMÉRCIO
	
	BANCÁRIO
	 
	AGRONEGÓCIO
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200702748562)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As instituições financeiras devem, inclusive por determinação do Banco Central do Brasil, preocupar-se em não permitir que suas carteiras de crédito fiquem muito concentradas num determinado segmento de atividade econômica, numa região geográfica, num produto específico e/ou num mesmo grupo empresarial. Marque a ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA a que se refere o RISCO DE CRÉDITO apresentado.
		
	 
	RISCO DE CONCENTRAÇÃO DO CRÉDITO
	 
	RISCO DO CLIENTE
	
	RISCO DAS GARANTIAS DO CRÉDITO
	
	RISCO DE ADMINISTRAÇÃO DO CRÉDITO
	
	RISCO DA OPERAÇÃO DE CRÉDITO
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200702064224)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao ¿C¿ de Caráter na concessão de crédito é correto afirmar:
		
	
	a existência de informações restritivas é suficiente para recusar o crédito;
	 
	uma boa condição financeira significa que o cliente honrará seus compromissos;
	
	os dados históricos não devem influenciar na avaliação do cliente.
	 
	o correto preenchimento da ficha cadastral é aspecto relevante ;
	
	o caráter pode ser influenciado por limites de crédito disponibilizados ao cliente;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200702781856)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A concessão de alçadas não é um processo estático, mas dinâmico. Ou seja, pode e deve ser revista periodicamente, considerando as mudanças estabelecidas para se atingir os objetivos propostos. Dentre os vários fatores que influenciam na determinação das alçadas marque a ÚNICA alternativa INCORRETA (FALSA):
		
	 
	Porte da agência - Os diversos tipos e portes de agências não influenciam na alçada que será concedida. Isso porque o gerente de uma pequena agência tem a mesma responsabilidade que tem o gerente de uma grande agência.
	
	Produto - Determinados produtos só podem ser oferecidos a certas empresas, estando sujeitos a regras próprias. Essas particularidades restringem as alçadas e o poder de decisão dos gerentes.
	
	Estrutura organizacional - Os diversos níveis hierárquicos da organização, seus órgãos colegiados e o nível técnico de seu pessoal irão interferir no estabelecimento dos valores máximos de alçada.
	 
	Garantias - Podem ser definidas alçadas em função da garantia que será oferecida.
	
	Prazos - Uma operação de curto prazo não tem o mesmo risco de uma de longo prazo. Dessa forma, a alçada concedida pode ser diferente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200702787688)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual é a ÚNICA pergunta que a Análise Econômico-Financeira não irá responder sobre o cliente empresarial?
		
	
	Está mais endividada a curto ou a longo prazo?
	
	Como se constitui seu endividamento?
	 
	A empresa pertence a um setor em franca expansão?
	
	A empresa tem capacidade de gerar caixa e cumprir suas obrigações financeiras?
	 
	Seus acionistas estão obtendo o retorno esperado de seus capitais?
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200702668611)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O estabelecimento do limite de crédito deverá ser acompanhado da indicação de quais linhas serão operadas pelo cliente. A agência bancária detentora da ficha cadastral e conhecedora do cliente deverá sugerir quais são as linhas de crédito apropriadas ao negócio da empresa. Qual linha de crédito deverá ser sugerida para que uma empresa agropecuária realize a construção de silos para armazenagem de grãos produzidos nas fazendas da empresa?
		
	 
	AGROPECUÁRIA
	
	CAPITAL DE GIRO
	 
	COMÉRCIO EXTERIOR
	
	HABITAÇÃO
	
	INVESTIMENTOS
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200702668667)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Everton dos Santos assinou com o banco um contrato de financiamento imobiliário. Sabe-se que o instrumento de crédito deverá refletir tudo aquilo que foi negociado entre o banco e Everton, incluindo, principalmente, cláusulas que materializam as condições do negócio, tais como: valor, prazo, taxas, garantias e forma de pagamento. Também está previsto que o financiamento imobiliário concedido com alienação fiduciária em garantia do financiamento permitirá a eventual emissão de uma CCI - Cédula de Crédito Imobiliário (a cessão do crédito decorrentedo financiamento e a securitização são contratos coligados). Sobre a CCI, que é um TÍTULO DE CRÉDITO, existe uma característica FALSA entre as relacionadas abaixo. Assinale-a.
		
	
	Emitida pelo devedor
	
	Não exige testemunhas
	
	Trata-se de uma Cédula de Crédito porque tem garantia real. Seria uma Nota de Crédito se não tivesse garantia real.
	
	Ato jurídico unilateral
	 
	CCI, como todo título de crédito, não admite AVAL
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200702809269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	LINHAS DE CRÉDITO são limites de crédito (empréstimos) concedidos a pessoas físicas ou jurídicas, oferecidas por instituições bancárias ou financeiras. Entre as opções abaixo marque a ÚNICA que representa uma linha de crédito que pode ser concedida para PESSOA FÍSICA:
		
	
	VENDOR FINANCE
	
	ACC Antecipação de Contrato de Câmbio
	
	Repasses do BNDES
	
	HOT MONEY
	 
	CHEQUE ESPECIAL

Outros materiais