Buscar

CULTURA RELIGIOSA G1-GABARITO ABAIXO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.  Questão de múltipla escolha. O assunto da questão envolve a razão e propósito do estudo da disciplina de Cultura Religiosa. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as alternativas que sejam VERDADEIRAS.
Peso: 1.0
     a)( ) O estudo das religiões em nada ajuda na compreensão mais ampla de elementos e aspectos na política internacional, exemplificada por conflitos e atentados que atingem diferentes nações. Registros históricos atuais demonstram que estas questões estão totalmente desvinculadas da religiosidade.
     b)( ) O movimento religioso foi e é um dos grandes ícones de discussões entre sociedades. Tempos atrás, pensadores como Marx e Freud criticaram severamente os movimentos religiosos, pregando a liberdade de pensamentos sem a influência de fatores externos, entre eles a religião, que, no entendimento desses pensadores, alienam as pessoas da realidade.
     c)( ) O estudo acadêmico do fenômeno religioso e das religiões sempre será perigoso e nocivo para o desenvolvimento mental e intelectual dos indivíduos. Pelo fato da religião trabalhar com verdades absolutas ela tem um caráter alienante, o que impossibilita reflexões sobre questões existenciais. Como diria Nietzsche: “só mentes primitivas e atrasadas se preocupam com questões religiosas, pois elas cauterizam a lógica e a razão”.
     d)( ) A aniquilação total da espiritualidade e do fenômeno religioso é um fato consumado, em razão da visão materialista e racional do ser humano moderno. Estudar a cultura religiosa mundial serve somente para se compreender o passado, sendo inútil para a análise do presente e para a construção do futuro, que caminha para a eliminação total da influência ético-religiosa de suas ações e decisões.
     e)( ) O estudo da cultura religiosa pode capacitar o acadêmico a melhor compreender o mundo multirreligioso e suas influências. A Universidade precisa se tornar um lugar de trocas e aprofundamento das ideias com vistas à compreensão do ser humano em um contexto de pluralidade religiosa, espiritual e ético-moral.
2
2. Questão objetiva. Ao longo da história sempre houve a presença e mescla de religião e política. O fundamentalismo de qualquer espécie e em qualquer área sempre gera polêmica e constrangimentos, especialmente quando a religião está envolvida. Este é o foco desta questão, envolvendo a religião e sua relação com ideias e correntes políticas. Analise as afirmativas abaixo e assinale a única  alternativa cujo enunciado seja FALSO.
Peso: 1.0
    a)( ) O termo fundamentalismo tem perpassado a reflexão de distintos pensadores nas últimas décadas. Sua utilização tem servido para justificar atitudes religiosas fanáticas, um retorno à sociedade pré-moderna ou mesmo práticas violentas. É imprescindível que esse termo seja usado no plural, porque existem diferentes fundamentalismos. Sua origem histórica encontra-se no universo religioso, entretanto, a sua abrangência na sociedade atual ultrapassa esse universo e ocupa o espaço da política e da economia, carregando consigo um traço claramente ideológico.
    b)( ) Antes do aparecimento de Maomé, no aspecto político, os árabes se organizavam de forma descentralizada. Divididos, os árabes nunca consolidaram um tipo de instituição política unitária. Muitas tribos guerreavam entre si. Essa mesma falta de unidade também se manifestava no campo religioso, na idolatria a diferentes deuses. A proposta religiosa de Maomé alcançou uma unidade político/religiosa relativa. Depois de sua morte a frágil unidade política foi quebrada e fragmentada, fazendo surgir as duas correntes, sunitas e xiitas, que interpretam e exercem o governo político/religioso nos diferentes países árabes.
    c)( ) Segundo o entendimento consensual de pensadores ligados à teologia, o fundamentalismo representa a atitude daquele que confere um caráter liberal e aberto ao diálogo sobre o seu ponto de vista. Nesta perspectiva, pode ser compreendida como fundamentalista a pessoa ou grupo religioso que não se fecha em sua própria concepção da verdade, abrindo-se para o diálogo e novas construções de identidade. Jamais desejará impor sua maneira de compreender “a verdade” aos seus interlocutores, sendo um defensor da tolerância religiosa.
    d)( ) Durante a Idade Média a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder. Possuía muitas terras e riquezas, que lhe emprestava grande poder econômico; influenciava nas decisões políticas dos reinos, que lhe dava um vasto poder político; interferia na elaboração das leis, que lhe dava poder jurídico e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade, ou seja, um enorme poder social. Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas, verdades incontestáveis. Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos.
    e)( ) O culto ao imperador era bastante comum nas sociedades antigas. Em Roma, a expressão: “Ave César”, habitualmente utilizada para saudar o “divino Augusto” retratava o endeusamento dos imperadores. No Japão, o imperador é filho dos deuses e imbuído de poderes temporais e sobrenaturais. Este culto ao imperador possibilita a compreensão dos acontecimentos que envolvem os pilotos “suicidas” da Segunda Guerra Mundial, que deram sua vida pelo imperador e pela pátria.
3
3. (Questão de escolha múltipla) A questão trata dos processos históricos de formação das religiões estudadas nos primeiros seis capítulos. Após a análise,  assinale as alternativas cujos enunciados sejam FALSOS na sua construção e/ou proposição. 
Peso: 1.0
     a)( ) Não é fácil o estabelecimento de um marco específico ou data de início da religião hinduísta. Porém, sabe-se que no seu período inicial, chamado de período védico, os cultos eram influenciados por concepções indo-europeias, no qual o sacrifício e oferendas aos deuses era prática comum do culto ariano.
     b)( ) A história de criação do Budismo está intimamente ligada à vida do príncipe Siddartha Gautama. Após atingir o estado de iluminação e se tornar um “buda”, Siddartha vai a Benares, grande centro religioso da época, e faz a sua primeira pregação. Ali desencadeia o que foi chamado de rodas de instrução, já conquistando seus primeiros seguidores.
     c)( ) O Taoísmo surgiu no Oriente como filosofia de apoio ao Confucionismo, ambos ensinando a necessidade de ampliar os conhecimentos e a racionalidade dos indivíduos para torná-los mais felizes e sábios. Lao- Tsé tornou-se, portanto, o principal auxiliar de Confúcio na China.
     d)( ) O Xintoísmo, fundado por Kami-no-michi, nome que também foi dado ao livro sagrado, é uma religião que tem ligações profundas com a cultura chinesa. Porém, após a invasão japonesa a este país ao final do séc XVIII, o Xintoísmo começou a ser esquecido e hoje está quase extinto.
     e)( ) O Judaísmo é uma religião totalmente ligada à história da nação que se apresenta como o povo escolhido de Deus. Desde Abraão, passando por diferentes lideranças e estruturas governamentais, até o reconhecimento mundial de 1948 que criou o Estado de Israel, o Judaísmo se sustenta sobre essa identidade.
4
4. Questão de escolha múltipla. Normalmente, religião se constrói em torno de algumas verdades, que passam a ser o corpo doutrinário da religião, que precisa ser crido, seguido e observado pelos fiéis.  Analise as frases abaixo e depois assinale as afirmativas que sejam VERDADEIRAS nos seus enunciados. 
Peso: 1.0
     a)( ) O grande conceito doutrinário no Taoísmo é o Tao, que significa caminho. Este caminho pode dizer respeito tanto à realidade última, incompreensível ao ser humano, como pode referir-se ao caminho do universo, como o princípio ordenador por trás de toda a vida, ou ainda como caminho da vida humana, que se harmoniza com o Tao do universo.
     b)( ) No Judaísmo quem ocupa papel central na religiosidade são os governantes políticos, pelo fato de toda vida e existência dependerem deles. Tudo que acontece
de bom vem deles. Desta forma, a vida religiosa, a vida social e o comportamento ético se fundem na vida dos fiéis judeus, porque tudo afinal pertence e está sujeito à Lei de Moisés, seu rei maior.
     c)( ) Algumas religiões orientais, como o Xintoísmo e o Confucionismo, ficaram conhecidas por não estabelecerem qualquer forma de doutrina, ensino ou dogma aos seus fiéis. O corpo doutrinário dessas religiões pode e deve ser construído por cada seguidor, a partir daquilo que ele considera certo ou errado e das visões espirituais que cada fiel recebe diretamente de deus.
     d)( ) Há dois conceitos básicos que fundamentam a crença e o viver dos fiéis budistas: o prazer como princípio básico da vida e o sofrer como realidade inexorável. A vivência dessa dialética é necessária para a evolução do espírito, que precisa satisfazer os seus desejos mais íntimos e afastar o sofrimento, que é o grande empecilho para uma vida mais feliz e plena de sentido.
     e)( ) A palavra árabe islam significa submissão, entrega e obediência voluntária. É pertinente ao seu conteúdo que o ser humano deva entregar-se a Deus e submeter-se a Sua vontade em todas as áreas da vida. Por isso que o Islamismo caracteriza-se como uma religião de fé e um sistema de vida que se complementam.
5
5. Questão de múltipla escolha.  A questão trata da pessoa de Jesus e a visão que diferentes grupos religiosos têm sobre ele.  Analise com calma as afirmativas abaixo e depois assinale as alternativas cujos enunciados sejam FALSOS.
Peso: 1.0
     a)( ) Se é verdade que a pessoa de Jesus ocupa papel de destaque no cristianismo, sendo o centro da mensagem cristã, também é verdade que outros grupos religiosos, como o Hinduísmo, têm essa mesma visão. Por isso o veem igualmente como Deus e Salvador da humanidade.
     b)( ) Jesus é um personagem destacado inclusive fora do ambiente religioso e eclesiástico, sendo tematizado em contextos seculares e profanos. Aparece constantemente como capa de revistas semanais, além de ser tratado em diversos livros como, por exemplo, “Jesus, o maior psicólogo que já existiu” ou “Jesus, o maior líder que já existiu”.
     c)( ) No Brasil, um país marcado pela presença de práticas religiosas sincretistas, diversas religiões dão a pessoa de Jesus um lugar diverso em seu universo de crenças, atribuindo-lhe diferentes graus de pessoalidade e divindade.
     d)( ) O Islamismo, embora reconheça ser Jesus um grande profeta, não lhe atribui características divinas e de salvador da humanidade, atributos encontrados apenas em Alá, único a ser crido e adorado pelo ser humano.
     e)( ) Já a visão judaica, dentre as religiões monoteístas, é aquela que coloca Jesus numa condição de grande valor, vendo nele o Messias prometido e enviado por Deus para reconciliar o ser humano com Deus.
6
6. Questão objetiva. O destaque da questão está relacionado com as diferentes percepções e práticas religiosas identificadas no seio das religiões.   Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale a opção que representa o conjunto das afirmações corretas.
1) A análise dos diferentes grupos religiosos permite a percepção de um processo quase natural de criação de ramificações, denominadas de escolas, correntes ou tendências, que acabam sendo divergentes em algumas interpretações e práticas religiosas.
2) Um exemplo de divergência entre tendências religiosas ocorre com os xiitas e sunitas, surgidas logo após a morte de Maomé e que dizem respeito à sucessão da liderança religiosa do Islã.
3) A diversidade de entendimentos no judaísmo, por exemplo, identifica diferentes correntes religiosas, que divergem entre si sobre a importância da tradição e da teologia judaica.
4) Para as correntes hinduístas, antigas e atuais, pode haver diferentes caminhos para a libertação do ser humano, sendo elas as vias do reconhecimento, do arrependimento e do perdão dos pecados.
 
Peso: 1.0
    a)( ) As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras e as afirmativas 2 e 4 são falsas.
    b)( ) A afirmativa 1 é verdadeira e as afirmativas 2, 3 e 4 são falsas.
    c)( ) As afirmativas 2 e 3 são verdadeiras e as afirmativas 1 e 4 são falsas.
    d)( ) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras e apenas a afirmativa 4 é falsa.
    e)( ) As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras e as afirmativas 1 e 2 são falsas.
7
7. Questão de múltipla escolha. Cada religião tem seus princípios básicos que orientam a vida, comportamento e ações dos seus seguidores. Examine as afirmativas abaixo e assinale aquelas que são VERDADEIRAS em seu enunciado.
Peso: 1.0
     a)( ) As religiões orientais nutrem um profundo respeito pelos idosos, considerados importantes para as gerações mais novas por causa do compartilhamento de suas vivências e experiências, além de serem responsáveis por transmitirem as tradições culturais. Ser velho, para os orientais não é um peso, mas uma bênção.
     b)( ) Na religião islâmica a vida de um discípulo fiel precisa ficar marcada pela observância severa de alguns preceitos rituais, chamados de cinco pilares da fé, apontados por Maomé como compromissos religiosos. São esses cinco pilares que aproximam o seguidor do seu Deus e da vida religiosa.
     c)( ) A esperança messiânica tem para os judeus, cristãos e muçulmanos uma única e mesma expectativa, ao identificar em Jesus Cristo o Messias prometido, que veio resgatar a culpa humana e reconciliar o ser humano com Deus, conforme a crença e ensino desses três grupos religiosos.
     d)( ) A transmigração das almas é uma doutrina de origem cristã que ensina ser possível uma mesma alma que habitou no império dos mortos, voltar a animar outros corpos até a sua purificação. O Espiritismo que também crê na reencarnação, tem um entendimento similar: a alma pode regredir ou progredir durante o seu desenvolvimento espiritual, até atingir a purificação.
     e)( ) O Budismo teve seu início com o advento terreno de quatro avatares, conhecidos no Cristianismo como os quatro cavaleiros do apocalipse, ou seja, a velhice, a pobreza, a doença e a morte. A encarnação destes quatro elementos/avatares na vida de Siddartha é que o transformaram também num ser divino.
8
8. Questão objetiva. Esta questão tem como pano de fundo a educação e seus elementos presentes em diferentes propostas religiosas. Examine cada afirmativa e depois assinale a única alternativa cujo enunciado seja FALSO.  
Peso: 1.0
    a)( ) O Taoísmo ensina aos seguidores o abandono dos prazeres mundanos, honras e glórias pessoais, sugerindo, na prática, que a pessoa se dê por satisfeita e feliz com aquilo que tem e deixe de lado o esforço desmedido para ser a melhor e maior, algo, teoricamente, inalcançável. O seu ensinamento é simples e ensina o desapego ao luxo e o amor pelo ser humano e a natureza, mais preocupado com o ser do que com o ter.
    b)( ) A prática da educação no judaísmo visa ao desenvolvimento do ser humano, emocional, comportamental e moralmente, e propõe uma prática voltada a todas as atitudes do indivíduo, no seu dia a dia, desde as mais simples até aquelas consideradas mais complexas e difíceis de lidar. Um sinal característico da vida judaica era o entusiasmo pela educação. O estudo da Torah era um índice de piedade e o judeu devoto dedicava muito tempo ao seu estudo.
    c)( ) De acordo com o capítulo que trata do Hinduísmo, entre as doutrinas por ele professadas chama a atenção o fato de que Brahma, o Criador de todas as coisas, tem os deuses Shiva e Vishnu como seus subordinados, cuja tarefa é julgar os espíritos desencarnados, prescrevendo a casta em que os mesmos reencarnarão. Ressalta ainda que a vida do ser humano, ao longo de sua existência, segue quatro estágios, sendo que o primeiro deles tem lugar quando da primeira encarnação, que acontece obrigatoriamente num animal.
    d)( ) O Confucionismo caracteriza-se pela total falta de preocupação com os aspectos relacionados à educação. O próprio Confúcio caracterizou-se muito mais como administrador pragmático,
que defendia a ideia de que o povo deve ser submisso às ordens do estado, pois não acreditava na capacidade das pessoas mais simples alcançarem algum progresso intelectual e moral, motivo pelo qual não via a educação como elemento de transformação da sociedade.
    e)( ) Entre as correntes budistas mais populares no Ocidente encontram-se os ensinamentos de Meher Baba, que prega o amor livre, a sexualidade sem compromisso e a liberação das energias reprimidas e do Budismo Mahayana, onde a sabedoria e o conhecimento são as grandes metas a serem alcançadas pelos adeptos, suplantando qualquer outra virtude humana.
9
9. Questão de múltipla escolha. Os diferentes grupos religiosos apresentam entendimentos diversos sobre os fundamentos da vida religiosa propostos aos seguidores.  Leia com atenção os enunciados abaixo, e depois assinale as alternativas que apresentem princípios verdadeiros.  
Peso: 1.0
     a)( ) O estudo do CONFUCIONISMO aponta claramente para uma ausência de princípios religiosos no desenvolvimento cultural e vida religiosa do povo chinês, pois Confúcio estava mais preocupado com o governo e a política da China, propondo o princípio do poder e o exercício do controle e repressão dos governantes sobre o povo.
     b)( ) A religião XINTOÍSTA se confunde com a história e cultura do povo japonês. O estudo da religião oferece uma visão de força, seriedade, devoção e respeito que o povo tem para com as suas instituições fundamentais. O Xintoísmo primitivo via o Japão como a terra dos deuses, o que explica o caráter nacionalista da religião.
     c)( ) O TAOÍSMO, ao defender o princípio da anarquia de todos os poderes, a luta aberta contra a passividade humana e o domínio e uso da natureza por meio do conhecimento científico e tecnológico, está propondo a relação harmoniosa do ser humano com o divino, a natureza e as pessoas.
     d)( ) Segundo o BUDISMO, Siddartha Gautama proferiu o conhecido Sermão da Montanha, que se encontra no Evangelho de Mateus, cujo conteúdo apresenta os cinco caminhos para se tornar um Buda e que o medo de morrer é que causa a existência continuada e a necessidade do eterno renascimento.
     e)( ) Para os adeptos do ISLAMISMO a submissão a Alá é condição fundamental da religião, sendo Alá um Deus que dirige, auxilia, perdoa e julga os seres humanos. Também o JUDAÍSMO tem no seu Deus, Elohim, um Deus de caráter pessoal, que se preocupa com o mundo e interage com o povo judeu ao longo de sua história.
10
10. Questão de múltipla escolha. A questão trata de temas diversos. Assinale as alternativas que são VERDADEIRAS nos seus enunciados.
Peso: 1.0
     a)( ) Um dos fatos mais importantes da religião hinduísta ocorreu em 1947. Sob a liderança de Mahatma Ghandi, a Constituição da Índia decretou uma lei que conseguiu erradicar, tanto na teoria quanto na prática, o antigo sistema de castas hindu, tornando a Índia um modelo mundial de igualdade social e religiosa, que persiste até os dias de hoje. Desde essa data, não há qualquer forma de hierarquia espiritual na Índia.
     b)( ) O decreto da ONU em 1948, após a perseguição nazista sofrida pelos judeus na Segunda Grande Guerra, criou o Estado de Israel, possibilitando a muitos judeus a volta a sua pátria depois de tantos anos de perseguição. Esse ato político, porém, criou um efeito colateral, que é a zona constante de conflito dos judeus com o povo palestino, expropriado de suas terras.
     c)( ) As grandes religiões possuem festas, ritos e locais sagrados que unem e congregam seus adeptos na dimensão coletiva da fé. Ramadã, Jihad, Hégira, Meca e Medina são conceitos e locais sagrados para a religião Islâmica. Já Yom Kippur, Shabat, Torah, Jerusalém o são para a religião Judaica. Também o Cristianismo possui festas comuns, como Natal, Páscoa, Pentecostes.
     d)( ) Diferentemente de tantos países europeus, cujos governos são norteados pelo princípio de laicidade do Estado, O Brasil permanece sendo um Estado religioso. Nesse sentido, em nosso país ainda não foi possível sentir pressões ou mesmo leis que exigem a supressão de símbolos religiosos em recintos e instituições públicas, como já aconteceu, por exemplo, na França.
     e)( ) O movimento conhecido por Intifada Islâmica, inaugurado com os atentados terroristas contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, permitiram ao Islã a tão sonhada “unidade muçulmana”, na qual as diferentes correntes e tendências da religião abriram mão de suas diferenças e formaram um único e coeso grupo, chamado de “Sufismo Islâmico”.
11
11. Questão de escolha múltipla. A questão trata de líderes e personagens das religiões estudadas nos capítulos iniciais do livro texto. Após a análise cuidadosa, assinale as alternativas cujos enunciados sejam VERDADEIROS.
Peso: 1.0
     a)( ) Osho e Meher Baba foram gurus (mestres religiosos) que conquistaram ,adeptos às suas seitas no Ocidente, apresentando um modo de vida baseado na doutrina e princípios do Hinduísmo, como o amor livre ou puro e desinteressado para alcançar a libertação.
     b)( ) Vishnu e Shiva formam o famoso casal de deuses oriundos da casta dos párias. São chamados também de intocáveis, pelo fato de terem atingido tamanho grau de pureza e elevação espiritual, que ninguém é digno de tocar em suas imagens.
     c)( ) Diferentemente de Confúcio, seu contemporâneo, que se preocupava com a educação do povo pelo conhecimento, Lao-Tsé preferia que as pessoas permanecessem ingenuas e simples como crianças, pacíficas e desapegadas do desejo de guerras e conquistas sobre outros povos.
     d)( ) Davi e Salomão, reis de Israel, afastados dos mandamentos de Jeová, exerceram governos efêmeros e extremamente perversos e prejudiciais ao desenvolvimento na nação israelita. Nos seus governos Israel sofreu duras derrotas e seus habitantes tornaram-se cativos da Assíria e da Babilônia.
     e)( ) Siddartha Gautama, o fundador do Budismo, foi um príncipe que não concordou com o poder salvador dos Vedas, nem tampouco com os rituais e com a ascendência dos sacerdotes nas questões religiosas. Pode-se dizer, por isso, que o Budismo acaba sendo uma dissidência do Hinduísmo.
12
12. Questão objetiva. Baseado no estudo dos primeiros capítulos, assinale a única afirmativa que apresenta uma correta interpretação conclusiva da primeira unidade da disciplina. A resposta não é de caráter subjetivo ou pessoal, mas implica numa correta compreensão do cenário religioso apresentado na primeira unidade de ensino.
Peso: 1.0
    a)( ) Percebe-se claramente, por uma análise crítico-histórica, que a influência das religiões é mínima na construção das diversas civilizações e culturas humanas, sendo que o desaparecimento do fenômeno religioso está fadado a acontecer nos próximos vinte anos, em função da visão materialista e racional do ser humano moderno.
    b)( ) A maior preocupação das inúmeras religiões que foram sendo criadas ao longo da história é a de aplacar as necessidades físicas e materiais dos seres humanos, oferecendo aos seus fiéis uma condição sócio-econômica mais rica, confortável e repleta de prazeres terrenos.
    c)( ) A falta de conhecimento, a ignorância, a ingenuidade e o desequilíbrio psico-emocional podem ser considerados os únicos fatores que levam os indivíduos a desenvolverem a fé numa idéia transcendente e espiritual, até porque apenas os humildes, pobres e desvalidos apegam-se à dimensão religiosa e filiam-se à religiões.
    d)( ) A história da humanidade é permeada por inúmeros acontecimentos de cunho religioso, que determinaram e continuam determinando a vida de muitos indivíduos, povos e civilizações. O cenário da primeira unidade indica que a religiosidade continuará ocupando espaço na vida e cultura humanas ainda por muito tempo.
    e)( ) Grandes e renomados artistas da Renascença como Rafael, Michelângelo e Leonardo da Vinci, se negaram a produzir obras de arte que tivessem qualquer tipo de vínculo com a temática religiosa, por serem declaradamente
ateus.
GABARITO:
 1-B,E. 2-C. 3-C,D. 4-A,E. 5-A,E. 6-D. 7-A,B. 8-E. 9-B,E. 10-B,C. 11-A,C. 12-D.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais