Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE R. H. ATIV. 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE 1
		A Área de RH é uma atividade meio e não uma atividade fim. Ou seja, cria condições para que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade. Por quê ?
		
	
	
	
	
	Porque atende clientes internos e externos.
	
	
	Porque tem dificuldade em estabelecer metas e objetivos.
	
	
	Porque seus processos são complexos e mudam frequentemente.
	
	
	Porque lida com verbas de todas as áreas da empresa.
	
	 
	Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas.
		Com início da década de 1990, a Era da Informação tem como principal característica as mudanças, que se tornaram mais rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nesta Era, as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e oportunidades dos novos tempos. Os processos organizacionais e aspectos dinâmicos tornam-se mais importantes que os Órgãos - aspectos estáticos. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta.
		
	
	
	
	
	As organizações conservadoras e seus processos e padrões de sustentabilidade priorizam a antiga cultura industrial e desta forma se mantêm competitivas por meio de seus valores e métodos na administração de recursos humanos.
	
	
	As organizações modernas estão cada vez mais investindo em tecnologia como saída para o fator competitivo. A busca de novos mercados leva as organizações a estabelecer como prioridades ferramentas tecnológicas, a administração de seus investimentos, bem como o corte de custo com pessoal.
	
	 
	As organizações, aos poucos, deixam de privilegiar as tradições antigas, a manutenção do status e o conservacionismo, para dar lugar a inovação e mudança de hábitos e da maneira de pensar e agir. A ARH e seu departamento de RH focaram em visualizar as pessoas como seu principal fator competitivo.
	
	
	A ARH privilegiou a Gestão de processos relacionados com a produção rápida e segura, para atender melhor e sobrepujar a concorrência com um atendimento mais eficaz.
	
	
	A cultura organizacional passou a receber forte impacto do mundo exterior e por este motivo as organizações passaram a privilegiar apenas as pessoas que dominam as tecnologias mais recentes. As organizações, como fator competitivo, procuram e valorizam apenas os profissionais que possam executar várias tarefas simultaneamente por meio de ferramentas tecnológicas de última geração.
		Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
		
	
	
	
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.
	
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociais diferenciados.
	
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
		Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações. As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado
		
	
	
	
	
	adote uma concepção racionalista de seu desempenho, com foco nas atividades técnicas e operacionais;
	
	 
	tenha uma visão focada essencialmente nas suas atividades atuais, visando ao seu desempenho individual;
	
	
	desempenhe suas atividades com base nos princípios da divisão do trabalho e da unidade de comando;
	
	
	tenha foco no presente e nos objetivos de curto prazo, centralizando suas ações no âmbito da empresa;
	
	 
	amplie a sua visão, focando na carreira e nos cargos que poderão ser ocupados por ele a médio e a longo prazos;
		Pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. Para tal, ela desenvolve uma série de atividades na organização. Assinale a única alternativa que contempla as principais atividades da ARH, conforme visto em aula:
		
	
	
	
	
	A ARH trabalha exclusivamente com recrutamento e seleção.
	
	 
	A ARH atua com recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, manutenção, controle e desenvolvimento organizacional.
	
	
	A ARH tem seu foco na iniciação, execução e encerramento de processos.
	
	
	A ARH tem o foco na fusão e aquisição de novas empresas.
	
	
	A ARH direciona suas atividades para treinamento e aquisição de novas empresas.

Outros materiais