Buscar

Direito e Processo do Trabalho Processo Eletrônico APOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Direito e Processo do Trabalho - Processo Eletrônico
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
O Princípio da irrenunciabilidade, no direito do trabalho brasileiro, encontra-se no artigo 9º da CLT. Com base nesse princípio, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Ao trabalhador é permitida a renúncia de direito, haja vista a interatividade das leis laborais, ou seja, não são normas cogentes (obrigatórias). Por exemplo, o trabalhador pode ficar sem férias.
	
	B
	Ao empregador é permitida a decisão sobre leis. Por exemplo, o empregador não precisará ceder férias aos seus empregados.
	
	C
	Ao trabalhador não é permitida a renúncia de direito, haja vista a cogência das leis laborais, ou seja, são normas indisponíveis. Por exemplo, o trabalhador não pode ficar sem férias, mesmo recebendo-as em dinheiro, ou não ter registro em sua carteira de trabalho.
Ao trabalhador não é permitida a renúncia de direito, haja vista que são normas cogentes (obrigatórias). Por exemplo, o trabalhador não pode ficar sem férias, mesmo recebendo-as em dinheiro, ou não ter registro em sua carteira de trabalho. (Página 23).
	
	D
	Ao trabalhador é permitida a renúncia de direito, mesmo sendo normas cogentes
	
	E
	Ao empregador é permitido tomar decisões que contradigam a lei, desde que amparado pelo consentimento do trabalhador.
Questão 2/5
Leia o texto e preencha as lacunas com as palavras exatas.
Muitas características da sociedade da informação têm aplicação no processo eletrônico. A primeira delas é a _____________. Normalmente muito lembrada na área da engenharia e da criação de produtos, no direito a _____________ significa, por exemplo, que o processo eletrônico é numerado automaticamente, dispensando-se o trabalho manual da numeração que existe no processo físico.
A _____________ não está só na ficção dos livros e filmes! É também é uma característica presente no processo eletrônico, significando que alguns atos podem ser realizados automaticamente pelo computador, sem intervenção humana.
O processo eletrônico sofrerá influência da tecnologia, pela característica da _____________. A sociedade traz novas tecnologias dia a dia, que podem e devem ser aproveitadas em seu favor.
Os sistemas computacionais aplicados ao processo eletrônico devem prezar pela _____________. Caso contrário, informações importantes tramitariam em meios obscuros e desconhecidos. O sistema operacional Windows, por exemplo, funciona sem que seus usuários saibam como, mas um sistema que regulamenta informações judiciais, deve ter suas entranhas conhecidas pelos usuários, para garantir segurança e confiança.
As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, na ordem:
	
	A
	Inteligência artificial, inteligência artificial, mecatrônica, multiplicidade tecnológica, segurança.
	
	B
	Mecatrônica, competência, inteligência artificial, singularidade tecnológica, proteção.
	
	C
	Automação, automação, inteligência artificial, multiplicidade tecnológica, segurança.
	
	D
	Automação, automação, inteligência artificial, singularidade tecnológica, transparência.
Características da sociedade da informação que influem no processo eletrônico são, conforme a aula 1 de Márcio Dumas:
Automação. Exemplo: o processo eletrônico é numerado automaticamente, dispensa-se o trabalho manual da numeração que existe no processo físico.
Inteligência artificial: alguns atos judiciais podem ser realizados automaticamente pelo computador, sem intervenção humana
Singularidade tecnológica.
Transparência.
(Conforme aula 1 completa do Prof. Márcio Dumas, aos 37:30m até 50:00m, que trata especificamente de cada um dos conceitos apresentados.)
 
	
	E
	Automação, automação, singularidade tecnológica, inteligência artificial, competência.
Questão 3/5
Um empregado foi contratado para exercer a função de servente de limpeza, recebendo para tanto um salário de R$ 950,00 mensais. Em pouco tempo, sem qualquer alteração no contrato ou no salário, ele foi realocado para a função de cozinheiro, cujo piso da categoria é de R$ 1.100,00. Pelo _____________, o empregado pode requerer a diferença salarial em juízo, mesmo que seu registro seja contrário a sua pretensão.
Complete corretamente a lacuna no parágrafo acima.
	
	A
	princípio do jus variandi.
	
	B
	princípio da lei mais favorável
	
	C
	princípio da primazia da realidade sobre a forma
Pelo princípio da primazia da realidade sobre a forma, de plena aplicação no direito do trabalho, as situações de fato importam mais do que aquilo que está registrado, pois os documentos podem trazer situações inverídicas.
	
	D
	princípio da irredutibilidade salarial
	
	E
	princípio da intangibilidade salarial
Questão 4/5
Encontramo-nos atualmente imersos em uma nova fase social. Segundo Castells (2007, p. 68), [p. 245], “essa fase é um evento histórico da mesma importância da Revolução Industrial do século XVIII, induzindo um padrão de descontinuidade nas bases materiais da economia, sociedade e cultura”.
Quais características marcam a atual fase social?
I - Distribuição da informação digital pelos mais diversos canais.
II - Codificação binária da informação.
III - Informações destituídas de conhecimento.
IV - Produtos e serviços da informação digital.
V - Retorno aos meios impressos de informação.
Estão corretas apenas as assertivas:
	
	A
	I, II e IV.
Atualmente, nos encontramos imersos em uma nova fase social, “um evento histórico da mesma importância da Revolução Industrial do século XVIII, induzindo um padrão de descontinuidade nas bases materiais da economia, sociedade e cultura” (Castells, 2007, p. 68). Essa fase é marcada pela codificação binária da informação e pelos produtos e serviços da informação digital e sua distribuição por meio dos mais diversos canais.
“É nesse contexto social que foi criada e está sendo desenvolvida uma nova práxias processual denominada, corriqueiramente e a despeito de discussões semânticas, de processo eletrônico.”
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 245.)
	
	B
	II, III e V.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I, II, III e IV.
	
	E
	II, III, IV e V.
Questão 5/5
Agapito Machado escreveu: “Justiça rápida sempre foi e será o ideal de todos, mormente em um País que se diz democrático”. (MACHADO, Agapito. Juizados Federais Virtuais. Revista do Conselho da Justiça Federal. Brasília, n. 31, out./dez. 2005, p. 76.)
A justiça deve ser célere, sob pena de ser injusta. Em outras palavras, quando se busca um direito, não basta ele ser garantido: ele deve ser obtido em tempo razoável, senão o detentor do direito mais sofrerá do que terá garantida justiça.
Como se conceitua a sociedade da informação?
	
	A
	Não há um conceito exato para a sociedade da informação. Devido às muitas transformações, em especial na criação e na utilização de novas tecnologias, a própria sociedade é dinâmica, o que prejudica a conceituação.
Conforme Márcio Dumas, em sua aula 1, é inviável definir a sociedade atual, a sociedade da informação. Devido às muitas transformações, em especial na criação e na utilização de novas tecnologias, a própria sociedade é dinâmica, o que prejudica a conceituação e mesmo a definição de seu início. (Conforme aula 1 completa do Prof. Márcio Dumas, aos 30:00m até 32:00m.)
	
	B
	A sociedade pós-moderna é aquela que ultrapassou os limites definidos como tempos modernos e, portanto, chegou à era da informação.
	
	C
	A sociedade da informação é aquela que, criada em 1990, se fundamenta dentro dos limites de informação, conhecimento e privacidade.
	
	D
	Sociedade da informação e sociedade itinerante são sinônimos, significando que as pessoas na sociedade são como peregrinos em uma estrada de informações.
	
	E
	Sociedade da informação corresponde à formacomo a sociedade trabalha a informação.

Outros materiais

Outros materiais