Buscar

CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Questão 1/2
Leia a afirmativa de Vani Kenski:
As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Somos muito diferentes dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos – água encanada, luz elétrica, fogão, sapatos, telefone – que nem podemos imaginar como seria viver sem eles.
 Kenski, Vani Moreira.
Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007. p.19
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, podemos encontrar diversos conceitos de tecnologias. Analise as afirmativas a seguir que apresentamconceitos de tecnologias:
I. Maneira como os homens fazem as coisas porque, em primeiro lugar, não se distingue desta forma técnica de tecnologia.
II. Processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida.
III. Conjunto de técnicas ou de todas as técnicas e sofisticação da técnica.
IV. Aplicação do conhecimento científico para obter-se um resultado prático.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa II e IV apenas.
	
	E
	Afirmativa I e II apenas.
	1(?)
	2(?)
 
Questão 2/2
Leia o que Vani Kenski afirma sobre tecnologias:
As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, a tecnologias.
 
Kenski, Vani Moreira.
Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, S.P: Papirus, 2007. p.15
 
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas didaticamente, segundo Sancho, em três grandes grupos. Enumere, na ordem sequencial, os exemplos que se relacionam a cada tipo de tecnologias a seguir:
1. Físicas
2. Organizadoras
3. Simbólicas
 
 
( ) forma de comunicação entre as pessoas, desde o modo como estão estruturados  os idiomas escritos e falados até como as pessoas se comunicam.
( ) formas de como nos relacionam com o mundo.
( ) instrumentos físicos.
( ) satélites, computadores, livro.
( ) como os diversos sistemas produtivos estão organizados.
 
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3,2,1,1,2
	
	B
	3,3,1,3,1
	
	C
	2,3,1,3,2
	
	D
	1,1,2,2,3
	
	E
	2,2,3,2,1
	1(?)
	2(?)
Questão 3/3
Leia, a seguir, um fragmento do pensamento de Freire, sobre a educação bancária:
A educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.
 
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido/Paulo Freire. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.
 
De acordo com Freire e com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro base, o que a educação bancária privilegia?
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	O aluno ativo no processo de ensino e aprendizagem;
	
	B
	O professor passivo no processo de ensinar;
	
	C
	O professor mediador da aprendizagem;
	
	D
	O aluno passivo ao receber o conhecimento;
	
	E
	O aluno ativo e o professor mediador na prática educativa;
	1(?)
	2(?)
Questão 4/4
Leia o trecho, a seguir, sobre a utilização das tecnologias na educação:
Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade, como tal -como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo -, devem ter seu acesso democratizado, sendo desmetificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e forma de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se com e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar.
 
Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (coord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P.15.
 
O uso das tecnologias educacionais, segundo as autoras do livro-base, ocorreu de “duas formas”: utilização dos meios pelos meios e como uma fórmula para atender os problemas educacionais. Sobre as formas de utilização das tecnologias na educação, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (....) Ao considerar que as tecnologias educacionais resolveriam os problemas da educação, as ações se concretizavam a partir da aplicação do conhecimento científico e organizadas para a solução de problemas educacionais.
II. (....) A segunda forma foi de utilização das tecnologias ocorreu no Brasil até meados da década de 1980, quando a tecnologia educacional era compreendida como a relação entre tecnologia e educação.
III. (....) Desde que foram conhecidas as tecnologias educacionais eram instrumentos de apoio e interatividade com outros meios.
IV. (....) Mesmo sendo apresentadas de uma outra forma, a tecnologia educacional precisa ser vista basicamente como utilização de meios.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V,F,V,V
	
	B
	F,V,V,F
	
	C
	V,V, F,F
	
	D
	F,V,F,F
	
	E
	V,F,F,V
	1(?)
	2(?)
Questão 5/5
As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:
Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento.
 
Pocho, Claudia Lopes.
Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.
 
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes? 
 
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	
	B
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
	
	D
	Quadro-de-giz, televisão e telefone.
	
	E
	Cartaz, rádio, computador e televisão.
	1(?)
	2(?)
Questão 6/6
O vídeo pode ser usado em sala de aula como tecnologia educacional. Leia o que José Manuel Moran, aponta sobre o uso do vídeo:
O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagensde aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Moran, José Manuel.
O vídeo na sala de aula/ José Manuel Moran. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna,[2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P. 28.
 
Brito e Purificação (2011) afirmam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais e que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização do filme em sala de aula.
I. (....) Numa “aula em função do filme”, utiliza-se um filme já existente e que ao ser realizado não teve a sua produção voltada para atingir os objetivos específicos da aula em que será utilizado.
II. (....) Ao utilizar o filme em função da aula”, tem-se ao alcance um filme realizado para alcançar os objetivos específicos da aula.
III. (....) Num filme em função da aula, o professor deve assistir primeiramente junto com seus alunos o filme, mesmo que o professor não tenham assistido anteriormente, pois desta forma descobrem juntos o que será apresentado.
IV. (....) O professor primeiramente irá assistir ao filme que irá utilizar em sala de aula e, em seguida, deverá planejar as estratégias de desenvolvimento da aula, de motivação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V,V,F,V
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V
	1(?)
	2(?)
Leia o texto:
7/7O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa, [...] de acordo com o livro Projeto Educom, quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física (USP de São Carlos), em seminário promovido em colaboração com a Universidade de Dartmouth/EUA. As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.
Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.12
 
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, podemos concluir que a informática na educação, surge a partir do avanço tecnológico e também de conjunto de políticas públicas de incentivo a programas educacionais. Quando surgiram os grandes projetos governamentais em informática na educação?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Na década de 1980, os grandes projetos governamentais em informática na educação surgem no Brasil.
	
	B
	Foi na década de 1970, com a chegada da Internet, que a informática inicia-se na educação, com os grandes projetos governamentais.
	
	C
	Nos anos de 1940, surgem os primeiros computadores eletrônicos e marcam o início dosgrandes projetos governamentais em informática na educação.
	
	D
	Na década de 1960, as escolas revelam a utilização da Informática nas escolas, a partir dos grandes projetos governamentais em informática na educação.
	
	E
	O primeiro movimento, de inserção da Informática na escola, aconteceu em 1950, quando surgem os microcomputadores e osgrandes projetos governamentais em informática na educação.
	1(?)
	2(?)
Questão 8/8
Leia as asserções:
I. No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na Educação, iniciam-se com o projeto EDUCOM.
Porque:
II. Antes deste projeto houve a tentativa de criar o PROINFE, que não alcançou sucesso e portanto foi extinguido e substituído pelo EDUCOM.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	B
	A assertiva I é verdadeira e complementa a ideia expressa na assertiva II.
	
	C
	A assertiva I é verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas não se complementam.
	1(?)
	2(?)
Questão 9/9
Leia o texto:
Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo á informação, e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologiacolocada á sua disposição.
Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, deve privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada num paradigma educacional que, com os recursos da informática e das tecnologias digitais, levará ao educador a ter mais oportunidades de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar a construção do conhecimento e contribuir de maneira mais efetiva para esse processo.
 
Faria, Elaine Turk.
O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.43
 
Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de SIGNIFICAÇÃO, analise as afirmativas a seguir, marcando V para verdadeiro e F para falso.
I. (....) Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
II. (....) É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
III. (....) É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
IV. (....) Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
V. (....) É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F,V,F,F,V
	
	B
	F,F,V,V,V
	
	C
	V,V,V,F,F
	
	D
	V,F,V,V,F
	
	E
	F,F,F,V,V
	1(?)
	2(?)
Questão 10/10
Leia o texto:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 
Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio.
Socied@adeem rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em temposdigitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P. 179-180.
 
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura,segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola.Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de PROPÓSITO, é possível considerar que...
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
_1520878328.unknown
_1520878336.unknown
_1520878340.unknown
_1520878342.unknown
_1520878343.unknown
_1520878341.unknown
_1520878338.unknown
_1520878339.unknown
_1520878337.unknown
_1520878332.unknown
_1520878334.unknown
_1520878335.unknown
_1520878333.unknown
_1520878330.unknown
_1520878331.unknown
_1520878329.unknown
_1520878312.unknown
_1520878320.unknown
_1520878324.unknown
_1520878326.unknown
_1520878327.unknown
_1520878325.unknown
_1520878322.unknown
_1520878323.unknown
_1520878321.unknown
_1520878316.unknown
_1520878318.unknown
_1520878319.unknown
_1520878317.unknown
_1520878314.unknown
_1520878315.unknown
_1520878313.unknown
_1520878304.unknown
_1520878308.unknown
_1520878310.unknown
_1520878311.unknown
_1520878309.unknown
_1520878306.unknown
_1520878307.unknown
_1520878305.unknown
_1520878300.unknown
_1520878302.unknown
_1520878303.unknown
_1520878301.unknown
_1520878298.unknown
_1520878299.unknown
_1520878296.unknown
_1520878297.unknown
_1520878295.unknown
_1520878294.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

200 pág.
Recursos computacionais

EE Colegio Estadual Mimoso Do Oeste

User badge image

Daniela Santos

Perguntas Recentes