Buscar

Gstão de estoque

Prévia do material em texto

Gstão de estoque
Enviado por clebersonfernando
 
30/09/2013
 
5303 Palavras
PÁGINA 
1
 DE 22
FACULDADE PROJEÇÃO
CURSO DE TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ODREGIANO PATRÍCIO CRUZ - ME
CLEBERSON FERNANDO DE ALMEIDA SOUZA
TAGUATINGA
2013
CLEBERSON FERNANDO DE ALMEIDA SOUZA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
ODREGIANO PATRÍCIO CRUZ - ME
Relatório de estágio supervionado apresentado para Faculdade Projeção como requisito para a formação e obtenção diploma de Tecnólogo em Logística.
Professor Orientador: Rivaldo Tavares
TAGUATINGA
2013
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por
CLEBERSON FERNANDO DE ALMEIDA SOUZA
Relatório de estágio aprovado como requisito básico de obtenção do título de Tecnólogo em Logística da Faculdade Projeção Taguatinga DF.
Orientador
______________________________________________
Rivaldo Tavares
Especialista em estratégia empresarial
Coordenador do curso de Administração
_______________________________________________
Fábio Soares Andrade
Mestre graduado em administração
Proprietário da empresa
_______________________________________________
Odregiano Patrício Cruz
Aluno
_______________________________________________
Cleberson Fernando de Almeida Souza
TAGUATINGA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por objetivo expor um estudo realizado em uma empresa de material para construção. A referida empresa localiza-se em ponto comercial favorável na cidade do Vicente Pires, tendo entãoviabilidade econômica e matéria para atuar no mercado. Foi realizado um diagnóstico acerca da sua gestão de estoques e relativamente ao seu manejo logístico.
Resultou que foram propostas melhorias para o seu aparente problema, ou seja, não consegue manter o volume de estoques, o que implica na ausência de gerenciamento de materiais de suprimento para a cadeia logística.
2 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
2.1 Dados oficiais
2.1.1 Nome empresarial
FW - Papelaria e Informática Ltda. 
2.1.2 Nome fantasia
Toke e Arte Papelaria e Informática
2.1.3 Endereço
Rua 10 chácara 167 lote 12 B loja 01, Vila São José – Vicente Pires – Taguatinga Norte – DF. Telefones 61-3458-1493/ 61-9277-5525. Email tokeeartecartuchos@hotmail.com.
2.1.4 Objetivo social
Remanufaturamento de cartuchos à jato de tinta, agregando papelaria voltada a área de escritório. 
2.1.5 Estrutura societária
Proprietário/responsável Cleberson Fernando de Almeida Souza. O proprietário se encarrega de todo o serviço, pois por se tratar de uma micro-empresa em fase de reestruturação, esta ainda não possui um quadro de funcionários adequado. O proprietário trabalha desde a administração geral da empresa ao atendimento ao cliente. 
2.1.6 Recursos humanos
Este item contém a estrutura do organograma da empresa, de suas áreas funcionais e descrição das políticas utilizadas pela empresa para selecionar e treinar seus colaboradores. 
2.1.6.1Organograma
Fonte: FW - Papelaria e Informática Ltda. (2012).
2.1.6.2 Áreas funcionais
O sócio-proprietário ficouresponsável por todas as áreas funcionais, pois a micro-empresa ainda se encontra em fase de estruturação. 
2.1.6.3 Área administrativa e financeira
Cleberson Fernando de Almeida Souza.
2.1.6.4 Área comercial (vendas)
O sócio-proprietário Cleberson Fernando de Almeida Souza.
2.1.6.5 Área operacional
O sócio-proprietário Cleberson Fernando de Almeida Souza.
2.1.7 Política de RH
O sócio-proprietário Cleberson Fernando de Almeida Souza.
2.1.8 Equipe de funcionários
Não há equipe de funcionários, tendo em vista que se trata de uma microempresa e a mesma está sendo ainda estruturada pelo proprietário. 
2.2 Histórico da empresa
A empresa foi fundada sob a razão social OCN- Papelaria e Informática com o nome fantasia Toke e Arte Papelaria e Informática, pelo senhor Omar Pinto de Morais, desenvolvedor de uma nova técnica de remanufatura de cartuchos, no ano de 2004, na cidade satélite de Samambaia DF. 
Ocorre que o precursor da então referida empresa teve seu nome conhecido por grande parte da cidade, detendogrande parte da clientela fiel ao seu trabalho. Ele criou referências e quebrou paradigmas. Não tinha laboratório fechado, testava o circuito elétrico ao receber os cartuchos, emitia recibo com o serial do mesmo, garantindo ao cliente queeste não seria trocado por outro em pior estado.Lavava e tirava todos os resíduos de tintas anteriores, ao inserir a tinta, tirava minuciosamente o excesso para que a mesma não causassedano elétrico, tanto nos cartuchos quanto nas impressoras, criou o sistema de etiquetação compeso para não perder a referência da recarga e garantir o serviço executado. Tudo isso àsvistas dos clientes,que adoravam acompanhar a execução do serviço ouvindo as histórias do mineiro criado na roça e de muita sabedoria.
Passado algum tempo com a idéia fixa de deixar o aluguel,resolveu transferir a empresa para a Colônia Agrícola Vicente Pires, e com essa mudança a loja atualtornou-se menordo que a anterior. E com isso o faturamento diminuiu e aos seus cinquenta e oito de idade já perdendo o entusiasmo pelo comércio, resolveu vender a empresa ao seu discípulo em remanufatura, o entusiasmado empreendedor e hoje proprietárioCleberson Fernando, que herdou na íntegra esta técnica pioneira e de tanto sucesso.
Empreendedor, com coragem e experiência comercial, este novo empresário pretende com sua gestão, melhorar o faturamento ealavancar os negócios com eficiência.Como dito anteriormente,trata-se depequena loja que comercializa os mais diversos produtos, tais como: lápis, caneta, borracha, apontador, marca texto, régua, cola, cartolina, caderno, envelope, grampeador, clipes para papel, papel almaço, papel para impressão, tinta escolar, pinceis, livros, recibos diversos, mochilas, balas, chicletes e doces.
2.3 Descrição do negócio da empresa, missão, visão e valores
A Toke e Arte temcomo negócio primário a remanufatura de cartuchos a jato de tinta.
2.3.1 Missão
Remanufaturar com seriedade, originalidade e senso estético, realizando um serviço que vai além de sua finalidade básica,respeitando o meio ambiente.
2.3.2Visão
Estar entre as melhores e mais rentáveis empresas em remanufatura de cartuchos da cidadee serreconhecida pelas práticas de respeito às pessoas e ao meio ambiente. 
2.3.3 Valores
Integridade: Preservação da vida como valor fundamental da empresa, da transparência e dos princípios éticos como norte para toda e qualquer ação ou decisão.
Excelência: Busca constante pela excelência em tudo o que fazemos aliada às melhores práticas, assegurando resultados sustentáveis e de alto padrão.
Paixão: Sustenta o ambiente de trabalho com energia, autonomia e motivação, por meio de dedicação e alto nível de comprometimento.
2.4 Descrições das áreas da empresa
Tratando-se de uma microempresa em fase de reestruturação, a mesma não possui um quadro funcional. Sendo todo serviço executado pelo proprietário, que como dito anteriormente, se encarrega de executar serviços desde a administração geral da empresa, ao atendimento comercial e ao cliente.
2.5 Descrições dos seus produtos e principais características
Levando em consideração 100% do faturamento bruto da empresa, a remanufatura de cartuchos se destaca expressivamente representando uma média de 60% do faturamento bruto, sendo este produto de características variadas, tanto em tamanho quanto em quantidade de tinta. A medida de quantidade de tinta é feita em mililitro “ml”, que vai de 04 (quatro) a 45 (quarenta e cinco), o tamanho do cartucho é medido em centímetros “cm” que varia de 4,5cmx3,5cm a 9cmx6cm. O que referencia o cartucho à sua impressora são númerosadesivados em seu chassi denominando pesos, medidas e cores, inclusive o tipo de impressão e impressoras que podem ser de diferentes tipos de qualidade. Atendendo assim as necessidades do mercado e consumidor final.
Já a papelaria daempresa apresenta 20% do faturamento bruto, esses os produtos variam de categoria A e B, considerando as variadas marcas, como: lápis(Faber Castell, Multicollor), caneta (Bic, Compactor), borracha (Mércur, Cis), apontador (Faber Castell, Cis), marca texto( Desart, Piloto), régua (Xalingo, Acrimet), cola (Tenaz, Cascolar), caderno (Tilibra, Credeal), grampeador (Masterprint) clipes para papel (Clipes, Paper Clips), tinta escolar (Acrilex), pincéis (Acrilex, Tigre), envelopes (Scrity, Foroni), recibo comercial (Tilibra, Imprimo), calculadora, corretivo líquido (Liquidpaper, Mércur), estilete, fita adesiva (Adelbras, 3M), grafite (Desart, Faber Castell), lápis de cor (Faber Castell, Acrilex), lapiseira (Cis, Faber Castell), papel A4 (Chamex, Report), dentre outros produtos e variadas marcas.
2.6 Contexto mercadológico
2.6.1 Mercado consumidor
Para este tipo de empresa existem dois tipos de consumidores: clientes que buscam recarregar cartuchos e os que buscam suprir as necessidades em grande quantidade de material escolar e escritório.
2.6.2 Parceiros dos negócios
Os fornecedores de matéria-prima estão todos localizados no DF, são empresas que fornecem material de papelaria e toner refil equipamentos e suprimentos. 
3 APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
3.1 Análise SWOT
ForçasFraquezas
Planejamento de estoques a serem utilizados de acordo com a demanda.
Acomodar variação nas demandas
Custos mais altos de manutenção de estoques. 
Falta de tempo na resposta ao mercado. 
Risco do inventário tornar-se obsoleto.
Estoque pequeno.
Oportunidades
Ameaças
Produzir lotes econômicos em volumes substancialmente superiores ao necessário para não perder vendas. 
Poucos concorrentes diretos. 
Aumento de concorrentes.
A região tem os melhores salários do país.
Mudanças na economia
Fonte: FW - Papelaria e Informática Ltda. (2012).
4 ESTUDO TEÓRICO DA ÁREA ESPECÍFICA
4.1 Conceito de gestão de estoque
Pozo (2010) atribuiu a gestão de estoques à Administração de materiais e cita que: 
É definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc. 
Nas palavras de Fleury et al(2009) a gestão de estoques implica em logística integrada, grosso modo, ele a classifica de mudanças de ordem econômica e ordem tecnológica. Por logística esses autores afirmaram que se trata de estoque armazenagem e transporte. 
Refere-se, ainda, a gestão de estoque: as decisões sobre quando e quantoressuprir (via compra, para itens comprados ou produção, para itens fabricados internamente) este item, à medida que ele vai sendo consumido pela demanda (novamente, a questão é tentarmos, tanto quanto possível, coordenar consumo e suprimento do item em questão). Ou seja, é preciso que sejam definidos os momentos de ressuprimento e a quantidade a ser ressuprida, para que o estoque possa atender às necessidades da demanda (CHING, 2010). 
Importante observar que agestão de estoques não se confunde com controle de estoques: 
O controle de estoque exerce influência muito grande na rentabilidade da empresa. Os estoques absorvem capital que poderia estar sendo investido de outras maneiras, desviam fundos de outros usos potenciais e tem o mesmo custo de capital que qualquer outro projeto de investimento da empresa. A gestão de estoquespode ser vista sob uma abordagem geral como a função de compras, de acompanhamento, gestão de armazenagem, planejamento e controle de produção e gestão de distribuição física. A gestão seria, ainda, a compreensão acercado papel de estoques na gestão da logística, ou seja, examina-se a gestão dentro do contexto de todo o negócio(CHING, 2010).
Cumpre ainda observar que a gestão de estoques se combina com o plano de negócios, pois avalia os fatores políticos, econômicos, demográficos, tecnológicos e competitivos que afetarão a demanda de produtos da empresa. Juntamente com os objetivos empresariais estabelecidos pela direção, o plano de negócios formará a base das diretrizes a serem tomadas a médio elongo prazo fornecendo volumes agregados de grandes grupos ou famílias de produtos (BOWERSOX, 2011). 
Por sua vez, o controle de estoques é um procedimento rotineiro necessário ao cumprimento de uma política de estoques. O controle abrange as quantidades disponíveis numa determinada localização e acompanha suas variações ao longo do tempo. Essas funções podem ser desempenhadas manualmente ou por computador. As principais diferenças são a velocidade, a precisão e o custo (BALLOU, 2006). 
Ballou (2006) crê que a definição de gestão de estoque seja consequência do gerenciamento da cadeia de suprimentos, assim defende: 
Gerenciamento da cadeia de suprimentos é um termo surgido mais recentementee que capta a essência da logística integrada e inclusive a ultrapassa. O gerenciamento da cadeia de suprimentos destaca as interações logísticas que ocorrem entre as funções de marketing, logística e produção no âmbito de uma empresa, e dessas mesmas interações entre as empresas legalmente separadas no âmbito do canal do fluxo de produto. 
Entende-se por estoque qualquer quantia de produto, objeto ou, material armazenado, seja de produto acabado, matéria-prima, material em processo, insumos, manutenção, entre outros. Ainda para o autor, estoques têm valores, finalidades e administração diferentes, de acordo com sua utilização na empresa. Pode-se apontar também alguns motivos para se manter estoques, entre eles: evitar interrupção da produção e evitar perdas de vendas por falta de produtos. Os estoques servem como segurançapara os casos como perdas, oscilações na produção, quebra de máquinas, falta de funcionário e vendas imprevistas (SLACK et al, 1999). 
O conceito de estoque é um elemento gerencial essencial na administração das empresas. Após buscar durante muito tempo baixar seus estoques a níveis máximos, as empresas enfrentaram grandes problemas, e, acabaram compreendendo que a estratégia é chegar a um consenso de que realmente precisa-se de estoque para trabalhar sem comprometer os seus processos (CORRÊA, GIANESI e CAON, 2001). 
Conforme o SEBRAE o controle de estoques significa o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.
Administrar estoques significa decidir os níveis de estoques que podem ser mantidos, de forma prática e objetiva, de modo que a empresa consiga o melhor retorno de seus investimentos. Isso implica na programação e controle das compras, consumo, vendas e níveis de estoques, pois, estoques e compras representam significativas saídas de recursos da empresa, ao mesmo tempo em que absorvem grande parte das necessidades de capital de giro, ou seja, considerável investimento, assim, o gerenciamento do estoque deve permitir que o capital investido seja minimizado (SEBRAE, 2012). 
4.2 Importância
Pensar a administração de estoques significa refletir sobre como competir com os concorrentes e, assim, é impossível viver sem a logística,pois é por meio dela que se integram todas as atividades econômicas de uma empresa. Além disso, aumentar a rotatividade do estoque libera ativo e economiza o custo de manutenção do inventário (CHING, 2010). 
Se a demanda for previsível não é necessário manter estoques, isto é, quanto mais precisa for a previsão de demanda, mais simples de controlar os estoques. No entanto, como praticamente não existe previsão de demanda exata, as empresas utilizam de estoques para reduzir os efeitos causados pelas variações de oferta e procura (BALLOU, 2006). 
A importância do controlede estoques decorre de um bom planejamento, o que segundo o SEBRAE: 
O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).
4.3 Benefícios para a empresa
Impera na Administração de estoques o porquê da manutenção de estoques. Os estoques têm a função de regular taxas diferentes e suprimento e consumo de determinado item. Quais, entretanto, são os motivos para o surgimento dos estoques: Impossível ou inviável coordenar suprimento e demanda, incerteza de previsões ousuprimento e/ou demanda, Especular com os estoques, Preencher o pipeline canais de distribuição (POZO, 2010). 
4.3.1 A logística empresarial
A Logística Empresarial compõe-se de dois subsistemas de atividades: Administração de Materiais e Distribuição física, cada qual envolvendo o controle da movimentação e a coordenação demanda-suprimento. A Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. A Distribuição Física trata da movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra, ou da empresa para seu cliente, ao qual constitui o transporte eficiente e eficaz, englobando a armazenagem, gestão de estoques, processamento de pedidos dentre outros (MOURA 1997). 
Analisando a precisão e imprescindibilidade da logística empresarial, necessário definir os tipos de estoques a serem controlados em uma dada organização: 
Estoques de matérias-primas (MPs) - Os estoques de MPs constituem os insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. São os itens iniciais para a produção dos produtos/serviços da empresa. Tem a finalidade de regular diferentes taxas de suprimento – pelo fornecedor – e demanda – pelo processo de transformação.
Estoques de material semi-acabado ou em processamento - Os estoques de materiais em processamento - também denominados materiais em vias – são constituídos de materiais que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem oprocesso produtivo da empresa. Não estão nem no almoxarifado- por não serem mais MPs iniciais - nem no depósito - por ainda não serem Pas. Maisadiante serão transformadas em Pas.
Estoques de Materiais Semi-acabados - Os estoques de materiais semi-acabadosreferem-se aos materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algumestágio intermediário de acabamento e que se encontram também ao longo dasdiversas seções que compõem o processo produtivo. Diferem dos materiais emprocessamento pelo seu estágio mais avançado, pois se encontram quase acabados,faltando apenas mais algumas etapas do processo produtivo para se transformaremem materiais acabados ou em PAs.
Estoques de Materiais Acabados ou Componentes Os estoques de materiais acabados - também denominados componentes – referem-se a peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto. São, na realidade, partes prontas ou montadas que, quando juntadas,constituirão o PA.Estoques de produtos acabados (PÁS) - Os Estoques de Pas se referem aos produtos já prontos e acabados, cujo processamento foi completado inteiramente. Constituem o estágio final do processo produtivo e já passaram por todas as fases, como MP, materiais em processamento, materiais semi-acabados, materiais acabados e Pás. Servem para regular diferenças entre as taxas de produção do processo produtivo (suprimento) e de demanda de mercado. Essas diferenças podem ocorrer por causa das incertezas do processo ou da demanda.
4.4Delimitação do tema na área específicaComo gerar e manter o controle de estoque: um estudo sobre a empresa FW- Papelaria e Informática
5 TEMA DO PROJETO
Como gerar e manter o controle de estoque
5.1Melhorias propostas
Para a melhoria na qualidade dos produtos e serviços, bem como oatendimento das necessidades dos clientes, a empresaFW- Papelaria e Informática deverá implantar de imediato um software de controle de estoque, o novo sistema classificará e codificará as mercadorias.
Faz-se necessário, porém, um curso de treinamento em atendimento, com o intuito de a empresa prestar um atendimento de excelência. É importante, também, que na implantação do software haja treinamento para o manuseio do mesmo.
Futuramente, a aplicação de outro tipo de software se faz necessário, após um período de re-estruturação e adaptação com o software implantado, para que a empresa possa se beneficiar de outros aplicativos mais complexos e que atendam as demais necessidades da mesma
Logística
A logística é de grande importância para agregar valores aos produtos e aos serviços que são comprados pelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para as ações das empresas.
Armazenagem
O recebimento é efetuado na recepção da empresa, este recebimento é feito por qualquer atendente mediante conferencia da nota fiscal e da mercadoria entregue. O armazenamento da matéria prima é na área de produção, estes materiais são alocados em armários específicos.
Apósselecionados, os produtos seguem para uma estante em aço onde ficam os produtos prontos para venda.Estoques
Os materiais são adquiridos prontamente, no caso os produtos para suprimento de cartuchos. As matérias primas são solicitadas a um fornecedor de outra localidade, dessa forma o controle do estoque das matérias-primas deverá ser realizado por uma pessoa específica, através da verificação periódica do estoque, para que não prejudique o tempo em que o produto estará á disposição, pois se determinará uma data de entrega do produto final ao cliente (cartuchos manufaturados).
O estoque de matérias-primas será administrado para que o produto não falte, sempre haverá um fornecedor reserva para eventuais falhas do fornecedor.
Transporte
A empresa fornecedora será responsável pelo transporte da matéria prima até a papelaria, sendo assim, será estipulada em contrato, a inteira responsabilidade dos materiais até a empresa por conta dos fornecedores. 
Os mesmos serão transportados por veículos rodoviários, específicos, por motoristas qualificados para que o material chegue ao seu destino em boas condições. 
A empresa “FW- Papelaria e Informática” não fará serviços de entrega, o cliente efetuará o pedido e no momento, já será estipulado um prazo para que o cliente retorne para buscar o produto pronto. 
Contratação de Mão-de-Obra
A empresa em estudo necessita contratar criar seu quadro de funcionários. A tabela abaixo contem previsão de mão-de-obra e encargos: 
Inicialmente a FW- Papelaria e Informática Ltda terá somente dois colaboradores contratados: uma atendente/caixa com um salário de 650,00 reais e umvendedor com um salário de 720,00 reais. O serviço de contabilidade será terceirizado com um custo de 460,00 reais mensais.
Estrutura de custos (fixos e variáveis)
A previsão dos custos auxilia na gestão de estoques. 
5.2 Viabilidades do projeto
Indicadores econômicos financeiros
A lucratividade indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas enquanto que, a rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa. Estes indicadores mostram que a empresa pode ser viável.
5.3 Plano de implementação
No primeiro ano a empresa terá um custo fixo de R$ 94.599,96. Este custo se mantém constante mesmo com as alterações de nossas atividades operacionais, pois são despesas para manter o nível mínimo de atividade. Já os custos variáveis somam um total de R$ 116.044,71, estes variam de acordo com a quantidade de produção e venda.
Os canais de vendas serão ampliados do planofísico para as redes sociais, também será lançado um plano de publicidade para aumentar as vendas e a empresa tornar-se conhecida. 
Posicionamento
A FW- Papelaria e Informática Ltdaé uma empresa que irá atuar no mercado com um estilo moderno de administração. Sempre se preocupando com a pontualidade e qualidade dos produtos oferecidos para obter satisfação e aprovação de seus consumidores. Pretendemos com esforço, atenção e dedicação atingir a qualidade requisitada por nossos clientes e assim nos aperfeiçoarmos cada vez mais neste tipo de negócio.
Diferencial
Oferecemos serviços com precisão e garantia átodos os clientes que precisam divulgar e padronizar sua marca. Possuímos modernas tecnologias de manufaturas em cartuchos com a capacidade para grandes produções e que nos proporcionam uma qualidade superior a de nossos concorrentes. Trabalhamos com produtos de alta durabilidade e com os mais variados modelos, proporcionando, assim ao cliente escolher o que deseja. 
5.4 Compostode marketing (5ps)
Produto e Preço
A FW- Papelaria e Informática Ltda irá comercializar materiais de papelarias e informática. Considerando que nossa empresa está começando a despontar no mercado optamos por colocar preços baseados em dois aspectos: o financeiro (interno) e o mercadológico (externo).
Ponto
Nosso empreendimento localiza-se na área comercial do Vicente Pires considerado um excelente local devido a grande circulação de pessoas e por ser de fácil acesso. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília-UNB, este centro comercial apresenta uma variedade enorme de atividades comerciais atendendo uma clientela absolutamente heterogênea.
Pode-se notar a convivência de indivíduos de diferentes estratos sociais, fato de rara constatação no Plano Piloto, onde vive uma classe média padronizada no estilo de ser, vestir e se comportar em áreas coletivas. A pesquisa revela também outras características que fazem deste centro um lugar viável para se estabelecer comercialmente como, por exemplo: facilidades de estacionamento, proximidade com a cidade do Guará e Taguatinga; a Rodoviária e o metrô. 
O foco da FW- Papelaria eInformática Ltdaserá no bom atendimento e na qualidade, pois o preço praticado por nossa loja será compatível com o mercado, portanto todos os funcionários serão devidamente treinados para que nosso enfoque seja alcançado. Iremos investir em publicidade e contaremos com um web site, onde haverá exposição de nossos trabalhos, e uma maior aproximação com os clientes com espaço para reclamações e sugestões.
Têm-se como meio de divulgação também os jornais da região: Correio Braziliense, Jornal de Brasília e o jornal Aqui. Além disto, serão elaborados cartões de visitas para os sócios e vendedores juntamente com malas diretas que serão dirigidas para os clientes cadastrados em nosso sistema.
Pós-Venda
Nosso comprometimento com o cliente não é somente na hora da venda, nossa empresa disponibiliza uma série de dicas que explicam como cuidar dos cartuchos, fazendo com que este tenha uma duração maior. Com isto, visa-se maximizar a satisfação do cliente com um produto de qualidade e confiabilidade. Além disso, utilizamos outras formas de interagir com nossos clientes após a venda: 
Ligamos para o nosso cliente no dia do seu aniversário e o presenteamos com uma linda camiseta bordada com o seu nome.
5.5 Resultados esperados
Espera-se que haja maior controle de estoques e consequentemente maior produção. Destaca-se ainda que se procurará maior nivelamento operacional e financeiro. 
Segundo Leone (2001), o ponto de equilíbrio é o ponto em que não há lucro e nem prejuízo, pois é quando a receita total é igual aos custostotais. 
6 CONCLUSÃO
Avaliando o mercado de papelaria e informática na cidade do Vicente Pires, pode-se concluir que este mercado é pouco explorado, tendo assim grandes possibilidades de expansão.
De acordo com os indicadores econômicos a implantação de uma empresa papelaria e cartuchosé atrativa, pois os investimentos se pagam em menos de 1 ano, com aproximadamente 11 meses e meio. A análise de investimento indica que a empresa proporcionou um VPL descontado de R$ 262.735,00 levando em consideração um horizonte de 5 anos. O lucro da empresa será adquirido, pois a mesma tem uma taxa de rentabilidade de 90,29 %.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimento/Logística Empresarial. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman. 2006. 
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na Cadeia de Logística Integrada. 4. Ed. São Paulo: Atlas. 2010. 
LEONE, G.S.G. Custos: um entoque administrativo. 14ª edição, Editora FGV, Rio de Janeiro - RJ, 2001.
MOURA, Reinaldo A. Armazenamento e Distribuição Física. São Paulo: IMAM, 1997. PLANO DE NEGÓCIOS. Elaborado pelos alunos: Cristiane Alves, Cleberson Fernando, Daynna lemos, Juliana Souza. 
POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de Pesquisa em Administração. 3. Ed: Atlas. 
ANEXO
Fonte de Pesquisa SEBRAE
CONTROLE DE ESTOQUE
Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saídade mercadorias e produtos da empresa. O controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.
O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).
Administrar estoques significa decidir os níveis de estoques que podem ser mantidos, de forma prática e objetiva, de modo que a empresa consiga o melhor retorno de seus investimentos. Isso implica na programação e controle das compras, consumo, vendas e níveis de estoques, pois, estoques e compras representam significativas saídas de recursos da empresa, ao mesmo tempo em que absorvem grande parte das necessidades de capital de giro, ou seja, considerável investimento, assim, o gerenciamento do estoque deve permitir que o capital investido seja minimizado.
O controle de estoque possibilita: 
a) quanto comprar; quando comprar; o que comprar; quanto manter em estoque;
b) receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; 
c) controlar os estoques em termos de quantidades, valores e fornecerinformações sobre a posição dos itens estocados; 
d) manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados e; 
e) identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados;
f) evita o extravio de mercadorias;
g) planejar as compras, evitando a estocagem de itens desnecessários;
h) conciliar os saldos físicos com os contábeis;
i) efetuar a promoção dos itens que não estão girando;
j) permite acompanhar com maior rapidez das mudanças de hábito de consumo dos clientes;
Existem vários métodos de avaliação de estoque, no nosso exemplo vamos utilizar o custo médio. Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente. Por esse critério, os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes, assim, o custo médio evita o controle de custos por lotes de compras, mas obriga a um maior número de cálculos ao mesmo tempo em que foge dos extremos, dando como custo da aquisição um valor médio das compras. 
Para exemplificaro preenchimento do controle de estoque vamos utilizar os dados abaixo:
a) Saldo anterior oriundo de 31 de dezembro – 20 peças ao valor unitário de R$ 35,00;
b) Em 05/01 adquiriu 50 peças a R$ 37,00 cada;
c) Em 08/01 vendeu 60 peças;
d) Em 10/01 comprou 100 peças a R$39,00.
e) Em 15/01 vendeu 90 peças;
f) Em 16/01 comprou 20 peças a R$ 42,50, cada;
g) Em 20/01 comprou 150 peças a R$ 40,00 cada;
h) Em 25/01 vendeu 130 peças;
i) Em 30/01 vendeu 35 peças.
Ficha de Controle do Estoque:
Data
Histórico
Entradas
Saídas
Saldo
Quantidade
Valor Unitário
Total
Quantidade
Valor Unitário
Total
Quantidade
Valor Unitário
Total
31/12
Saldo
20
35,00
700,00
05/01
Compra
50
37,00
1.850,00
70
36,43
2.550,00
08/01
Venda
60
36,43
2.185,80
10
36,43
364,30
10/01
Compra
100
39,00
3.900,00
110
38,77
4.264,30
15/01
Venda
90
38,77
3.489,30
20
38,77
775,40
16/01
Compra
20
42,50
850,00
40
40,64
1.625,40
20/01
Compra
150
40,00
6.000,00
190
40,13
7.625,40
25/01
Venda
130
40,13
5.216,90
60
40,13
2.407,80
30/01
Venda
35
40,13
1.404,55
25
40,13
1.003,25
Totais
320
12.600,00
315
12.296,55
25
40,13
1.003,25
Nota: para calcular o valor da média basta somar o valor do saldo anterior mais as compras seguintes e dividir o valor pela quantidade em saldo: (R$ 700,00 + R$ 1.850,00 = R$ 2.550,00; R$ 2.550,00: 70 unidades = R$ 36,43 que corresponde ao valor médio das compras no dia 05/01).
Através de uma política de estoques eficiente, a empresa não fica a mercê da sorte, podendo controlar seus gastos e aumentar sua lucratividade. Existem vários softwares de controle de estoque disponíveis no mercado, escolha aquele mais adequado à sua empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes