Buscar

exercicio 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O cuidar , no mundo de hoje , é um desafio . O cuidar , no mundo de hoje , é um desafio, portanto educar pra o cuidado também é . Analisando essa afirmativa afirmamos que :
A educação em saúde é possível quando se concretiza a renovação, mudanças de postura e capacitação profissional
Para que o enfermeiro seja capaz de atuar no processo de educação formal ou informal nas ações educativas no ambiente educacional , portanto é preciso elaborar e organizar ideias para que sejam atingidos os objetivos propostos . Portanto o conceito de educação planejada está adequadamente definida na seguinte afirmativa .
Metodologia que é capaz de possibilitar a ação , reflexão e transformação do processo educacional e da prática pedagógica .
Instruções: Considere o caso para responder às questões ... Alice tem 28 anos e chegou ao Pronto Socorro com seu filho Mateus de um ano e três meses, com história de duas internações hospitalares por pneumonia. A criança freqüenta uma creche municipal e há dois dias apresenta diarréia, febre intermitente, bradipnéia, vômito e perda de peso. Foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde com tratamento do Plano C para desidratação, já tendo recebido uma dose de antitérmico e recebendo soro de re-hidratação oral 15 mL/kg/hora por sonda nasogástrica. Após alguns exames clínicos e laboratoriais, Alice foi informada de que Mateus está com tuberculose pulmonar. Ao ser esclarecida de que o diagnóstico havia sido confirmado pela identificação do Bacilo de Kock no lavado gástrico, Alice mostrou-se convencida de que Mateus contraiu tuberculose há uma semana, através do leite materno de uma conhecida que o amamentou uma única vez. Alice foi orientada sobre a fisiopatologia, o tratamento e a prevenção da doença de Mateus. QUESTÃO Considerando o pensamento do educador Paulo Freire, essa ação educativa teve qual abordagem e objetivo?
Higienista, com a instituição de medidas de precaução para interromper a cadeia de transmissão da doença na família e na comunidade.
De acordo com a linha evolutiva da concepção de Educação em Saúde, marque a alternativa correta para esse marco histórico.
Conhecimento de Higiene (final do século XIX e o início do século XX) ; Educação Sanitária; Visão Biologicista; Política Sanitária; Revolta das Vacinas;
No que podemos entender sobre a visão Biologista na assistência a saúde , percebemos que :
Teoria fundamentada no autocuidado e controle de micro organismos patogênicos no meio ambiente
A Educação popular em Saúde esteve entre os movimentos que buscavam romper com:
o autoritarismo das ações educativas em Saúde.

Outros materiais