Buscar

exercicio etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
egoísmo ético.
A palavra ética tem origem no grego éthos, que signifca ¿caráter¿. Trata-se da parte da flosofa que estuda a moralidade das ações humanas. Marque a opção que indica os três elementos essenciais os quais deverão ser ponderados, para que uma conduta possa ser considerada ética. Marque a opção correta.
Ação, intenção e circunstâncias
A virtude ética é uma teoria que se foca mais no caráter do que nas ações e que está mais interessada na questão de saber quais as ações que estão corretas e quais as que estão erradas e a Ética da Virtude pensa assim sobre as diversas formas de trabalhar a referida questão. A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:
Virtude que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
Julgue as afirmações referentes a Moral e Ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos: I¿ Moral e Ética são termos que possuem sentidos semelhantes. II¿ ¿Moral¿ precede a ética na aplicação social. III¿ Ética quer dizer ¿costume¿ e pode variar na sociedade. IV ¿ A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. V¿ A moral é a ferramenta de trabalho da ética.
II, III, V
Para Aristóteles, existe uma correlação entre ser e bem. O bem relaciona-se com:
a essência de cada coisa
Sobre a pesquisa de Tuskegee, é correto afirmar:
A pesquisa durou cerca de 40 anos e ocorreu nos Estados Unidos

Outros materiais