Buscar

Ficha leitura 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MÉTODOS DE PESQUISA DE SURVEY
	Cap.1 A Lógica da Ciência
	Métodos de Pesquisas Científicas
	1
	
	BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
	 Faz uma abordagem da perspectiva tradicional e de como nasce uma abordagem científica sobre um determinado tema, ou seja, o interesse por algum aspecto do mundo. Exemplifica e conceitua a formalização de hipóteses e os experimentos realizados a fim de comprovar estas hipóteses.
 Diferencia os cientistas da ciência, uma vez que afirma que os cientistas, como todo ser humano, são influenciados pelas emoções.
 É de grande importância onde afirma que raramente se sustenta totalmente ou se refuta por completo uma teoria, as “verdades” nunca foram descobertas pelos cientistas. Na prática o peso das evidências está diretamente relacionado à aceitação ou não de uma teoria. Alerta também que o envolvimento íntimo do pesquisador no projeto e claro, suas atividades e decisões, estarem diretamente ligados à qualidade do projeto de pesquisa.
 Aborda o uso da lógica na ciência, ou seja, o peso que a lógica indutiva pode exercer em uma determinada pesquisa científica.
 O pressuposto da ciência é todo evento se baseia em outro, é determinística.
 Outra caraterização da ciência é que ela se apresenta de forma generalista em alguns aspectos, ou seja, busca um entendimento geral, porém a sua caracterização quando pretendemos tornar a informação mais útil, deveremos tomá-la específica.
 Cita também a economicidade de que a ciência faz uso, ou seja, utilização do mínimo possível de fatores explicativos.
 Exemplifica e conceitua a verificabilidade das experiências e fatos utilizados para confirmação ou refutação do que se deseja comprovar.
 A intersubjetividade aponta que a principal discordância é a conceitualização, devemos prestar bastante atenção neste ponto.
 Exemplifica o poder mutável que a ciência tem.

Outros materiais