Buscar

AV ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	JOANA DARC VENANCIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 0  Data: 23/03/2016 08:14:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201202145438)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	 O orientador deverá ser o mediador da compreensão e resgate da questão cultural no seio da instituição de ensino a partir do diálogo com os membros da comunidade escolar, pois, daí depende muitos dos valores e padrões de comportamentos construídos por cada indivíduo. Geralmente, o indivíduo desenvolve um olhar etnocêntrico sobre os fenômenos e as coisas. Podemos considerar que esta situação ocorre também dentro das escolas por ser um espaço nas quais forças variadas encontram-se e desencontram-se carecendo de estratégias para uma coexistência democrática.
 
Utilize o espaço abaixo para conceituar o termo ETNOCENTRISMO
 
 
 
		
	
Resposta: etnocentrismo é achar que a sua cultura é melhor do que as outras,é não valorizar e nem aceitar a nenhum conhecimento ou vivencia de cultura que não seja a sua.
	
Gabarito: Etnocentrismo é a  tendência a considerar as normas e valores da própria sociedade ou cultura como critério de avaliação de todas as demais¿. (In: Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2008, p.234).                                                 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202142299)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Holtz (2006), o pedagogo, atualmente, como especialista da ciência da educação, é responsável por orientar o comportamento e a aprendizagem das pessoas visando à sua formação e transformação, atuando como mediador dos processos educativos em qualquer ambiente onde estes se dêem. Desta forma, quais são as formas alternativas de educação e onde se originaram?
		
	
Resposta: As melhores formas de alternativas de educação é no ambiente em que ele vive,é conhecendo a individualidade de cada um é começando com a linguagem mais acessivel e transformando o individuo num ser pensante,um ser que vai correr atras de seus objetivos,é buscando dentro de cada um o que tem de melhor.
	
Gabarito: As formas alternativas da educação são compreendidas como as atividades educativas desenvolvidas em estabelecimentos de ensino ou não, as quais possuem autonomia em sua organização e funcionamento. As formas alternativas de educação têm sua origem nos movimentos sociais, principalmente da década de 80, que inspirados em ideais democráticos promoveram práticas educativas populares em espaços variados e não exclusivamente na escola formal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202034674)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Orientação Educacional no Brasil teve várias abordagens em sua evolução histórica, sendo uma delas associada ao conceito de uma orientação terapêutica ou psicologizante. Dentre as alternativas abaixo, há somente uma com aspecto associado a essa abordagem. Selecione-a:
		
	
	A valorização de uma prática educativa contextualizada com a realidade do aluno favorecendo a aprendizagem.
	
	A valorização de uma prática educativa contextualizada com a realidade do aluno favorecendo a interação entre eles.
	
	O desenvolvimento de atividades fundamentadas com o projeto político pedagógico da escola
	 
	O ajustamento do aluno problema aos padrões preestabelecidos na sociedade e escola.
	
	A formação do aluno numa perspectiva crítica consciente de seu papel na sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202034694)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Miriam Grinspum afirma que: "A Educação é uma prática social, e a orientação deve ser vista como uma prática que ocorre dentro da escola, mas cujas atividades podem e devem ultrapassar seus muros; uma prática que caminha no sentido da objetividade, da subjetividade da Educação". Baseados neste afirmativa, podemos dizer que:
		
	
	A Orientação se limita a uma atuação burocrática.
	
	A Orientação Educacional está associada a um caráter preventivo e ajustamento do indivíduo.
	
	A Orientação Educacional não se faz presente no cotidiano escolar perante as necessidades da mesma como agente de transformação e mediação do fazer pedagógico.
	 
	A Orientação Educacional está associada, hoje, aos problemas detectados nas áreas de ensino, saúde e moral, as normas preestabelecidas pela a sociedade, como também, de orientação profissional, a partir de uma ideologia de individualidade.
	 
	A Orientação não se limita a uma atuação burocrática, mas sim a uma atuação pedagógica com a finalidade de promover uma educação de qualidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202042478)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se dizer que a orientação educacional foi introduzida nas escolas públicas brasileiras em 1940/1946, através das Leis Orgânicas do Ensino, com o objetivo de realizar:
		
	
	o ajustamento do aluno à escola, família e sociedade;
	 
	a orientação da escolha profissional do aluno;
	
	o aconselhamento psicológico do aluno;
	
	a mediação entre a realidade do aluno e a escola.
	
	a informação profissional e vocacional do aluno;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202625770)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O trabalho de Orientação está muito relacionado à Orientação Profissional no que diz respeito à própria orientação ao aluno à escolha de sua profissão ,com o reconhecimento dos seus interesses, aptidões ,assim como o reconhecimento das profissões que estão presente no mundo do trabalho. Nesse sentido, a Orientação Educacional deve colaborar nas escolas, junto aos alunos, para a:
		
	
	realização de pesquisas para conhecer as profissões relacionadas ao contexto das novas tecnologias .
	
	aplicação de testes vocacionais para conhecer os interesse, as aptidões e as expectativas dos alunos.
	 
	exposição de apresentação das diferentes profissões existentes hoje no mercado de trabalho, apontando a formação devida a suas possibilidades no mercado de trabalho.
	
	organização de eventos com diversas palestras , que indiquem as profissões mais necessárias no contexto atual e as possibilidades de salários.
	 
	discussão, informação e avaliação sobre os conceitos de trabalho, qualificação profissional, preparação para o trabalho, orientação profissional vocacional.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202034721)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de aprendizagem dá-se tanto de forma alienante como possibilidade libertadora. À educação, podemos atribuir quatro funções que interagem e se inter-relacionam. Uma delas defende a seguinte proposição: O indivíduo, à medida que se sujeita a educação, transforma-se em um ser social, identifica-se com o seu grupo, com as suas regras e seus códigos. Esta proposição refere-se à funçào:
		
	 
	Função socializadora
	 
	Função transformadora
	
	Função repressora
	
	Função aglutinadora
	
	Função mantenedora
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202625844)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Inúmeros pontos são fundamentais para a Orientação Educacional trabalhar na escola com atenção especial para os alunos, mas sem deixar de lado a construção coletiva que se deseja de uma escola de qualidade à todos. Desses pontos , aqueles mais significativos e necessários são:
		
	 
	organização, recreação, transformação, avaliação.
	
	saúde, responsabilidade, individualidade , competividade.
	
	esporte, lazer, participação, estudo.
	 
	autonomia, participação, responsabilidade, reflexão.
	
	gestão, pesquisa, observação, criatividade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202465820)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção incorreta acerca dos fundamentos históricos da Orientação Educacional no Brasil.
		
	
	Em todos os países que implantaram a Orientação Educacional nas escolas, ou mesmo fora delas, a orientação realizareuniões de pais juntamente com a Direção e a Supervisão Escolar.
	
	Após a divulgação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, na década de 30, a Associação Brasileira de Educação (ABE) ofereceu um curso de extensão sobre Orientação Educacional para discutir aspectos teóricos e técnicos da área.
	 
	A Orientação Educacional no Brasil surgiu na década de 20, paralelamente a um desejo do governo em escolarizar o povo. A partir daí houve a contribuição da atividade para as reformas educacionais nos outros estados.
	 
	Apesar de, em 1968, por meio da Lei nº 5.564/68, ter sido ampliado o destaque da Orientação Educacional, a regulação do exercício da profissão de orientador se deu apenas na década de 80, com a criação da Federação Nacional de Orientação Educacional (FENOE).
	
	No Brasil, a orientação Educacional teve grande influência da orientação americana, em especial o aconselhamento, e da orientação educacional francesa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202523226)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Compete ao profissional da Pedagogia buscar melhor capacitação para o desenvolvimento de sua prática num mercado de trabalho abrangente, não se limitando apenas aos espaços de educação formal. Com relação à ação da Orientação Educacional, esta concepção ganhou força a partir de um documento legal. Assinale qual a alternativa correta:
		
	 
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96
	
	Parâmetros Curriculares Nacionais
	 
	Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia
	
	Lei Federal 6592/71
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61

Outros materiais