Buscar

fatores de produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.      Fatores de produção
Fatores de produção é um conceito da literatura econômica, cujo objetivo de estudo busca possibilidades geradoras de bens de consumo úteis às sociedades, dentro de uma perspectiva de escassez de recursos produtivos. Isto é - como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades ilimitadas da coletividade. 
2.      Características
Os fatores produtivos ou recursos produtivos possuem características limitadas. Já as necessidades humanas são de características ilimitadas. Portanto, é da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, que surgem os problemas econômicos fundamentais. 
3.      Prioridade das necessidades humanas
Alimentação, moradia e vestuário, representam as necessidades básicas prioritárias da sociedade. Os instrumentos fornecidos pela Ciência Econômica (princípios, teorias, modelos), oferecem elementos preponderantes à gestão de recursos, produção e distribuição de forma eficiente e sustentada quanto possível, à sociedade. Isso implica que no processo produtivo toda decisão econômica deverá ser, sempre, uma “escolha decorrente de um juízo de valor”.
4.      Três questões fundamentais da Ciência Econômicas
O quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? São as três questões fundamentais da Economia. Elas dão luz ao conceito entendido como problema econômico fundamental, e advém das necessidades ilimitadas do homem, face as escassez dos recursos ou fatores de produção.
a.     O quê e quanto produzir: reflete a necessidade da sociedade escolher, quais produtos e respectivas quantidades devem ser produzidos, diante de várias possibilidades. Aqui o fator “prioridade” é o seu juízo de valor. 
b.    Como produzir: reflete a escolha de recursos de produção utilizados para a produção de bens e serviços, em função do nível tecnológico existente. Com base em métodos mais eficientes a concorrência viabiliza o processo de produção, visando o menor custo de produção possível. Aqui o foco contra á “especulação” representa o juízo de valor. 
c.     Para quem produzir: reflete a contribuição da sociedade na tomada de decisões, quanto á distribuição dos resultados de produção. Seu juízo de valor prende-se no combate a “desigualdade” social.

Outros materiais