A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Todas as Apol de 1 á 05  respondida da Matéria recrutamento e selecao de recursos humanos e  Treinamento e desenvolvimento

Pré-visualização | Página 1 de 4

Apol – 01 Questão 1/5
A empresa Alfa vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa de racionalização de custos, optou por trocar seus fornecedores, obtendo matéria-prima mais barata. Os custos de produção diminuíram, mas a empresa passou a enfrentar um grande volume de reclamações referentes à queda na qualidade dos produtos, comprometendo ainda mais sua posição no mercado.
A gerência de Recursos Humanos decidiu propor um programa interno de treinamento para solucionar o problema de qualidade dos produtos.
O modo como essa decisão foi tomada é
	
	A
	Inadequado porque o levantamento de necessidades de treinamento não considerou todos os fatores que podem ter gerado a queda de qualidade dos produtos.
Você acertou!
No caso apresentado julga-se que há uma relação direta entre a falta de capacitação e a qualidade dos produtos. Contudo, é inadequado levantar as necessidades de treinamento apenas pelas falhas de produção, pois os produtos defeituosos podem ser ocasionados pela má qualidade da matéria prima, tecnologia empregada.
Seria adequado levantar as necessidades de treinamento a partir dos seguintes indicadores:
 Fonte: Freire (2014, capítulo 2).
	
	B
	Adequado porque a queda da qualidade de produtos/serviços foi fruto do desempenho dos funcionários. 
	
	C
	Adequado porque, quando a questão é qualidade, treinamento é a solução.
	
	D
	Inadequado porque o treinamento implicará custos que podem agravar os problemas de competitividade da empresa
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
 Você é o novo cordeiro do abatedouro? Ou deveria dizer ovelha negra?
 Esse é o comentário de um colega de profissão ao professor Mark Thackeray (Sidney Poitier), um engenheiro desempregado, negro, que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores. 
 
O início é conturbado, mas Mark muda a sua postura e começa a tratar os seus alunos como jovens adultos que terão que se preparem para enfrentar as adversidades do mundo.
Mark estabelece regras de conduta, demonstrando aos alunos que não há oportunidades de sucesso em uma sociedade competitiva e caótica. Ele tenta transformá-los em adultos, orientando-os a desenvolverem novas posturas e atitudes positivas.
 
Qual o princípio utilizado por Mark para o ensino dos jovens no filme Ao Mestre com Carinho.
	
	A
	Pedagogia
	
	B
	Andragogia
Você acertou!
Pedagogia, é uma alternativa incorreta, pois se refere à educação de crianças.
Andragogia, é a alternativa correta, pois conforme o texto Mark passa a tartar seus alunos como jovens adultos, sendo esse o princípio da androgagia, que em síntese é a educação de adultos.
Treinamento, é uma alternativa incorreta, pois trata da educação profissional que adapta o homem a um cargo ou função.
Desenvolvimento, é uma alternativa incorreta, pois é a educação profissional que aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão.
Fonte: Freire (2014, capítulo 1).
 
	
	C
	Treinamento
	
	D
	Desenvolvimento
Questão 3/5
A compreensão do mercado de trabalho é associada a Lei da Oferta e da Procura. A partir desse entendimento analise a situação abaixo.
 
“Narciso trabalhava no RH de uma empresa de consultoria em TI (Tecnologia da Informação) a qual atendia diversos clientes no Brasil. Para atender um determinado cliente, que possuía equipamentos muito antigos. Carlos Norberto, gestor da área, solicitou a Narciso a contratação de um profissional altamente qualificado no sistema, então a organização abriu o processo de recrutamento, inicialmente com contatos com colegas da área, depois em escolas, jornais da cidade depois em diversos jornais do país, e nada funcionava. Nenhum candidato se apresentava.  Após sete meses de procura encontraram uma pessoa com interesse, mas era de outra cidade e a pretensão salarial era consideravelmente acima da faixa ofertada pela empresa. Como esta necessitava urgentemente do profissional, submeteu-se a exigência do profissional, o contrato de trabalho foi fechado com salário 110% acima do que havia sido proposto inicialmente.
Assinale a alternativa que explica corretamente o cenário apresentado:
	
	A
	A situação representa uma oferta de emprego maior que a procura de emprego.
Você acertou!
Quando a oferta é maior do que a procura, existem muitas organizações ofertando empregos em detrimento da escassez de candidatos para ocupar todas as vagas. Este cenário impacta diretamente no processo de recrutamento e seleção, fazendo com que a organização se flexibilize para encontrar a mão de obra da qual necessita. (LOTZ E BURDA, 2015, CAPÍTULO 1)
	
	B
	A situação representa uma oferta de emprego igual à procura de emprego.
	
	C
	A situação representa uma oferta de emprego menor que a procura de emprego.
	
	D
	A situação representa uma falha de processo de recrutamento e seleção.
Questão 4/5
Você vem recebendo queixas no atendimento aos clientes da sua empresa e, por isso, elaborou um programa de desenvolvimento para mudança comportamental e atitudinal de seus atendentes.
Para avaliar os resultados deste programa você buscou identificar
	
	A
	Quão bem utilizados foram os recursos financeiros.
	
	B
	A reação dos treinandos com relação ao conteúdo desenvolvido.
	
	C
	Como o programa trouxe mudança de comportamento aos treinandos.
Você acertou!
A avaliação dos resultados do treinamento trata da verificação dos resultados do treinamento, ou seja, o que foi aprendido pelos treinandos que geraram mudanças em suas rotinas de trabalho e comportamentos (FREIRE, 2014, capítulo 2).
	
	D
	A reação dos treinandos quanto aos métodos utilizados.
Questão 5/5
Embora seja comum a utilização das palavras trabalho e emprego como sinônimas, na realidade possuem significados distintos. Sobre a diferença entre trabalho e emprego analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Trabalho é o ato de atribuir significado ao meio, a si e ao outro.
II. No trabalho estão implícitas as relações formais de trabalho entre quem vende seu trabalho por algum valor e quem compra esse trabalho.
III. O conceito de emprego é posterior ao trabalho, pois somente após o século XVIII se registra a criação do trabalho formal.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Você acertou!
Em realidade trabalho e emprego apresentam significados distintos, "trabalho é mais do que emprego, é o ato de atribuir significado ao meio, portanto a si mesmo e ao outro" explica CODO (in DAVEL, 1995, p.165).  O conceito de emprego é posterior ao trabalho. No emprego, estão implicitas as relações formais de trabalho entre quem vende seu trabalho por algum valor e quem compra esse trabalho, pagando um salário. Mas vale destacar que somente após o século XVIII que se registra a criação do trabalho formal - emprego, com definição de tarefas e remuneração. (LOTZ E BURDA, 2015, CAPÍTULO 1)
Apol – 2 Questão 1/5
Para a realização dos projetos de treinamentos é necessário estabelecer uma logística que garanta o seu desenvolvimento e realização. No que se refere aos 10 passos para a logística de produção e realização de treinamento, marque V para as afirmativas verdadeiras, F para as afirmativas falsas e depois assinale a alternativa correta.  
 
(   ) É preciso definir todos os detalhes, como: qual será o conteúdo do treinamento, a metodologia, a forma de avaliação, o cronograma, a data, o local e etc.
(   ) As pessoas que irão participar devem ser convocadas com antecedência de forma que se sintam motivadas a participar.
(   ) É necessário organizar as questões de apoio, como alimentação, transporte, pessoal para recepção e entrega de material.
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – V

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.