A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Todas as Apol de 1 á 05  respondida da Matéria recrutamento e selecao de recursos humanos e  Treinamento e desenvolvimento

Pré-visualização | Página 2 de 4

C
	V – V – V
Você acertou!
Quarto Passo - Etapa de produção do projeto, reunião de briefing (definição do conteúdo, metodologia, tipo de avaliação, definição de cronograma, acompanhamento e validação de algumas etapas de produção.
Quinto Passo - É o momento de determinar a data do treinamento, o local, os recursos de apoio, o transporte dos alunos.
Sexto Passo - Convocação dos alunos (Divulgar, Motivar, Envolver)
Sétimo Passo - Apoio e alimentação (Coffe break, Almoço, Pessoal de recepção, suporte para entrega de material, crachá, técnico de TI).
(Slides Aula 3)
	
	D
	V – V – F
Questão 2/5
O recrutamento é realizado por intermédio de diferentes fontes, dependendo da exigência de qualificação, do nível hierárquico e das especificações do cargo. Uma dessas fontes é o Anúncio em jornais e revistas. Existem algumas informações básicas que devem estar contidas em um anúncio.
Assinale a alternativa que apresenta quais informações são essas.
	
	A
	Informar o valor de salário e o horário de trabalho.
	
	B
	Sempre informar o nome da empresa e o nome do gestor.
	
	C
	Informar os benefícios oferecidos e dados sobre a equipe de trabalho.
	
	D
	Mencionar requisitos exigidos para a vaga e fazer uma breve apresentação da empresa.
Você acertou!
O anúncio pode ser aberto ou fechado, ou seja, pode conter ou não o nome da instituição contratante. Deve ser claro, preciso, mencionar os requisitos exigidos para a vaga e uma breve apresentação da empresa. (KNAPIK, 2011, p. 198).
Questão 3/5
Com o intuito de melhorar a mensuração dos retornos dos investimentos realizados em Treinamento e Desenvolvimento (T&D), o Diretor de RH da Companhia ROBI COMB criticou o seu gerente alegando que a empresa não estava avaliando bem os seus programas na área. Após estudar melhor o assunto, o gerente constatou que a forma mais precisa de caracterizar os objetivos de uma avaliação é:
	
	A
	verificar a eficiência com que foram utilizados os recursos de T&D, compatibilizando os gastos realizados com os lucros obtidos.
	
	B
	verificar a reação dos treinandos com relação ao conteúdo desenvolvido e aos métodos utilizados.
	
	C
	identificar a reação dos treinandos ao programa, o seu aprendizado, as mudanças de comportamento geradas e seu reflexo na implementação das metas organizacionais.
Você acertou!
Segundo Bohlander e Snell (2009) há quatro critérios para avaliar o treinamento: Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados (FREIRE, 2014, CAPÍTULO 4).
	
	D
	produzir gráficos com medidas do desempenho dos instrutores, da qualidade do material didático e da atuação da equipe logística da empresa.
Questão 4/5
O recrutamento é realizado por intermédio de diferentes fontes, dependendo da exigência de qualificação, do nível hierárquico e das especificações do cargo. Imagine que você precisa realizar um processo para uma vaga sigilosa na organização, qual das alternativas a seguir seria a menos indicada.
	
	A
	Anúncio em jornais e revistas.
	
	B
	Divulgação em universidades.
	
	C
	Redes sociais.
	
	D
	Divulgação no site da empresa.
Você acertou!
Divulgação no site da empresa – Muitas empresas mantêm um espaço reservado no seu site para a divulgação das vagas disponíveis, oferecendo um campo de cadastro para as pessoas que têm interesse em candidatar-se a alguma vaga. Esta fonte pode comprometer as vagas que são sigilosas. (KNAPIK, 2011, p. 197).
Questão 5/5
O recrutamento é realizado por intermédio de diferentes fontes, dependendo da exigência de qualificação, do nível hierárquico e das especificações do cargo. Imagine que você necessita planejar um processo de recrutamento e seleção para uma vaga de estagiário de administração, qual seria a fonte de recrutamento mais adequada?
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	SINE.
	
	B
	Divulgação no site da empresa.
	
	C
	Hunting.
	
	D
	Divulgação em universidades e centros de integração de estagiários.
Você acertou!
Divulgação em universidades, centros de integração de estagiários e etc. – É uma fonte de recrutamento utilizada principalmente para contratação de estagiários e profissionais para ocupar cargos técnicos, tem um baixo custo e é uma porta aberta para os jovens universitários ingressarem no mundo do trabalho. (KNAPIK, 2011, p. 199).
Apol – 03 Questão 1/5
Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais. Com base nos estudos sobre métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo, analise o trecho abaixo e assinale a alternativa correta.
 “Acontece quando um gerente exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira”.
	
	A
	Participação em cursos e seminários externos
	
	B
	Tutoria (mentoring)
Você acertou!
Tutoria (mentoring) - Acontece quando um gerente exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira. O tutor proporciona orientação na hierarquia corporativa, guia, aconselha, da críticas e sugestões para ajudar o crescimento do funcionário. (Slides Aula 4)
	
	C
	Aconselhamento de funcionários
	
	D
	Treinamento fora da empresa (outdoor)
Questão 2/5
Sobre o processo de seleção assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e depois assinale a alternativa correta.
 (   ) O processo de seleção deve atentar para o perfil profissional exigido pelo cargo e o capital intelectual que deve ser preservado ou aumentado.
(   ) O sucesso da seleção consiste na habilidade do profissional em comparar as necessidades e as características comportamentais e culturais da empresa com as apresentadas pelo candidato.
(   ) A área de gestão de pessoas atua de forma independente nos processos de seleção, não havendo a necessidade de parceria com os gestores.
	
	A
	V – V – V
	
	B
	F – F – F
	
	C
	V – V – F
Você acertou!
O processo de seleção deve atentar para o perfil profissional exigido pelo cargo e o capital intelectual que deve ser preservado ou aumentado. O sucesso da seleção consiste na habilidade do profissional em comparar as necessidades e as características comportamentais e culturais da empresa com as apresentadas pelo candidato, sendo, portanto, um processo de comparação (Chiavenato, 1999). A área de gestão de pessoas atua como uma assessoria nos processos de seleção, é um fornecedor interno que desenha com o gestor o perfil profissional exigido do candidato e utiliza testes, entrevistas, provas situacionais etc. para identificar os melhores candidatos, os quais serão apresentados aos gestores que estão contratando e que têm a responsabilidade de decidir quem será selecionado sob consultoria da área de gestão de pessoas.
	
	D
	F – V – F
Questão 3/5
Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais. Dentre as técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais existem duas possibilidades – no cargo e fora do cargo. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta exemplos de técnicas fora do cargo:
	
	A
	Rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões.
	
	B
	Cursos, seminários, exercícios de simulação e treinamentos fora da empresa.
As técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais são: no cargo (como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos, seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa). (Slides Aula 4).
	
	C
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	D
	Coaching e Mentoring
Questão 4/5
Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais. Com base nos estudos sobre métodos de desenvolvimento de pessoas, analise o trecho abaixo e assinale a alternativa correta.
 “É uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão”.
	
	A
	Participação em cursos e seminários externos