Buscar

Movimento Uni e bidimensional (7)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Física I
	SEM.: 2°
	TURNO: noturno
	PROF(a).: Jefferson Willes
Nome :
	CURSO: Engenharia 
Data / /
LISTA DE FÍSICA – Movimento Uni e Bidimensional
QUESTÃO 1. Um trem parte de uma estação com uma aceleração constante de 0,4 m/s². Um passageiro chega aos trilhos 6,0 s após o ultimo vagão ter passado naquele mesmo ponto. Qual a menor velocidade constante com a qual ele pode correr para atingir o trem? Faça um esboço das curvas apenas para mostrar os movimentos do passageiro e do trem em função do tempo.
QUESTÃO 2. Uma partícula se move de tal forma que sua posição (em metros) em função do tempo (em segundos) é dada por . Escreva as expressões para (a) sua velocidade e (b) sua aceleração em 2,0 s e 5,0 s.
QUESTÃO 3. Um pósitron sofre um deslocamento e termina com o vetor posição em metros. Qual era o vetor posição inicial do pósitron e seu módulo? 
QUESTÃO 4. Uma pessoa caminha da seguinte forma: 3,1 km para o norte, 2,4 km para oeste e 5,2 km para o sul. (a) Desenhe o diagrama vetorial que representa este movimento. (b) Que distância e (c) em que direção deve voar um pássaro em linha reta do mesmo ponto de partida ao mesmo ponto de chegada? R: b) 3,18Km; c) 41,2°.
QUESTÃO 5. Ao bater um tiro de meta, um goleiro imprime à bola uma velocidade de módulo vo = 25,0 m/s inclinada de um ângulo θ com a horizontal, tal que sen θ = 0,8 e cos θ = 0,6. Admita que no local a resistência do ar seja desprezível e adote g = 10,0 m/s2. Supondo que a bola retorne ao solo sem ser interceptada por qualquer jogador, determine:
a) a altura máxima (h) atingida por ela; (Resposta: 20m)
b) a velocidade (vetorial) da bola no ápice do vôo e o seu tempo total; (Resposta: (15î)m/s e 4,0 s)
c) o seu alcance horizontal (A). (Resposta: 60,0 m)
QUESTÃO 6. Uma bola de pingue-pongue rola sobre uma mesa com velocidade constante de 2,0 m/s. Após sair da mesa, cai, atingindo o chão a uma distância de 0,80 m dos pés da mesa. Adote g = 10,0 m/s², despreze a resistência do ar e determine: 
a) a altura da mesa. 				(R: 0,8m)
b) o tempo gasto para atingir o solo.		(R: 0,4s)
QUESTÃO 7. Artilharia utilizam um dispositivo eletrônico para capitar presença de aviões e prever sua velocidade escalar média. Para derrubar estes aviões a artilharia dispara um projétil atingindo o avião num intervalo de tempo decorrido. Nessas condições, um objeto voa numa trajetória retilínea, com velocidade v = 200 m/s, numa altura h = 1500 m do solo. Quando o objeto passa exatamente na vertical de uma peça de artilharia, esta dispara um projétil, num ângulo de 60° com a horizontal. O projétil atinge o objeto decorrido o intervalo de tempo Δt. Adotar g = 10 m/s2. a) Calcular a velocidade de lançamento do projétil; b) O projétil atinge o avião na altura máxima?  
QUESTÃO 8. Para bombardear um alvo, um avião em vôo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta a bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar bomba a que distância horizontal do alvo?
QUESTÃO 9. Durante uma guerra, os soldados precisam ter algumas informações cruciais para lançamentos dos morteiros. Por exemplo, qual distância que os inimigos estão deles, a velocidade inicial do morteiro, o ângulo de lançamento e outros. Supondo que o morteiro, em solo plano e horizontal, dispara uma bala, com ângulo de tiro de 30°. A velocidade inicial da bala é 500 m/s. Sendo g = 10 m/s2 o valor da aceleração da gravidade no local, a) Qual a altura máxima que essa bala atingiria um avião? b) Se os inimigos estão a 10 km de distância das tropas, seria da bala atingir esses inimigos nas condições anterior? Se não, quais os possíveis ajustes a fazer?
QUESTÃO 10. Um avião precisa soltar um saco com mantimentos a um grupo de sobreviventes que está numa balsa. A velocidade horizontal do avião é constante e igual a 100,0 m/s com relação à balsa e sua altitude é de 2000,0 m. Qual a distância horizontal que separa o avião dos sobreviventes, no instante do lançamento? (g = 10,0 m/s2). (R: 2000,0 m)
QUESTÃO 11 .(Halliday p.85, Problema 23) O recorde atual de salto com motocicleta é de 77,0 m estabelecido por Jason Renie. Suponha que ele parta da rampa fazendo um ângulo de 12º com a horizontal e que as alturas no início e no final do salto sejam iguais. Determine a velocidade inicial, desprezando a resistência do ar.
DESAFIO - À beira de um precipício de um certo planeta, no qual se pode desprezar a resistência do ar, um astronauta mede o tempo t1 que uma pedra leva para atingir o solo, após deixada cair de uma de altura H. A seguir, ele mede o tempo t2 que uma pedra também leva para atingir o solo, após ser lançada para cima até uma altura h, como mostra a figura.
Mostre que a altura H pode ser escrita na forma:

Outros materiais