ESTÉ. E HIS.DA AR.C. SIMULADO AULA 05
3 pág.

ESTÉ. E HIS.DA AR.C. SIMULADO AULA 05


DisciplinaEstética e História da Arte Contemporânea985 materiais20.776 seguidores
Pré-visualização1 página
Data: 31/03/2016 14:49:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202916460)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Pablo Picasso, pintor e escultor espanhol, é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Artista multifacetado, foi único e genial em todas as atividades que exerceu. Assinale a única opção que NÃO se refere às atividades de Picasso.
		
	
	Inventor de formas
	
	Artista gráfico
	 
	Arquiteto
	
	Criador de técnicas e estilos
	 
	Escultor
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202960506)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Co-criador do Cubismo, ao lado de Georges Braque, no qual o visível era geometricamente desconstruído, o pintor deu um passo decisivo na instituição de uma nova crença, a de que o produtor artístico deve sempre adicionar algo novo ao real, e não meramente reproduzi-lo. A partir de então o artista é livre inclusive para escolher outros materiais que não os convencionais, complementando meios como a pintura e a escultura com colagens e outros artefatos. Este conteúdo apresentado na questão está relacionado a:
		
	
	Salvador Dalí
	
	Juan Gris
	
	Claude Monet
	
	Marcel Duchamp
	 
	Pablo Picasso
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202562578)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Pablo Picasso foi sem dúvida o grande nome do movimento cubista, mas outros grandes artistas deram muitas contribuições ao movimento, tais como:
		
	
	Andy Warhol e Roy Lichtenstein.
	
	Man Ray e Marcel Duchamp.
	
	Edouard Manet e Claude Monet.
	 
	George Braque e Juan Gris.
	
	Jackson Pollock e Ernest Kirchner.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202539170)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O Cubismo teve suas bases na obra de Cézanne, que acreditava que a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Mas, a verdadeira essência do Cubismo, de Picasso e Braque, foi além disso, lançando as bases da Arte Moderna. De que forma o movimento cubista pode ser conceituado, sob o ponto de vista da obra desses últimos artistas?
		
	
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico cujas principais características eram a utilização de cores puras, sem misturas e sem preocupação com a realidade das mesmas no mundo material. As formas eram simplificadas e apenas sugeridas.
	
	O Cubismo pode ser definido como a representação estrutural dos objetos, através de formas geométricas, não tendo portanto nenhum vínculo aparente com o mundo real.
	 
	O Cubismo pode ser definido como a representação tridimensional dos objetos, através de formas geométricas, sob todos os pontos de vista possíveis, e com todas as suas partes rebatidas numa superfície plana e bidimensional.
	
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico que buscava expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em relação ao tempo e espaço. Os cubistas não se interessavam em pintar o objeto, mas sim em captar a plástica e a velocidade descrita por ele no espaço.
	
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico que se utilizava da forma ou da desconstrução dela, para pintar o amor, o ciúme, o medo, a solidão, a miséria humana, a prostituição, enfim. Deformavam a figura, para ressaltar o sentimento.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202881944)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Na colagem, inventada por Picasso, qualquer material estranho à superfície do quadro poderia ser colado na obra. Diferentemente, o Papier Collé, inventado por Braque, era uma forma particular de colagem em que tiras ou fragmentos de papel eram aplicados à superfície da pintura ou desenho. Segundo Picasso, qual a finalidade do Papier Collé ?
		
	
	Nenhuma das respostas está correta.
	
	Dar a ideia de que diferentes tipos de texturas podem participar da composição, para se obter na tela a sensação de significados inesperados.
	
	Dar a ideia de que diferentes tipos de texturas podem participar da composição, para se obter na tela a sensação de estranhamento.
	
	Todas as respostas estão corretas.
	 
	Dar a ideia de que diferentes tipos de texturas podem participar da composição, para se obter na tela a realidade da pintura que competiria com a realidade da natureza.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202912268)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Com relação à Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, assinalar a única opção incorreta:
		
	
	O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus.
	
	A Semana de 22 só veio a ser valorizada muito tempo depois. Quando ela aconteceu, a reação de grande parte do público foi hostil, não aconteceu plenamente a aceitação do novo.
	 
	Artistas participantes da Semana de 22, como Anita Malfatti, tiveram contato com novas vanguardas artísticas em viagens ao exterior, eles apresentaram novas formas de expressão artística dentro da valorização das características nacionais.
	
	Na literatura, a Semana de Arte Moderna surgiu como marco cultural de um novo movimento literário, o Modernismo.
	 
	A Semana de 1922 causou grande impacto no campo das artes num período curto, o ano de 1922. Ela não provocou nenhum desdobramento nas décadas seguintes, não projetou-se ideologicamente ao longo do século XX.
	
	 Gabarito Comentado