Buscar

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Direito das obrigações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
 
Teoria geral das obrigações 
 
�
Responda:
1. Quais são os elementos constitutivos da relação jurídica obrigacional? Discorra acerca de cada um deles. 
2. Existe diferença entre objeto da obrigação e objeto da prestação? Justifique sua resposta, apontando a diferença, acaso existente. 
3. Segundo a legislação civil, o adquirente do imóvel em condomínio edilício responde pelos débitos condominiais. Nesse contexto, a referida obrigação denomina-se: 
a) obrigação eficacial.
b) obrigação com ônus pessoal.
c) obrigação natural. 
d) obrigação propter rem ou obrigação híbrida.
4. Obrigação de dar coisa certa. O credor pode resolver a obrigação, não sendo o devedor culpado e a coisa certa se deteriorar? Justifique e fundamente a sua resposta. 
5. Qual a diferença entre obrigação de dar coisa certa e obrigação de dar coisa incerta? Explique.
6. Julgue os itens a seguir, que versam acerca da teoria geral das obrigações. Escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Justifique sua resposta. 
( ) a) No que se refere às obrigações, a “coisa incerta”, pela sua própria natureza, não é identificada, nem mesmo pelo seu gênero e quantidade.
(	) b) Todo direito, seja qual for a sua natureza, pessoal ou real, encerra sempre uma idéia de obrigação, como antítese natural (Washington de Barros Monteiro). Assim, temos que o ato de concentração, qualificado como ato jurídico unilateral, transforma a obrigação de dar coisa incerta em obrigação de dar coisa certa.
(	) c) São fontes das obrigações o contrato e a declaração unilateral de vontade. O ato ilícito, embora gere o dever de indenizar, não pode ser considerado uma fonte de obrigação, pois a participação do credor é involuntária.
(	) d) A obrigação alternativa ou facultativa tem natureza complexa porque possui prestações e objetos múltiplos, exigíveis cumulativamente, em que o devedor se libera prestando integralmente todas as prestações pactuadas, salvo em razão do perecimento de uma ou de algumas das prestações em virtude de caso fortuito ou força maior.
( ) e) Na obrigação de dar coisa certa, se o objeto se perder, não havendo culpa do devedor e perdida a coisa antes de efetuada a tradição ou pendente a condição suspensiva, resolve-se a obrigação para ambos os contratantes, ou seja, em uma compra e venda, o prejuízo será apenas do vendedor.
(	) f) Na obrigação de dar coisa incerta, o devedor deve responder pelos prejuízos suportados pelo credor, decorrentes da perda ou deterioração da coisa, mesmo que não tenha ocorrido a escolha, exceto se conseguir provar que o cumprimento da obrigação tornou-se impossível em virtude de força maior ou caso fortuito.
(	) g) Nas obrigações alternativas, as partes convencionam duas ou mais prestações cumulativamente exigíveis, cujo adimplemento requer o cumprimento de apenas uma delas, ou seja, concentra-se em uma única para pagamento por meio da escolha, seja do credor seja do devedor.
7. (OAB/CE – 1999) A obrigação de solver dívida em dinheiro constitui: 
a) obrigação de contribuir.
b) obrigação de fazer.
c) obrigação de dar.
d) obrigação alternativa, porque pode ser satisfeita em dinheiro ou com cheque. 
8. Se “A” deve pagar a “B” R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) ou entregar-lhe o imóvel “X”, que se tornou inalienável “sem culpa sua (de “A”)”, 
a) o credor poderá exigir ou a prestação subsistente ou o valor da outra, com perdas e danos.
b) o negócio será válido somente quanto à prestação restante, operando-se a concentração do débito.
c) a obrigação extinguir-se-á, liberando-se as partes.
d) o devedor fica obrigado a pagar o valor da primeira prestação, que se impossibilitou, mais as perdas e danos.
9. Qual(is) é(são) a(s) diferença(s) entre restituir e dar coisa certa? Como se resolve uma obrigação de dar se a coisa certa se perde antes da entrega? 
10. Péricles alugou a Jordelino um imóvel comercial de sua propriedade, iniciando-se a locação no dia 01.11.2009, com término previsto para 30.10.2013, tendo sido convencionado um aluguel mensal de R$ 3.500,00, que deveria ser pago até o quinto dia útil do mês subseqüente. Em razão das fortes chuvas que caíram sobre a região, o imóvel objeto da locação foi parcialmente soterrado por um deslizamento de terras ocorrido no dia 25.03.2010.
Você foi então procurado por Péricles, a fim de propor uma ação de indenização contra Jordelino, tendo em vista a destruição parcial do imóvel de sua propriedade. O que você faria como advogado? Justifique e fundamente a sua resposta. 
11. (OAB/SP – 104º) Na execução da obrigação de dar coisa incerta a escolha caberá: 
a) ao credor, nas determinadas pelo gênero e quantidade.
b) ao devedor, que poderá optar pela melhor.
c) ao devedor, que poderá prestar a pior.
d) ao devedor, se o contrário não resultar do título da obrigação. 
12. (PGE/MG – 2000) É requisito indispensável da obrigação de dar coisa incerta: 
a) a individualidade.
b) a escolha.
c) a determinabilidade.
d) a concentração.
13. Reinaldo compromete-se com Joaquim a construir-lhe uma piscina ou a pagar-lhe quantia equivalente ao seu valor, liberando-se do vínculo obrigacional se realizar uma dessas prestações. Trata-se de obrigação: 
a) cumulativa.
b) facultativa.
c) alternativa.
d) conjuntiva.
14. (Juiz do Trabalho – AC/RO – 2006 - adaptada) Teoria geral das obrigações. 
I - Concentração é o nome dado ao ato do devedor de identificação do objeto nas obrigações de dar coisa incerta e obrigações alternativas.
II – O vínculo jurídico da relação obrigacional, em seu aspecto patrimonial, pode ser bipartido em débito (debitum) e responsabilidade (obligatio). Embora possa existir responsabilidade sem o débito, jamais poderá existir o débito sem a responsabilidade.
III – No que se refere às obrigações, a “coisa incerta”, pela sua própria natureza, não é identificada, nem mesmo pelo seu gênero e quantidade.
IV – São fontes das obrigações o contrato e a declaração unilateral de vontade. O ato ilícito, embora gere o dever de indenizar, não pode ser considerado uma fonte de obrigação, pois a participação do credor é involuntária.
Responda:
a) apenas as opções I e II estão corretas.
b) apenas as opções I e III estão corretas. 
c) apenas as opções II e IV estão corretas.
d) apenas a opção I está correta.
e) todas as opções estão incorretas. 
�

Outros materiais