Buscar

Avaliação de Gestão Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0612_AV_201404066276 » GESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	JOSE CARLOS BEKER
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 14/03/2016 17:17:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201404277625)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	De que maneira o conceito de Gestão Social ajuda a entender melhor o fenômeno do aumento cada vez maior dos prodiços (combinação de produtos e serviços) de alta tecnologia, que permitem as pessoas ficaram mais próximas num ambiente urbano que possui como característica a fragilização das relações familiares ?
		
	
Resposta: Resposta: A correria no dia a dia na vida das pessoas as tornam carentes de convivio social e, é nesse momento que entra as novas tecnologias que criam uma sensação de aproximação, mas que na verdade não existe. A gestão social aparece como uma uma forma de intervenção no social,economico e ambiental pela pressão exercida sobre as empresas para ações mais éticas e responsáveis.
	
Gabarito: O ponto importante é que com a urbanização, elevando a densidade populacional nos centros urbanos, as pessoas acabam se distanciando das famílias, buscando seus caminhos de emprego e estudo, tornando-se mais solitárias. É aí que o conceito de Gestão Social surge, colaborando para uma abordagem de socialização e humanização dos espaços urbanos e explorando as vantagens que a tecnologia proporciona, desenvolvendo atividades de entreterimento coletivo. Um bom exemplo, são os programas chamados de ¿Viradão¿ que as prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo promovem nos finais de semana esticados (começa sexta à noite e vai até domingo direto). São boas experiências que estimulam a convivência e participação coletiva, contribuindo para elevar o bem estar social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404262029)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	É importante ressaltar que essa "nova lógica social", da qual faz parte a idéia da responsabilidade social corporativa, aparece como uma medida paliativa para os graves problemas sociais, sem, contudo, propor uma "racionalidade" que traga mudanças na concepção do modelo econômico vigente. Com isso, percebe-se que a responsabilidade social surge como um meio de continuar atendendo aos interesses econômicos e que dificilmente promoverá a inclusão social de forma ampla. Qual foi o encaminhado dado para trazer uma solução satisfatória para esse problema?
		
	
Resposta: Resposta: A solução encontrada foi que a (Responsabilidade Social Corporativa) passou se fundamentar em ações éticas e de cunho social por parte das organizações, pois elas perceberam que agora ser competitivo não basta apenas agragar valor de mercado no produto e a satisfaçãom de seus clientes. Agora é importantes agregar valores sociais e éticos em seus produtos gerando com isso uma imagem diferenciada junto ao mercado de seus concorreentes e fortalendo seu capital reputacional.
	
Gabarito: A implementação dos programas sociais implementados pelo Estado em parceria com as ONGs, que busca promover a inclusão social, desenvolvendo uma visão mais humana e solidária, e, dessa forma, evitando o que se sendo denominado de "globalização dos excluídos".
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404300906)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação à Responsabilidade Social Corporativa, assinale a resposta incorreta:
		
	
	A adoção da Responsabilidade Social Corporativa e a relação da empresa com outros atores (stakeholders) que participam igualmente da geração de valor da empresa destinado ao mercado e à sociedade é parte integrante da Gestão Social.
	
	Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade empresarial e econômica a uma maior transparência.
	
	Atualmente, muitos consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos.
	 
	As companhias estão inseridas em ambiente complexo, onde suas atividades influenciam, mas não têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade.
	
	A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404805032)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Usina Caixa d'Água aboliu, há mais de 30 anos, o emprego de mão de obra infantil em sua força de trabalho. Por essa conduta, ganhou um selo de "empresa amiga da criança", concedido por importante organização não governamental do país. Utilizando esta certificação, passou a se apresentar como empresa socialmente responsável em suas campanhas de comunicação. Sob o prisma da responsabilidade social, conclui-se que essa atitude:
		
	
	comprova o fato de que toda certificação desse tipo torna a empresa ética e cidadã.
	
	carece de legitimidade por tratar o tema de forma reducionista e benevolente.
	 
	resume perfeitamente a abordagem, sobre o tema, relacionada aos stakeholders.
	
	representa uma propaganda exagerada e enganosa configurada como ilegal.
	 
	está em sintonia com os princípios da ética nos negócios e na governança corporativa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404250669)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A expressão Gestão Social tem sido usada de modo corrente nos últimos anos servindo para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores. Quais são eles?
		
	
	fundações, ONGs e empresas de economia mista.
	 
	ONGs, associações, fundações, assim como algumas iniciativas partindo do setor privado
	
	ONGs, institutos e empresas de com ações na bolsa de valores.
	
	institutos, empresas privadas e algumas iniciativas partindo das prefeituras.
	
	organizações governamentais, autarquias, institutos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404317975)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um exemplo de empresas que procura em sua prática empresarial adotar e aplicar conceitos de Gestão Social são as universidades privadas, principalmente, aquelas que abrem o seu capital e tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e, as vezes, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Um bom exemplo dado por essas organizações, são que elas adotam práticas de Responsabilidade Social Corporativa por exigência
		
	
	Dos estudantes atuais e de futuros estudantes, já que para estes tão importante quanto a qualidade do ensino é a instituição adotar projetos ambientais na região que atua.
	 
	Dos acionistas e de construção de diferenciais competitivos de forma a se distinguir da concorrência perante a sociedade e seu público-alvo ¿ estudantes atuais e futuros.
	
	Do Ministério Público Federal que está monitorando as atividades de todas as universidades privadas no Brasil, para ver se elas estão focadas, primeiro na qualidade de ensino e em segundo, em gerar lucro no negócio Educação.
	
	Da sociedade que monitora por meio da imprensa, todas as instituições de ensino superior para ver se elas estão praticando a gestão empresarial considerando a sua componente social.
	
	Dos sócios e do governo que exige que as empresas olhem a educação além de um negócio.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404807523)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na medida em que é editada uma lei, regularmente votada pelo Congresso Nacional, a qual protege as pessoas com certo grau de deficiência física, ofertando oportunidades de inserção no mercado de trabalho, está sendo realizado o princípio da:
		
	
	democracia.
	 
	cidadania.
	
	organização.
	
	república.
	
	proteção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404261383)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Brasil está vivendo uma mudança de paradigma na condução das políticas públicas, promovida por uma concepção de desenvolvimento mais distributiva e sustentável. Nesse contexto, as políticas sociais ganham papel relevante, rompendo coma falsa dicotomia entre o social e o econômico. Além da dimensão ética de proteção da vida, as políticas sociais estão favorecendo que tipo de contribuição?
		
	
	Estão mostrando que o mais importante para um país, é melhorar a vida da população mais pobre.
	
	Estão indicando que somente investindo na melhoria do cenário macroeconômico, as empresas vão investir e gerar mais empregos.
	 
	Estão mostrando que as empresas ¿ que são as operadoras das políticas sociais ¿ estão comprometidas com a agenda de transformação da sociedade.
	
	Estão mostrando forte compromisso com a melhoria das condições de negócios para as empresas.
	 
	Estão mostrando grande possibilidade de dinamização das economias locais, com significativo impacto no fortalecimento do mercado interno.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404807816)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Terceiro Setor é um movimento associativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organizações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a:
		
	
	expressão do ideário doutrinário, inspirado na solidariedade, mas que ultrapassa o senso comum de ajuda aos pobres.
	 
	desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade, transferindo parcelas de responsabilidades para a sociedade civil organizada.
	
	filantropia, a benemerência, a solidariedade e a dignidade humana.
	
	necessidade da parceria entre o Estado e a sociedade para o enfrentamento da organização popular.
	 
	nova consciência de cidadania e a nova cultura de direitos sociais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404261694)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se trata de aplicar os conceitos de GESTÃO SOCIAL, muitos dizem que somente é possível nas sociedades ricas, onde há cultura e espaço para atividades do gênero. Mas podemos inverter o raciocínio. A sociedade do Canadá é muito menos rica do que a dos Estados Unidos e, no entanto, a qualidade de vida é muito superior. Diante do exposto, podemos nos perguntar se Canadá consegue promover este tipo de iniciativas porque é rico, ou se tornou rico por optar pelos caminhos socialmente mais produtivos? É muito impressionante ver a que ponto a cultura do bom senso econômico e social. Como podemos chamar essa modalidade de capital?
		
	
	Capital corporativo
	
	Capital ambiental
	 
	Capital social
	
	Capital institucional
	
	Capital humano

Outros materiais