Buscar

Casa das Canoas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Casa das Canoas
Museu de arte contemporânea de Niterói
Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer foi arquiteto brasileiro. Responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília, capital do Brasil. 
Possui mais de 600 projetos em todo o mundo. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história. 
Tem como característica principal o uso do concreto armado para as suas construções, com seu estilo inconfundível.
Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907.
Faleceu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos; em decorrência de uma infecção respiratória. Em mais de 80 anos de carreira, Oscar Niemeyer deixa mais de 500 projetos pronto e um grande legado de projetos 100% completos para ser erguidos
Sobre a Casa das Canoas
A Casa das Canoas foi projetada pelo e para o próprio arquiteto Oscar Niemeyer entre 1950 e 1954.
Onde morou com sua família por aproximadamente 10 anos.
O terreno escolhido para a residência, concebida como um oásis perdido em plena natureza tropical, esta situado num declive muito forte, perto de uma das vias de acesso à Floresta da Tijuca e às montanhas que dominam a cidade por todos os lados.
O acesso principal encontra-se no ponto mais alto da propriedade, logo depois de uma acentuada curva da estrada. 
Esta feliz decisão trouxe duas inquestionáveis vantagens: liberar o jardim das passagens e da interferência visual dos automóveis e, sobretudo, originar um trajeto em declive de aproximadamente 8 m que propicia uma visão ampla da casa, rocha, piscina, floresta e, centenas de metros abaixo, ao longe, da linha do horizonte separando o mar do céu.
A casa insere -se e destaca-se na paisagem, ao mesmo tempo que a natureza é enfatizada por ela.
 Essa inserção evidencia-se pela presença de uma grande rocha incrustada à casa. Onde todo o projeto gira em torno e parece surgir dela.
Para quem está dentro, essa rocha parece atravessar as paredes e janelas, formando parte íntegra do ambiente. Pela área externa, a rocha parece brotar do interior da casa e deslizar suavemente pela piscina
Nesse projeto Niemeyer adotou princípios do modernismo e os complementou com outros da arquitetura orgânica.
 Um deles era respeitar o entorno e, 
por isso, a casa 
se adapta ao 
terreno e não 
o contrário.
Na Casa de Canoas, o nível de chegada, protegido pela sinuosa coberta, é formado pelos ambientes sociais , em um espaço aberto, sombreado e transparente. Já a área íntima da casa situa-se completamente do nível inferior, acessado por uma escada que também surge lateralmente àquela rocha.
Essa casa é a construção mais sensual, que um arquiteto famoso jamais imaginou. É um lugar deslumbrante, onde é muito agradável estar e amar. Aqui Niemeyer mostra o que arquitetura orgânica quer dizer para ele: uma configuração muito elegante, na qual o interior e o exterior se unem em harmonia.
A integração vital da casa na natureza foi influenciada pela obra do amigo pessoal de Niemeyer, o paisagista Burle Marx, uma pessoa muito importante para entender e situá-lo corretamente. Sem a visão de Burle Marx sobre a paisagem, Niemeyer talvez jamais conseguisse chegar nessa residência sublime.
Análise da Obra
Entradas principais e secundarias
17
Princípios de Ordem
Simetria
Distribuição e disposição 
equilibradas de formas e 
espaços equivalentes em
lados opostos de uma 
linha ou plano divisores, 
ou em relação a um centro
Dado
Uma reta, um plano ou
 volume que, por sua 
continuidade e regularidade
 servem para reunir, medir e
 organizar o padrão de 
formas e espaços.
Hierarquia
Articulação da importância ou significado de uma forma ou espaço através de seu tamanho, formato ou localização, relativamente a outras formas e espaços da organização.
Ritmo
Um movimento unificador caracterizado por uma repetição ou alternação padronizadas de elementos ou motivos formais na mesma forma ou em forma modificada
Museu da Arte Contemporânea de Niterói
Museu da Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
Foi Inaugurado em setembro de 1996 
A relação entre construção e paisagem atingem,neste projeto, um momento de síntese na obra do arquiteto. O terreno foi escolhido pelo próprio Niemeyer. 
Trata-se de um promontório rochoso que se destaca na paisagem de Niterói e se volta para a vista da Baía da Guanabara. 
O Terreno era estreito, então, Niemeyer percebeu que para aproveitar totalmente a paisagem seu projeto teria que ter um apoio e abrir como flor. 
Sensível com à paisagem, o arquiteto fez com que a inclinação da fachada coincidisse de maneira sutil com a pendente do Pão de Açúcar. 
Analise da Obra 
Entradas Principais e Secundarias
Princípios de Ordem
Simetria Bilateral e Radial
Dado
Hierarquia
Tamanho 
Localização
Ritmo
Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein.
Oscar Niemeyer

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais