Buscar

EXERCÍCIOS AEORÓBICOS E ANAERÓBICOS NA CORRIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS AEORÓBICOS E ANAERÓBICOS NA CORRIDA.
ACADÊMICOS: 
Djard Moura – 4° Período 
Giselle Ribeiro – 2° Período
Luís Yagho – 2° Período
Raquel Santos – 1° Período
Teldivam Sales – 2° Período
Vera Silva – 1° Período
Introdução
Não há como definir qual tipo de exercício é melhor, cada um tem uma função principal, mas tanto os aeróbicos quanto os anaeróbicos são altamente benéficos. O ideal é ter os dois tipos de exercícios no programa, para que se torne completo.
 ATP o quê?
Primeiro, vamos entender o que é ATP, pois este termo será
usado ao longo desse artigo para que você possa entender 
a diferença entre estes dois
tipos de exercício.
ATP (sigla do Adenosina Trifosfato ou Trifosfato de 
Adenosina) é uma molécula indispensável a vida.
Essa molécula foi a engenhosa solução achada pela
natureza e pela evolução para compor um sistema simples, 
rápido e robusto de trocar energia.
Em qualquer situação prática, trocas de energia precisam
ser feitas de forma organizada para evitar perdas. Para isso,
usamos pilhas, baterias, caixas d´água, 
represas, fios elétricos, enfim, um monte de
esquemas para organizar a produção e o transporte
da energia da fonte de geração ao consumidor.
Nas células do nosso corpo, esse gerenciamento é feito
com o uso do ATP. O ATP é como um motoboy que pega a
energia do local onde é produzida (as mitocôndrias) e leva
para onde ela é requisitada, em outras partes da célula.
Agora mesmo, quando você escreve, os músculos
de sua mão estão tirando um pouco de energia das 
moléculas de ATP que estão por perto e usando essa
energia para contrair as fibras, produzindo o movimento.
O mesmo acontece com qualquer outro processo 
biológico que use energia – isto é, todos!
A forma como o ATP armazena e cede energia é 
simples. O ATP é formado por uma molécula de 
adenosina e três moléculas de fosfato (por isso,
trifosfato de adenosina!).
O processo de quebra desta molécula gera energia. 
Na verdade, um dos fosfatos do nosso amigo ATP
“se solta”, dando origem à uma molécula de ADP
(Adenosina Di-Fosfato, que remete a 2 fosfatos… Tá
vendo, as palavras podem ser nossas amigas no 
entendimento da química) e este processo libera
energia.
Depois que o ATP libera sua energia e vira ADP, é
necessário “recarregar sua energia”, como em uma 
bateria. Esse processo, como é fácil de prever, 
consiste em “colar” novamente o fosfato no ADP 
para recuperar o ATP.
O mais interessante disso tudo é que um ser 
humano tem cerca de 100 trilhões de células. Cada 
uma dessas células tem, a cada instante, cerca de 1 
bilhão de moléculas de ATP.
Acontece que, esse bilhão de moléculas de ATP só é 
suficiente para atender as necessidades de energia da 
célula por poucos minutos. Mais ATP tem de ser criado,
juntando ADP com fosfato, continuamente e sem parar, 
senão a gente morre.
			Contribuição metabólica na produção de ATP 
Exercícios aeróbicos
Os exercícios aeróbicos trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica, aeróbico significa “com oxigênio”, portanto, usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, e também para queimar gordura e glicose que produzem adenosina trifosfato, responsável por transportar energia para as células. São feitos em um determinado nível de intensidade, por um período contínuo, e estimulam a função dos sistemas cardiorespiratório, vascular e o metabolismo.
Esse tipo de exercício é mais indicado para a perda de peso, pois depois de um determinado tempo o organismo passa a utilizar os lipídios como a principal fonte de energia, para que os estoques de carboidratos sejam preservados. Mas tanto os exercícios aeróbicos como anaeróbicos aceleram o metabolismo, portanto os dois auxiliam o emagrecimento.
Os principais e mais benéficos exercícios aeróbicos, são:
caminhada, corrida, ciclismo, natação.
Vamos falar do exercícios aeróbico na corrida.
A corrida usual, assim como a prova de corrida meia maratona, também é uma ótima opção para a prática de exercícios. Mas é necessário ter um bom condicionamento físico, pois ela exige mais do corpo. Depois de um tempo de corrida, o coração começa a bater mais forte e as células precisam de mais oxigênio e nutrientes para que funcionem bem e deem resistência, por isso nos cansamos. O início da corrida é mais tranquilo, pois o corpo ainda não está adaptado ao esforço que será exigido.
Caso não haja preparação física, rapidamente se sentirá cansado e ofegante. Para evitar esse estado é importante prestar atenção na respiração. O ideal é respirar de forma lenta e profunda, para que o oxigênio seja absorvido melhor, inspire em dois tempos pelo nariz, e solte o ar em dois tempos pela boca.
Para conseguir correr grandes distâncias, é necessário começar pelas pequenas. Após atingir um bom ritmo de caminhada, corra um pouco no final do percurso, nem que seja 100 metros, e aos poucos, vá aumentando essa distância.
A corrida é um exercício completo, mexe com todos os músculos do corpo. E para garantir ainda mais vantagem, assim como na caminhada, use roupas leves e tênis acolchoados que amorteçam o impacto dos pés contra o solo.
Exercícios Anaeróbicos
Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que não depende do uso do oxigênio, são atividades de curta duração e de grande intensidade, e muitos são direcionados apenas para alguns músculos. Normalmente, o foco dos exercícios anaeróbicos é o aumento da massa muscular, da força e o enrrigecimento.
Não basta apenas emagrecer, é necessário também ter um desenvolvimento muscular, para que após eliminar a gordura, o corpo não fique flácido e sim com curvas definidas.
Além disso, quanto mais músculos, maior a velocidade com que se queima gordura, pois o corpo precisa de mais energia.
Os saltos, corridas de cem metros raso, arremesso de peso, sprints, enfim, todos os exercícios feitos por movimentos rápidos e de alta intensidade, são anaeróbicos. 
O que acontece com o nosso corpo durante esses exercícios?
	Aeróbicos
Ao realizar o Exercício Aeróbico, o oxigênio tem a função de transformar e eliminar, glicose e gordura, gerando o composto adenosina trifosfato, que é basicamente o que fornece energia para as células. O funcionamento químico do organismo durante a atividade aeróbica é a seguinte: nos primeiros segundos, o organismo faz a quebra da molécula armazenadora de energia, denominada ATP (Trifosfato de adenosina), para transformá-la em glicose, que gera o ácido pirúvico, capaz de entrar na estrutura da célula
muscular e produzir a enzima Aacetil-coA, que em reação com o oxigênio produz mais ATP. A partir deste processo, as moléculas de gordura começam a ser metabolizadas no lugar da glicose, para produzir mais energia aos músculos.
Os Exercícios Aeróbicos proporcionam inúmeros benefícios a saúde, como: aumento do metabolismo, aumenta as enzimas que oxidam a gordura, mantém o músculo ativo, fortalecimento dos músculos do corpo todo, tonifica a musculatura, melhora a circulação sanguínea e aumenta a quantidade de células vermelhas no sangue, aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e aumento de energia muscular.
	Anaeróbicos
A fisiologia do Exercício Anaeróbico acontece através de dois sistemas, o primeiro denominado Sistema Anaeróbio Alático, pela combinação do ATP (Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato), gera e armazena energia nos músculos. E o Sistema Anaeróbico Lático ou Glicólise Anaeróbica, o qual processa a substância alimentar denominada carboidrato, em ácido lático, que por sua vez será utilizado nos músculos em forma de glicogênio.
Dentre as funções do Exercício Anaeróbico, pode-se destacar o estímulo a resistência, densidade do osso e flexibilidade. A duração média deste tipo de exercício deve ser de 60 minutos, sendo frequência mínima de duas vezes por semana e máxima de quatro vezes. Para obter o resultado esperado, é necessário se adaptar a rotina ritmada de exercícios, respeitar o limite do corpo, sem exagerar no peso, bem como
dar pausas para o descanso e recuperação muscular.
 Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. Entretanto, esta quantidade é extremamente baixa em vista das quantidades necessárias em um processo de perda de gordura corporal.
 Além disso, a maior queima de gorduras ocorre durante o período pós-exercício, fenômeno chamado "after burning", que representa a queima de calorias que temos após o exercício. Tanto o exercício aeróbio, quanto o anaeróbio acarretam o "after burning". Mas este processo tem maior amplitude após sessões anaeróbias.
CONCLUSÃO
O ideal é combinar
Para quem quer realizar um programa completo de exercícios, o indicado é praticar tanto as atividades aeróbicas quanto as anaeróbicas. Assim, é possível melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer a musculatura e prevenir a perda de massa muscular e óssea. E para um treino saudável, lembre-se de caprichar no alongamento antes e depois dos exercícios, que melhora a flexibilidade muscular e evita lesões.
OBRIGADO!!!
Referências:
Estudo “Bioenergética do Exercício”, publicado pela
Universidade federal Fluminense. Disponível 
em: http://www.uff.br/fisio6/aulas/aula_23/topico
_03
http://www.seara.ufc.br/donafifi/mitocondrias/mit
ocondrias04.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais