Buscar

APOL Didática Fundamental

Prévia do material em texto

Questão 1/10
A perspectiva fundamental da Didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões, técnica, humana e política, no centro.
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 23
 
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, aanálise as sentenças a seguir sobre a “Didática Fundamental”, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
 
I. ( ) Foi, além de um novo enfoque sobre a didática, uma reação à perspectiva que se baseava na neutralidade didática.
II. ( ) Não apontou alternativas concretas para o ensino da didática, considerando que este se dava da melhor forma possível.
III. (   ) Com as críticas e denuncias que fez contra a didática instrumental, a perspectiva da didática fundamental passou a pensar no planejamento como o principal ponto a ser enfatizado.
IV. ( ) Além de criticar e denunciar a didática de caráter meramente “instrumental” que estava em voga, buscou alternativas para a construção de novos conhecimentos na área.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	V, F, F, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/10
“Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político [...]”
FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=0>. Acesso em: 23/12/2014.
 
Analise as afirmativas a seguir sobre Paulo Freire e sua proposta:
 
I. Defendeu uma escola com uma postura de ensino politizadora, que com vistas a formar um aluno que reflita sua realidade.
II. A politização ambicionada por Paulo Freire está relacionada à inserção do educando na sociedade da qual faz parte, por meio do domínio técnico de qualidade para sua entrada no mercado de trabalho.
III. A prática pedagógica do método de Paulo Freire deve partir da vivência do aluno.
IV. Propôs uma educação libertadora, em que o educando se liberta da visão mágica da sociedade e passa a aceitar a estrutura social tal qual é dada.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e IV, apenas.
Questão 3/10
No período pós-1964 busca-se retomar o crescimento econômico e desenvolver a indústria nacional, para tal objetivo a educação passa a transitar como “área prioritária” no Plano de Desenvolvimento Nacional, sendo considerada como fator de desenvolvimento devendo receber investimentos individuais e sociais. 
De acordo com o texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Neste período o Estado passa a buscar a racionalização do processo produtivo, a fim de retomar o desenvolvimento industrial e econômico do país.
II. ( ) Planejamento e execução passam a ser vistos de forma separada, sendo que os trabalhadores passam a ter mais liberdade de atuação diante de suas tarefas.
III. (   ) O que se objetiva com as mudanças educacionais e sociais instaladas neste período é a manutenção da economia no país que já se encontrava estabilizada, devido à estrutura industrial que o país possuía.
IV. ( ) Separa-se neste período o planejamento e a execução, assim estabelece-se uma relação unilateral onde os gestores dão as ordens e os trabalhadores as executam, buscando gratificações e promoções. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, F, V
	
	E
	V, V, V, F
Questão 4/10
Na década de 80, esboçam-se os primeiros estudos em busca de alternativas para a didática a partir dos pressupostos da Pedagogia Crítica. Em 1982, surgiu a proposta de criação do grupo Metodologia Didática, quando da realização da V Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). O grupo se organizou e no mesmo ano foi realizado o I Seminário A Didática em Questão. VEIGA, Ilma. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989. p. 68. 
Com base nos conteúdos abordados no livro-base sobre o I Seminário “A Didática em Questão”, analise as afirmativas a seguir:
I. Este se deu num período de abertura política do regime militar e num momento de acirramento das lutas das classes sociais brasileiras.
II. Ambiciona-se a necessidade de formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social e com as camadas populares que passam a ocupar as escolas.
III. A ênfase recai sobre a formação de um educador crítico, consciente da necessidade do controle do Estado sobre a educação nacional.
IV. A compreensão da necessidade de formação de um professor tecnicamente competente e comprometido com o desenvolvimento do país é o cerne dos debates didáticos. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa III, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Questão 5/10
Instalada a revolução de 1964 e passado o período de transição pós-64, é retomada a expansão da economia e o desenvolvimento industrial. O modelo político reforça o controle, a repressão e o autoritarismo. A educação é vinculada à Segurança Nacional. Enfatiza-se seu papel de fato de desenvolvimento e são propostas medidas para adequá-la ao novo modelo econômico. [...] agora se enfatiza a produtividade, eficiência, racionalização, operacionalização e controle. A visão “industrial” penetra o campo educacional, e a Didática é concebida como estratégia para o alcance dos “produtos” previstos para o processo de ensino-aprendizagem.
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 18. 
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir sobre a formação do professor neste período, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Vislumbra-se a necessidade de formação de um novo perfil de professor: competente tecnicamente e que se comprometa com o programa político-econômico do Brasil.
II. ( ) Para formar o professor neste momento histórico busca-se transpor a mera formação por treinamentos, incentiva-se a pesquisa e a produção intelectual dos professores, visando não apenas leva-los a sala de aula, mas também a formularem suas concepções de educação.
III. (   ) No documento final do I Encontro Nacional dos Professores de Didática ressalta-se a necessidade de formação de um professor que tenha sua preparação didática embasada no conhecimento científico.
IV. ( ) A formação dos professores visa transmitir a eles instrumentos técnicos que os auxiliem na aplicação do conhecimento científico, não precisando chegar até este conhecimento, mas apenas dominar as “rotinas” de intervenção técnica. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	 V, F, V, V.
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 6/10
“Para além de representar abordagens múltiplas sobre uma realidade que se procura olhar de um outro modo, a complexidade dos estudos educacionais críticos, onde se reconhecem contradições, significa a existência de lutas por ideias e práticas associadas a uma problematização constante daquilo que fazemos e naquilo em que estamos a participar. Sendo uma luta crítica e progressista também é um momento de transgressão, na medida em que ‘é a capacidadede transgredir que nos pode conduzir a ganhos significativos no nosso entendimento’ (Carlson & Apple, 2000, p. 51).
 
PACHECO, José Augusto. Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos.  Revista Portuguesa de Educação, 2001, p. 63. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/542/1/07JosePacheco.pdf>. Acesso em 20/12/2014.
 
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base, por qual motivo as teorias crítica e pós-crítica (também conhecidas como teorias progressistas) são assim classificadas?
 
	
	A
	Porque analisam criticamente o sistema capitalista, enfatizando a finalidade
 sociopolítica da educação.
	
	B
	Porque criticam os sistemas político-educacionais e trabalham em prol
 da desigualdade social.
	
	C
	Porque combatem o sistema comunista e analisam criticamente as
 desigualdades sociais geradas por este.
	
	D
	Porque se servem da criticidade para promover o progresso da
 sociedade através de alianças políticas.
	
	E
	Porque criticam o sistema capitalista, mas enfatizam seu modelo
 de educação como correto.
Questão 7/10
Comenius viveu num dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e continuas guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os profundos sofrimentos pelos quais passou levaram Comenius a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e, assim, possibilitar-lhe uma vida mais digna. Para Comenius, a educação era o caminho para criar um ser humano e uma sociedade melhor.
URBAN, Ana. Didática organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2009. p. 13.
 
A proposta de ensino centrada na transmissão-assimilação remonta a proposta de Comenius, no século XVII, quando a educação passa a um sistema coletivo de ensino. Ele é considerado o pai da didática moderna.
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) As aulas expositivas tinham por objetivo a transmissão de conhecimentos de acordo com os interesses capitalistas de fragmentação e particularismo da sociedade.
II. ( ) Na sua proposta há uma hierarquia, sendo o professor o “inspetor supremo”, nele deve se centrar o processo de ensino.
III. (   ) A transmissão do conhecimento, como procedimento didático, remonta o período em que capitalismo que estava começando a florescer.
IV. ( ) A educação, no período de Comênio, visava a formação da sociedade comum, em que predominava uma educação dialética.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	 V, F, V, V
	
	B
	V, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, V, V, F
Questão 8/10
“Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispostos na segunda metade da década de 1960. Além dos eventos organizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse processo também pode ser constatado na literatura divulgada no período”.
SAVIANI, DEMERVAL. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369.
 
Assinale a alternativa correta sobre a pedagogia tecnicista:
 
	
	A
	Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como
 objetivo a formação do individuo para o mercado de trabalho e com
 enfoque nas suas experiências.
	
	B
	Sua ênfase repousava sobre a produtividade, isso se deve ao contexto
 político econômico do final da década de 1940 e a influencia francesa no Brasil.
	
	C
	Os acordos feitos entre Brasil e França enfatizaram uma educação
 voltada para a produtividade, eficiência e desenvolvimento cognitivo dos alunos.
	
	D
	A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final 
da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.
	
	E
	Seu currículo enfatiza a manufatura e a arte com o objetivo de desenvolver 
a competência teórica e técnica do aluno.
Questão 9/10
“Transferência educacional tem sido entendida como ‘o movimento de ideias, de modelos institucionais e de práticas de um país para outro’ (Ragatt, 1983, p. 1). Importante tema do campo da educação comparada, o fenômeno tem sido estudado, fundamentalmente, a partir de duas perspectivas – o enfoque do imperialismo cultural e o enfoque do neocolonialismo-, ambas baseadas nas teorias da dependência.”
(MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990. p. 18).
 
Com base no texto acima e nos conteúdos estudados no livro sobre as influências que o currículo brasileiro sofreu, analise as afirmativas:
 
I. O campo curricular brasileiro passou a ser discutido a partir da década de 1920, tendo como referência o campo curricular americano.
II. A concepção de currículo brasileira é uma cópia das concepções norte- americanas e francesas.
III. As políticas públicas brasileiras sofreram fortes influencias estrangeiras, que influenciam a concepção de currículo.
IV. Há uma relação dialética entre a transferência curricular estrangeira e as idiossincrasias nacionais, que faz com que o currículo brasileiro seja diferente daqueles nos quais se inspirou.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 10/10
[...] algumas ideias educacionais que se desenvolveram na chamada modernidade [...] apresentaram a modernização da instrução pública no Brasil, no final do século XIX e início do século XX. Dentre essas ideias, manifestas na renovação da concepção de educação e na implantação de novos métodos de ensino [...]
TRINDADE, S. A.; MENEZES, Irani R. A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/36/art10_36.pdf>. Acesso em: 12/12/2014.
 
Com base no texto acima e nos conteúdo estudados no livro base quais foram os  dois métodos estrangeiros  transferidos e adaptados para o Brasil no final do século XIX e início do século XX:
	
	A
	Método Indutivo e Lições das Coisas
	
	B
	Ratio Studiorum e Método Indutivo
	
	C
	Método Lancaster e Método Intuitivo
	
	D
	Lancaster e Método Enciclopédico
	
	E
	Lições das Coisas e Ratio Studiorum

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes