Buscar

seminario Codigo Hammurabi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biografia
Nasceu na Alemanha em 1789 e morreu em 1846
Economista alemão partidário do protecionismo e nacionalista
Era partidário da intervenção do estado para forcas a industrialização já que considerava que era a única forma de tirar o pais da pobreza 
Tinha como questão: quando uma nação se propõe a estabelecer a liberdade do comercio ou de modificar sua legislação aduaneira, quais são os fatos que ela deve tomar em consideração para conciliar de maneira mais equilibrada possível os interesses dos produtores e das massas de consumidores?
Tinha seus interesses focados em problemas de proteção e industrialização, surgindo sua principal obra e tema do seminário: Sistema nacional de economia politica. Que tinha como intenção desenvolver uma teoria sobre o processo de indução ao desenvolvimento das nações economicamente atrasadas
Ele introduziu tempo espaço sociedade e historia
Teoria
Agora vou dar inicio a explicação da teoria de List. Sua teoria tem como contexto histórico o século 19, onde ocorreram as guerras napoleônicas, o congresso de Viena e a Revolução Industrial qual foi importante cenário para a materialização de sua teoria. 
Observou que não dava para aplicar as mesmas politicas da Inglaterra Industrial em uma Alemanha semifeudal, para List os contextos econômicos de uma sociedade em qualquer tempo e os conceitos teóricos são resultados dos acontecimentos históricos, assim a investigação do passado da Nação era essencial para o destino econômico. 
Era contrario ao liberalismo econômico, qual o Estado deveria evitar ao máximo interferir na economia
Era pró-liberalismo econômico, qual considerava que as relações econômicas se autorregulariam 
Em sua analise defendia que não era possível desenvolver a economia de seu país se estivesse inundado de produtos provenientes de outra nação através do comercio internacional. Era, portanto totalmente partidário a questão do protecionismo econômico, pois considerava que o sistema liberal (de Smith Adam) só seria viável se todas as nações fossem igualmente desenvolvidas. 
Como a teoria de List foi desenvolvida com a intenção de induzir o progresso da Alemanha, ele alegava que seu sistema histórico poderia auxiliar outras nações menos desenvolvidas na busca por progressos, considerando sua especificidades e principalmente seus níveis de civilização. 
Ademais List passou a considerar a nação e não o individuo como agente econômico,, Alegava que entre o individuo e a humanidade sua teoria se baseava no conceito de 
List pressupunha estágios para o desenvolvimento nacional da economia e considerava que o intervencionismo do estado deveria variar de acordo com o estagio em que o desenvolvimento se encontrasse. 
Para ele os cinco estágios deveriam ser considerados:
o primitivo
o campestre
o agrícola
o agrícola manufatureiro
e por fim
o agrícola manufatureiro comercial
Para atingir o estagio elevado de desenvolvimento os recursos da nação devem ser adequadamente alocados eportanto deve haver equilíbrio entre as forcas produtivas. Ao se atingir esse equlivrio entre as forcas produtivas a nação deve proteger sua indústria através de taxas aufandegariasl ate estas n temerem mais a indústria estrangeira. Mesmo assim tais taxas n poder ser grosseiramente altas para n restrigirem a im portacao e o consumo que levaria ao enfraquecimento da forca produtiva do pais

Outros materiais