Buscar

AV GESTAO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0585_AV_201507139641 » GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201507139641 - ANDERSON DOS SANTOS ARCANJO
	Professor:
	FLAVIO MEDINA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/03/2016 15:07:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201507311965)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os transportes representam uma das atividades logísticas. Defina o papel dos transportes na Logística.
		
	
Resposta: Os transportes têm um papel fundamental na Logística e recebe dela uma atenção especial, inclusive porque representa um alto custo dentro das atividades logísticas. Os transportes são responsáveis por interligar os vários elos da cadeia de suprimentos e posicionar geograficamente os produtos. De uma rede de transportes eficaz depende a harmonia da Logística, que irá definir o modal de transporte de acordo com o tipo de carga, a distância, a velocidade e os custos envolvidos.
	
Gabarito: Transportes é uma atividade da que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a com o menor custo possível. As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507311990)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Atualmente observa-se, uma significativa inclinação do desenvolvimento de sistemas integrados de gestão para aplicação nas operações logísticas. Quais as características do sistema denominado WMS (WarehouseManagement System) ?
		
	
Resposta: O WMS caracteriza-se pelo alto emprego da tecnologia da informação na gestão dos armazéns. Graças ao WMS, é possível minimizar a ocorrência de erros, agilizar os processos, reduzir o custo com pessoal e aumentar o nível de confiabilidade nas operações de armazenagem e movimentação de mercadorias nos armazéns, através do uso de mecanismos como leitores óticos e códigos de barras, entre outros.
	
Gabarito: O Sistema de Gerenciamento de Armazéns, chamado de WMS, é uma tecnologia utilizada em armazéns onde ele integra e processa as informações de localização de material, controle e utilização da capacidade produtiva de mão-de-obra, além de emitir relatórios para os mais diversos tipos de acompanhamento e gerenciamento. Com uma ferramenta desse porte a empresa passa a ter um ganho na produtividade com a economia de tempo nas operações de embarque e desembarque, transporte e estocagem de mercadoria e ainda controlar o estoque de produtos no seu armazém. Podendo ainda permitir que o gerente de logística controle as operações de armazém apenas de longe observando apenas se o funcionamento do sistema está adequado às operações logísticas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507163517)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A logística tem como objetivo principal colocar as mercadorias ou serviços no lugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente e sempre ao menor custo possível. Com o passar dos tempos, houve uma acentuada evolução em termos conceituais, em que a logística dividiu-se em quatro fases. Dentre as afirmativas abaixo, qual delas está relacionada ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management):
		
	
	Fase de amplo uso de alianças estratégicas.
	
	Fase em que a logística passa a atuar de forma sistêmica dentro da organização, além de fazer uso de um sistema integrado de informações.
	 
	Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição.
	
	Fase em que a logística concentrava todos os seus esforços somente na otimização do sistema de transportes e administração de materiais.
	
	Fase em que a logística atua na gestão da demanda.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507329363)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	E a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos. Devido a sua importância fundamental e a visibilidade de seu custo, recebendo uma atenção especial entre as atividades logísticas. Qual a denominação desta atividade ?
		
	
	Distribuição
	
	Armazenagem
	
	Estoques
	 
	Transportes
	
	Produção
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507776744)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ciclo de atividades de Distribuição ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante e engloba todos os processos ligados ao reabastecimento dos estoques do varejista.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um processo que NÃO pertence ao ciclo de atividades de Distribuição.
		
	
	Recebimento do pedido pelo varejista.
	 
	Programação de vendas do varejista.  
	
	Acionamento do pedido do varejista.
	
	Atendimento do pedido do varejista.
	
	Emissão do pedido do varejista.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507292817)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Embora a velocidade do serviço seja essencial, a maioria dos executivos da mais importância a regularidade. É a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos requisitos esperados de maneira constante. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
		
	 
	Consistência
	
	Flexibilidade
	
	Confiabilidade
	
	Velocidade
	
	Dispobilidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507292848)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É o nível que embasa as atividades operacionais táticas e estratégicas que possuem elevado nível de complexidade. Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística. Escolha a denominação que define o texto acima.
		
	 
	Apoio a Decisão
	 
	Planejamento Estratégico
	
	Sistema Transacional
	
	Controle Operacional
	
	Controle Gerencial
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507729223)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando estudamos sobre tecnologias de informação, aprendemos que existem alguns princípios básicos que precisam ser conhecidos e que existem nos sistemas de informação. Assinale a alternativa que contém dois desses princípios básicos:
		
	
	Precisão e custo de manutenção de equipamentos.
	
	Flexibilidade e custo de manutenção de equipamentos.
	
	Atualização em tempo hábil e margem de lucro reduzida.
	 
	Disponibilidade e precisão.
	
	Disponibilidade e margem de lucro reduzida.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507722564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um gerente decidiu utilizar um aplicativo que permite identificar, por ordem de valor do consumo no período, os itens do seu estoque. Dessa maneira, ele consegue adotar procedimentos de gestão mais rigorosos para os itens de maior impacto. Esse procedimento se refere:
		
	
	Ao giro de estoque.
	
	À cobertura de estoque.
	 
	À classificação A, B, C.
	
	À acuracidade de estoque.
	
	Ao nível de serviço.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507169690)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em quais funções geralmente ocorrem a padronização das embalagens?
		
	
	Secundária e terciária
	
	Terciária e de quinto nível.
	 
	Quartenária e de quinto nível
	 
	Primária e secundária
	
	Terciária e quartenária

Outros materiais