Buscar

Avaliando o Aprendizado Civil II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201602856738)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre o Direito obrigacional consubstanciado no Código Civil de 2002, NÃO é possível afirmar:
	
	
	 
	e) De acordo com o novo sistema, a relação será civil, empresarial ou de consumo conforme a sua função e a finalidade da relação obrigacional.
	 
	b) O Código Civil não pretende mais exaurir em si as relações jurídicas privadas, mas sim, indica uma unidade valorativa e conceitual que permite à doutrina e à jurisprudência construir sistemas específicos e dar respostas mais adequadas aos casos concretos.
	 
	a) O Código Civil retirou de cena o cidadão comum e colocou ênfase na pessoa, dotada de situações subjetivas existenciais e patrimoniais. Para cada papel que exercita em relações jurídicas há uma norma ou um microssistema que regulamenta o seu agir.
	 
	d) O consumidor se insere na denominada quarta geração de direitos fundamentais (direito à diferença) e, por sua posição diferenciada nas relações jurídicas exigiu a elaboração de um microssistema legislativo próprio, hoje conhecido como Código de Defesa do Consumidor.
	 
	c) Optou o legislador por unificar o Direito Privado, revogando expressamente a Parte Geral do Código Comercial (de 1850) e adotando para as relações empresariais a teoria da empresa em substituição à teoria dos atos de comércio.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603506232)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Manuela pretendia dispensar sem justa causa sua empregada Rosângela. Para tanto, chamou Rosângela à sua sala e comunicou sua dispensa, liberando-a do cumprimento do aviso prévio. Rosângela disse que não iria colaborar e que voltaria ao trabalho no dia seguinte. Sua entrada foi, então, proibida no prédio da empresa de Manuela. Sobre o caso e as diferenças entre direito subjetivo obrigacional, ônus jurídico, dever jurídico e estado de sujeição, assinale a opção correta:
	
	
	 
	No caso em tela, Manuela tinha a obrigação de dispensar Rosângela.
	 
	No caso em tela, Rosângela está em estado de sujeição diante da dispensa, visto que Manuela exerceu, na naquele momento, um direito potestativo.
	 
	No caso em tela, Rosângela está na posição de devedora da dispensa, visto que Manuela exerceu, na naquele momento, um direito obrigacional, na posição de credora. 
	 
	No caso em tela, Manuela tinha o ônus jurídico de dispensar Rosângela.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603385353)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação ao conceito de obrigações, assinale a questão verdadeira
	
	
	 
	a lei é a fonte secundária e mediata das obrigações
	 
	não pode existir débito sem responsabilidade
	 
	O objeto não possui conteúdo econômico
	 
	não pode existir responsabilidade sem débito
	 
	a fiança é uma modalidade de responsabilidade sem débito
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602900985)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Advogado Municipal FUNJAB/2010) Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil. Nas obrigações genéricas, quando nada for convencionado a respeito, a escolhe pertence ao: 
	
	
	 
	credor. 
	 
	juiz. 
	 
	devedor. 
	 
	árbitro.
	 
	terceiro. 
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603377752)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A relação obrigacional que contém duas ou mais prestações de dar, de fazer ou de não fazer, decorrentes da mesma causa ou do mesmo título, que deverão realizar-se totalmente, de modo que o inadimplemento de uma envolve o seu descumprimento total, visto que o credor não está obrigado a receber uma sem a outra, denomina-se obrigação:
	
	
	 
	Facultativa.
	 
	Alternativa ou disjuntiva. 
	 
	Simples
	 
	Cumulativa ou conjuntiva.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes