Buscar

2ª aula UNIDADE I ORIGEM E CONCEITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE
UNID 1 – NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE 
Profª Msc. Mary Wanyza
1
Contabilidade
É considerada como sendo uma ciência, pelos seguintes fatos:
1) de ter um objeto de estudo, e
2) por ter técnicas próprias para estudar, controlar, registrar, interpretar e analisar este objeto.
Definição
A contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas (portanto a contabilidade ocupa-se de fatos humanos).
Contabilidade é a ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
2
Funções da Contabilidade
Entre as funções da Contabilidade temos:
Função administrativa: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sob o aspecto estático quanto o dinâmico.
Função econômica : Apurar o resultado (rédito), isto é, apurar o lucro ou prejuízo da entidade.
 
	Em termos práticos, controlar o patrimônio sob o aspecto estático significa controlar sua posição em dado momento (fazer o balanço). Controlar sob o aspecto dinâmico significa controlar suas mutações qualitativas e quantitativas.
3
Finalidade
A finalidade da contabilidade, que também pode ser entendida como o seu principal objetivo, é fornecer informações às pessoas ou entidades interessadas na situação patrimonial e econômica da entidade, bem como na aferição de sua capacidade produtiva.
	Quando falamos em situação patrimonial de uma entidade, estamos nos referindo aos seus BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES. Quando falamos em situação econômica , estamos nos referindo ao seu resultado, isto é, ao seu Lucro ou Prejuízo.
 
4
Usuários
A contabilidade pode ser considerada como sistema de informações destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão.
Usuário – pode ser considerado como qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse em conhecer dados (normalmente fornecidos pela contabilidade) de uma entidade.
Os usuários podem ser internos (gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral, acionistas) ou externos à empresa (investidores, instituições financeiras, fornecedores, governos, sindicatos)
Normalmente, os dados são elementos importantes constantes nos Relatórios Contábeis, que abrangem informações econômico-financeira (patrimônio, capital, fluxo de caixa, despesas, etc)
5
Técnicas Contábeis (ou ramos da Contabilidade)
ESCRITURAÇÃO – visa aos registros de todos os fatos contábeis, ou seja, fatos que afetam o patrimônio da entidade, sendo seus registros realizados em livros próprios (livros de escrituração).
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (ou Demonstrações Financeiras) – Constituem quadros técnicos que evidenciam a situação patrimonial e financeira ou econômica da entidade.
De acordo com o art.176 da Lei nº 6.404/76, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras:
Balanço patrimonial (BP)
Demonstrações dos Lucros ou Prejuízos acumulados (DLPA), pode ser substituída pela Demonstração das mutações do Patrimônio Liquido (DMPL).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
Se companhia aberta ou considerada de grande porte, Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
6
Técnicas Contábeis (ou ramos da Contabilidade)
Além destas demonstrações, as companhias abertas (sociedades anônimas cujas ações são negociadas nas bolsas de valores) são obrigadas a elaborar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL), a qual dispensará a elaboração isolada da DLPA, pois esta é incluída na DMPL.
	Juntamente com as demonstrações, as companhias devem complementá-las com NOTAS EXPLICATIVAS, as quais têm por objetivo esclarecer detalhes não explicitados nas demonstrações.
7
Técnicas Contábeis (ou ramos da Contabilidade)
AUDITORIA – Visa à verificação da fidelidade das informações contábeis, detectando erros ou fraudes e , por fim, emitindo um parecer ou relatório sobre as informações fornecidas pelo sistema contábil e controles internos da entidade auditada.
Quanto à forma de intervenção, existem três tipos de auditoria nas sociedades privadas: 
Auditoria interna, 
Auditoria externa e 
Auditoria fiscal (Fiscalização de tributos - Governo)
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (ou Análise das Demonstrações Financeiras ou Análise de Balanços) – Visa ao estudo da situação econômica e financeira da entidade, bem como do seu desempenho operacional, através da decomposição e comparação das demonstrações contábeis, objetivando a interpretação individual e conjunta dos índices e quocientes calculados a partir de itens extraídos dessas demonstrações.
8
Função básica do Contador
A função básica do Contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. 
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. 
Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
	A contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões.
9
Campo de aplicação 
O campo de aplicação da contabilidade se estende a todas as entidades que possuam patrimônio, sejam físicas ou jurídicas, de fins lucrativos ou não. Tais entidades são unidades econômico-administrativas, cujos objetivos podem ser sociais e/ou econômicos.
O principal campo de aplicação da Contabilidade são as aziendas.
Azienda é o patrimônio considerado juntamente com a pessoa que tem sobre ele poderes de administração e disponibilidade. Seu conceito reúne o Patrimônio e a pessoa que o administra.
 		Azienda = Patrimônio + Gestão
Entidades econômico-adminsitrativas – são organizações que reúnem pessoas, patrimônio, capital, titular, ação administrativa e FIM determinado.
10
GESTÃO
Gestão é o ato de administrar, de gerir os bens, direitos e obrigações, além dos recursos humanos.
Considerado o patrimônio de uma determinada empresa, a partir do momento em que passe a ser administrado, com o objetivo de lucro, ele irá sofrer modificações significativas. 
Surge então, a NECESSIDADE da contabilidade como instrumento necessário ao controle e à informação dos efeitos provocados pelos fatos decorrentes da gestão patrimonial.
11
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
PESSOA FÍSICA (ou pessoa natural) – é qualquer ser humano considerado individualmente, sujeito a direitos e obrigações.
Nascimento da pessoa física:
- DE FATO - através dos atos praticados
DE DIREITO - por meio do Registro no Cartório Civil de Pessoas Físicas
 
A partir do momento em que nasce com vida, a pessoa natural pode ser titular de um patrimônio, quer dizer, é capaz para adquirir bens e direitos e contrair obrigações, inclusive por herança. 
Com a morte, natural ou presumida, o patrimônio é transferido aos sucessores (herdeiros ou legatários- aqueles que recebem bens por testamento) 
 
12
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
PESSOA JURÍDICA – é toda entidade resultante de uma organização humana, com vida e patrimônio próprios, a qual, de forma semelhante às pessoas físicas, está sujeita a direitos e obrigações.
Nascimento da pessoa jurídica
DE FATO – através dos atos praticados
DE DIREITO – no caso das sociedades empresárias, através do registro na Junta Comercial do Estado. No caso das outras sociedades, através do registro no cartório Civil de pessoas jurídicas.
 
Nem sempre a pessoa jurídica é formada pelo agrupamento de duas ou mais pessoas. A Lei 6.404/76, art. 251, admite a constituição de pessoa jurídica (subsidiária integral), mediante escritura pública, tendo como único acionista uma sociedade brasileira.
13
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Distrato social (extinção da sociedade), também depende
de registro. Para que uma sociedade seja extinta, é necessário que haja sua dissolução, ato pelo qual se desfaz o vinculo contratual entre os sócios, com o objetivo de se desconstituir a pessoa jurídica. 
Uma vez dissolvida a sociedade, são tomadas as medidas necessárias para que os seus compromissos pendentes sejam solucionados e ela seja extinta. A dissolução caracteriza o inicio da liquidação.
Na fase de liquidação, ocorre a realização do ativo e o pagamento das obrigações, representadas pelo passivo exigível. Após o pagamento das dívidas, o saldo remanescente é rateado entre os sócios, de acordo com a participação de cada um.
Os estágios são os seguintes:
1º Dissolução
2º Liquidação
3º Extinção
14
Contabilidade como profissão 
A Contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades para o profissional.
Na Empresa
1) Contador Geral, Contador de Custos, Controller, Subcontador, Analista, etc...
2) Auditor Interno
3) Contador Fiscal
4) Cargos Administrativos 
Independente (autônomo )
1) Auditor independente
2) Consultor
3) Escritório de contabilidade
4) Perito Contábil
15
Contabilidade como profissão 
No ensino
1) Professor
2) Pesquisador
3) Escritor
4) Consultor
Órgão Público
1) Contador público 
2) Fiscal de tributos
3) Controlador de Arrecadação
4) Tribunal de Contas
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais