Buscar

Resenha de Exploradores de Caverna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lon Luvois Fuller
FULLER, Lon Luvois. O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS.
Tradução e notas PLAUTO FARACO DE AZEVEDO . Porto Alegre/RS: Sergio Antonio Fabris Editor, 1976.
Nesta obra O caso dos exploradores de Cavernas, foi escrita por Lon Luvois Fuller(1902-1978), ele ficou conhecido mundialmente pelo esse texto, publicado em 1949, onde é lido, debatido e comentado por discentes e docentes de Direito, foi traduzido por varias idiomas, exclusive o português.
Fuller nasceu no estado norte-americano no estado Texas, em 1902. Estudou Economia e Direito na Universidade de Stanford. Foi Docente na Faculdade de Direito na Harvard, entre 1940 e 1972, Suas maiores obras foram foi o livro The morality of law e o Texto O caso dos exploradores de Caverna, faleceu no ano de 1978.
A historia passa nos meados de maio de 4299, cinco membros da Sociedades espeleológica, entraram numa exploração na caverna de rochas calcarias, no Commonwealth. Quando estavam dentro da caverna, houve um desmoronamento de terra bloqueando a única entrada e saída da caverna. Os familiares sentindo falta, por não voltarem a tempo, foram a secretaria da Sociedade e notificou a falta deles, acionando uma equipe de socorros.
A equipe de resgate encontravam muita dificuldade e trabalho nas extração das grandes rochas da entrada, durante o regaste correram vários novos deslizamento, devido esses novos deslizamento 10 operarios da equipe de resgate morreram soterrados. Solicitaram a subvenção do poder legislativo e fizeram uma campanha para arrecadar financiamento. E só depois do 30 dias, os exploradores conseguiram sair da caverna. 
Durante esses dias dentro da caverna não nenhum tipo de alimento, sendo animal ou vegetal. Depois do vigésimo dia, os exploradores entraram em contato com a equipe de resgate através de um radio, perguntando qual era a previsão de eles saírem da caverna. Passou algumas horas, uns dos exploradores, Roger Whetmore, fez outra pergunta, se o corpo humano podia fica mais de dez dias sem se alimentar, médicos da equipe responderam que não era possível.
Passando um tempo, Whetmore, perguntou novamente a equipe, se caso se alimentasse de carne humana iram sobreviver? Médicos responderam positivamente, que conseguiria. Então entre eles, dentro da caverna, discutiam em sacrificar um deles para servir como alimentação para outros. Para que os quatro fosse sobrevivente. Whetmore propões um sorteio para quem ia sacrificar, em um momento Roger desistiu da ideia, seus colegas ficaram revoltados com a atitude de Roger e acusaram de traição. Roger no sorteio foi escolhido para sacrificarão. Foi morto e carne de Roger foi oferecido ao outros exploradores, serviu como alimentação ate o dia da salvação.
Logo após que saíram do hospital , foram ao julgamento e acusados de assassinato e foram condenados a pena de morte , que foram analisados por quatro juízes, que são Foster, Tatting Keen e Handy. O Juiz Foster Inocênciou os réus , por achar que os exploradores estava em um “estado natural”, pelo instinto de sobrevivência , os réus foram privado da razão e que eles firmaram um pacto ou tipo de contrato entre eles.
O Juiz Tatting, por sua vez, defensor do “estado positivo” , que é dividido em proposito da razão e emoção, ele fica muito em duvida do caso , e pede afastamento do caso.
O Juiz Keen , ele faz a reflexão dele , em um caso complicado, se colando como uma autoridade e um cidadão, mas ele como profissional condena o reus, deixando bem claro que não pode deixar o lado pessoal e emocional tomarem um decisão profissional.
Handy propôs uma conciliação entre os colegas magistrado. Ele faz uma pesquisa com a população e diante a opinião da população , Handy fica do lado do publico.
Os exploradores sobreviventes são julgados e condenados a morte pela forca, pelo assassinato de Whetmore. Os réus recorreram a decisão. Quatro juízes estão no caso, dois votam a favor dos réus(Foster e Handy), um juiz condena (Keen) e o outro Juiz recusou a participar (Tatting). E o com voto do Presidente do Tribunal da Primeira Instancia se deu empate nas votações, assim foi condenados a morte. No dia 2 de abril de 4300, ás 06:00hrs da manhã de sexta-feira.
Em suma, a justiça foi feita diante da lei, apesar que foi uma situação critica e monstruosa ao mesmo tempo, devemos considerar o fato que ocorreu. O Autor no final do livro afirma se encontramos algum dia sobre essas situações devemos se responsabilizar pelo nossos atos, independente da situação.

Outros materiais