Buscar

AV ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 19/03/2016 10:11:14 
	
	 1a Questão (Ref.: 201411691202)
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Para Spector (2002, p. 146) um recrutamento é um procedimento que se caracteriza por se constituir em um informe (direcionado ao mercado de mão-de-obra) sobre a oportunidade de vaga disponível que a organização pretende oferecer. A partir disto responda: 01. Qual o propósito do recrutamento? 02. Quais são suas vantagens no processo como um todo?
		
	
Resposta: O propósito do recrutamento é selecionar pessoas que estejam dentro de todos os critérios exigidos para a vaga, buscando o melhor profissional para assumi-la. Desta forma, a Empresa encontrará a melhor opção e irá contratar uma pessoa que atenda a todas as suas necessidades.
	
Gabarito: O propósito é empregar esforços consideráveis para a atração de pessoas qualificadas para a organização. Sendo o recrutamento uma ponte entre o mercado de trabalho e as organizações, quanto melhor ele se constituir mais condições de avaliação terá o psicólogo quando do processo de seleção, visto que o recrutamento serve como uma pré-seleção. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201411756170)
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Como definimos a Administração de cargos e salários visto que ela incorpora três pontos importantes para sua definição. Cite estes três pontos.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: recompensa, recompensas dos funcionários e objetivos das organizações.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201411285956)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É papel da área de Gestão de Pessoas, EXCETO:
		
	
	Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos e alcance dos objetivos individuais.
	
	Alcançar a eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis.
	
	Criar e manter um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.
	
	Realizar todas as entrevistas de demissão dos funcionários, sem a necessidade do contato prévio da chefia imediata com o funcionário que será desligado.
	
	Desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201411041167)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Administrar uma empresa requer muito mais do que as funções básicas de gerenciamento e gestão - planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações vindas dos clientes, da concorrência, bem como em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico, requerem habilidades humanas com alto grau de refinamento em todos os setores. A própria compreensão do comportamento individual e das equipes em situação de trabalho é relacionada a liderança e poder; estrutura e base de aprendizagem; percepção; atitude; processo de mudança; conflito; dimensionamento de trabalho e etc. Assinale a resposta correta para saber qual é o desafio da Gestão de Pessoas na relação entre pessoas e organizações quanto ao desenvolvimento do potencial competitivo individual e coletivo.
		
	
	A ARH - Administração de Recursos Humanos tem como seu papel de liderança extrair da diversidade humana e da complexidade gerada pela globalização os benefícios para as organizações. Levar em conta a estrutura contingencial e considerar situações específicas para entender à relação de causa e efeito, bem como examinar variáveis tais como o ambiente de trabalho, a tecnologia, a personalidade e a cultura.
	
	A saída para as organizações é cada vez mais a automação de processos e setores na busca pela redução de investimentos relacionados com pessoal. Este cenário é resultado da globalização e do avanço tecnológico que, de maneira geral, estimulam a concorrência desenfreada. A ARH é forçada à recessão interna e a administrar equipes mais enxutas, com indivíduos mais preparados e multitarefas.
	
	A gestão de pessoas ou RH tem como desafio maior estabelecer critérios de avaliação de desempenho dos integrantes nas organizações. É unicamente de responsabilidade do RH a elaboração de planos e projetos para a motivação das pessoas, para que estas se comprometam com a estratégia competitiva das organizações.
	
	É fato que a desmotivação das pessoas retarda o processo evolutivo e competitivo das organizações. A gestão de pessoas tem como desafio maior identificar os indivíduos que exercem suas funções com menor comprometimento e desenvolvê-los, se possível for.
	
	A Gestão de Pessoas deve, por meio do processo de recrutamento e seleção, captar profissionais com maior experiência de mercado e aplicar maciçamente treinamentos para buscar o desenvolvimento esperado pela organização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201411722448)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Assim, conforme vimos em aula, podemos descrever a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos. Podemos dizer que faz parte do subsistema Provisão ( Ou seja, aquele relacionado ao Recrutamento e seleção), o seguinte objetivo:
		
	
	Estabelecer critérios de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade para admissão, quanto às aptidões físicas e intelectuais, experiência e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organização.
	
	Propor critérios de remuneração direta dos participantes (avaliação de cargo e salário no mercado de trabalho).
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	Realizar critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	Manter um relacionamento de bom nível com sindicatos e representações de pessoal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201411209487)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A aplicação de testes psicológicos em candidatos é utilizada como ferramenta acessória no processo de seleção para determinados cargos, pois eles avaliam:
		
	
	Habilidades práticas
	
	Aptidão física 
	
	Conhecimentos gerais e específicos
	
	Situações que serão vivenciadas pelos candidatos no futuro
	
	Aptidões e traços de personalidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201411281380)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre o Processo de Integração das pessoas nas organizações, assinale a única alternativa que não se adequa ao conceito.
		
	
	O chefe deve conversar sobre as responsabilidades que o novo funcionário terá sobre materiais, máquinas, valores e sobre a sua própria segurança.
	
	Neste momento, o chefe deve mencionar o que espera do novo colaborador em relação às suas funções: o que ele deve fazer, como deve fazer, quando e por que fazer.
	
	Podem ser apresentados no momento da Integração os aspectos disciplinares da empresa e o regulamento de pessoal, além dos benefícios oferecidos pela empresa aos funcionários.
	
	Entre os principais temas abordados na ambientação estão os cuidados que devem ser tomados pelo novo colaborador na preservação de sua integridade física no trabalho, já que as organizações não têm o dever de se preocupar com essas questões.
	
	O superior imediato deve ser acolhedor, deve dar as boas-vindas ao recém-admitido, mostrando-se interessado por ele, ressaltando a sua importância para a empresa e apresentando-o à sua equipe.8a Questão (Ref.: 201411209501)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em que etapa do processo de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) os gestores verificam se o investimento feito no empregado valeu a pena?
		
	
	Execução de T&D 
	
	Avaliação de Reação
	
	Programação de T&D
	
	Avaliação de Resultados
	
	Levantamento de Necessidades de T&D
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201411722755)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O termo 'salário' aparece na legislação brasileira com diferentes significados. Muitos são, também, os sinônimos observados em diferentes profissões. Entre os 'funcionários públicos' o termo análogo ao salário, chama-se (assinale a única opção correta):
		
	
	participação nos lucros
	
	vencimentos
	
	soldo
	
	honorários
	
	ordenado
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201411705292)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A SIPAT é muito importante acontecer anualmente na empresa. É objetivo da SIPAT. Marque a alternativa correta. 
		
	
	Permitir a troca e a divulgação de informações, entre os trabalhadores, sobre os riscos a que estão sujeitos no ambiente de trabalho. 
	
	É todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
	
	Promover, divulgar as questões relativas à segurança do trabalho, a fim de não conscientizar ainda mais o trabalhador.
	
	Promover, divulgar as questões relativas à segurança do trabalho, a fim de conscientizar os trabalhadores.
	
	Investigar as causas dos acidentes.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais