Buscar

WEB AULA 2

Prévia do material em texto

WEB AULA 2
O DESAFIO DA ECONOMIA DIANTE DA QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE
Toda a teoria econômica acaba por determinar um ponto geral que é a satisfação das pessoas. O atendimento às necessidades humanas.
Hoje nos deparamos com uma outra preocupação na economia, que é a questão do meio ambiente. No princípio e até não muito tempo atrás, a economia não se preocupava com o meio ambiente.
Entretanto, a ação econômica já não mais deve ser analisada apenas sob o ponto de vista de suprimento das necessidades atuais, mas sim, também, como instrumento de preservação do atendimento das necessidades futuras.
É com esse pressuposto que trabalha o conceito de economia sustentável, que preserva em sua proposta a utilização da economia como meio para atender às necessidades humanas atuais, mas gerando condições de continuarmos a ter os recursos necessários, que são escassos, também no futuro. Poderíamos dizer que o grande desafio da economia, atualmente, é manter a qualidade de vida hoje, sem deixar de olhar para o futuro.
Na medida em que a economia se utiliza dos recursos, sobretudo os recursos naturais, para atender às necessidades humanas, surge agora outro componente, que é tratar da conquista do bem estar sem comprometer o meio ambiente. Assim, meio ambiente e economia já não mais se enfrentam, ao contrário, caminham lado a lado na busca do bem estar do indivíduo, contemplando soluções conjuntas.
Conforme Carneiro (2001), não há dúvida de que as questões econômica e ambiental guardam estreita e determinante ligação entre si. Afinal, o condicionamento ecológico, representado pelo fato de que os recursos naturais não são infinitos, regula tudo o que o ser humano faz para a satisfação de suas variadas necessidades que são ilimitadas.
O meio ambiente sempre foi considerado um recurso abundante, classificado na categoria de bens livres. Isso dificultou a determinação de critérios para a sua utilização que acabou por disseminar a poluição ambiental.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes