Buscar

EXERC CIOS DE FIXA O AULA 01 VIS O GERAL DA CONTROLADORIA respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências Humanas Esuda
Curso de Ciências Contábeis
Prof.: Célio Oliveira
Aluno: ____________________________________
Exercícios de fixação - Visão Geral da Controladoria
1) O que é Controladoria?
É o nome atribuído ao órgão da administração responsável pela gestão econômica do empreendimento através da criação de regras de controle interno e da gestão do sistema de informações, visando a maximização da eficácia empresarial.
2) Cite quantas são e quais são as funções clássicas da administração?
Os livros de Teoria Geral da Administração nos apresentam as funções de: planejar, executar, coordenar, controlar.
3) Quais áreas do conhecimento podem dar contribuições à Controladoria? Cite a área e algumas contribuições.
ADMINISTRAÇÃO: noção de regras ou normas administrativas que dão o alicerce ao controle interno; visão sistêmica da empresa; gestão do sistema de informações; marketing; administração financeira etc
ECONOMIA: inter-relação das variáveis econômicas no negócio, cenários estratégicos, noção de custo de oportunidade, estudos de alternativas de investimentos etc.
Importante: Durante o processo orçamentário, o controller e os técnicos da área da controladoria devem se preocupar com a identificação das variáveis ambientais ou macroeconômicas que afetam o negócio. Normalmente este assunto é estudado em planejamento estratégico. Exemplo de variáveis econômicas: o PIB do país; a taxa básica de juros da economia (SELIC); a taxa de desemprego; a taxa de inflação etc.
PSICOLOGIA: relações comportamentais com o mercado em que a empresa atua e com os clientes internos – diretores e gestores das áreas de produção, vendas, financeira, recursos humanos etc. – bem como com os executores.
CONTABILIDADE: informações do sistema contábil, notadamente, custos, receitas, prazos, grandezas físicas, além dos aspectos relativos ao planejamento tributário etc.
ESTATÍSTICA: estudo de tendências de vendas, estudos de dispersão das variáveis do custo de produção frente aos padrões definidos pelos coeficientes técnicos de produção oriundos de estudos de engenharia, estudos de séries temporais de uma maneira geral, uso de índices de preços para atualização de séries históricas financeiras, estudos de correlação e regressão etc.
MATEMÁTICA FINANCEIRA: noção de custo de oportunidade frente as alternativas de investimento; o uso da taxa média de juros que compõe o custo médio ponderado de capital; o uso de técnicas de desconto de fluxos de caixa para avaliar alternativas de investimento, que embora não sendo a matemática financeira básica, faz uso das mesmas técnicas.
4) Qual órgão de uma estrutura típica de empresa de grande porte deveria ser responsável pela gestão da informação? Por que?
A Controladoria. Porque tem por finalidade garantir informações necessárias ao processo decisório, colaborar com os gestores em seus esforços de obtenção da eficácia de suas áreas e da empresa como um todo.
5) Qual o papel do planejamento e orçamento na administração de uma empresa?
O planejamento é um controle a priori, pois é através dele que a empresa define o seu rumo frente ao futuro em consonância com a missão da empresa. 
O orçamento empresarial é um instrumento que formaliza o planejamento empresarial (ou da entidade) no contexto financeiro.
6) Qual a “missão” da Controladoria?
Garantir a eficácia da empresa através da otimização do seu resultado.
7) Segundo Kanitz, quais as principais responsabilidades do Controller?
Coordenação do Sistema de Planejamento e Controle (Sistema Orçamentário);
Assessoria (cabe aqui uma ressalva) à Alta Direção na tomada de decisões;
Produção de Relatórios Especiais para estudos e análises não rotineiras;
Controle das Atividades (Análise dos Desvios Orçado x Realizado);
Avaliação de Desempenho.
8) Construa dois organogramas que contemplem a Controladoria como órgão administrativo, justificando sua localização na estrutura organizacional.
1º) Modelo americano (Calvin Engler):
- 
Presidência
	- Vice-presidência de finanças
		- Tesoureiro
		- Controller
			- planejamento e controle
			- tributação
			- sistemas e contabilidade geral
2º) Modelo Brasileiro (Libonati)
9) Por que alguns autores entendem que a Controladoria de ser um órgão de linha e deve estar hierarquicamente em nível de diretoria?
As funções e atribuições da controladoria permitem identificar esta área no organograma da empresa como uma área de linha, pois possui claramente decisões a serem tomadas e responsabilidades a serem cobradas. Para manter a independência nas suas ações, a controladoria deve estar hierarquicamente em nível de diretoria.
10) Alguns autores têm focado a Controladoria como área do conhecimento humano. Você concorda com este foco? Justifique sua resposta.
Não. Como área do conhecimento humano, a controladoria reúne um conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da administração, da análise de sistemas, da ciência econômica, da psicologia, da estatística, da matemática, sobretudo a financeira, e principalmente da contabilidade que se preocupa com a gestão econômica das empresas com fins lucrativos ou da efetividade das entidades sem fins lucrativos, com a finalidade de orientá-las para a eficácia. Mas qual é o objeto de estudo desta ciência? E o método científico? 
Recife, 19/02/2016

Outros materiais