Buscar

O Povo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ciência Política e Direito Constitucional I
Professora: Janaína Régis da Fonseca
O Povo
Noções de População: 
Conceito: População é um conceito puramente demográfico e estatístico. Entende-se por população o conjunto de pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas. É um dado essencialmente quantitativo, que independe de qualquer laço jurídico de sujeição ao poder estatal. 
2. Noções políticas, jurídicas e sociológicas de Povo:
Conceito político de povo: reunião da multidão associada pelo consenso do direito e pela comunhão da utilidade e não simplesmente todo conjunto de homens congregados de qualquer maneira.
Conceito jurídico de povo: povo é o conjunto de pessoas vinculadas de forma institucional e estável a um determinado ordenamento jurídico, ou ainda o conjunto de indivíduos que pertencem ao Estado, isto é, o conjunto de cidadãos.
Fazem parte do povo tanto os que se acham no território como fora deste, desde que presos a um determinado sistema de poder ou ordenamento normativo, pelo vínculo de cidadania.
Cidadania é a prova de identidade que mostra a relação ou vínculo do indivíduo com o Estado, e que implica numa situação jurídica subjetiva, consistente num complexo de direitos e deveres de caráter público. 
Três sistemas determinam a cidadania: 
a. jus sanguinis: determinação da cidadania pelo vínculo pessoal;
b. jus soli: a cidadania se determina pelo vínculo territorial;
c. sistema misto: admite ambos os vínculos.
Na terminologia do Direito Constitucional brasileiro ao invés da palavra cidadania, que tem uma acepção mais restrita, emprega-se com o mesmo sentido o vocábulo nacionalidade. 
A matéria se acha regulada no artigo 12, da Constituição Federal, que define quem é brasileiro e, por conseguinte, em face das nossas leis, quem constitui o nosso povo.
Conceito sociológico de povo: povo é compreendido como toda a continuidade do elemento humano, projetado historicamente no decurso de várias gerações e dotado de valores e aspirações comuns. Compreende vivos e mortos, as gerações presentes e as gerações passadas, os que vivem e os que hão de viver. 
Do ponto de vista sociológico há equivalência do conceito de povo com o de nação. 
Conceito de Nação:
Conceito: nação é o grupo humano no qual os indivíduos se sentem mutuamente unidos, por laços tanto materiais como espirituais, bem como conscientes daquilo que os distingue dos indivíduos componentes de outros grupos nacionais.
A Nação exprime um conceito sobretudo de ordem moral, cultural e psicológica. 
Conceito naturalístico de Nação: diretamente influenciado pelas concepções racistas, formou-se na Alemanha o conceito naturalístico de raça, que culminou no nacional-socialismo alemão.
Esse conceito defende uma suposta hierarquia das raças humanas, em cuja extremidade mais alta colocaram os povos germânicos, portadores de traços étnicos privilegiados em pureza de sangue e superioridade biológica, que lhes assegurava a supremacia na classificação das raças.
Elementos característicos da nação:
Tradição histórica
Cultura
Idioma 
Religião
Observação: princípio da autodeterminação e princípio da soberania.

Outros materiais