Buscar

Exercício Introdutório - Sist. Circulatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Anatomia Humana
SISTEMA CIRCULATÓRIO
O crescimento e a manutenção da vitalidade do organismo são proporcionados pela adequada nutrição celular. A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. Assim, o sangue circulante transporta nutrientes que foram absorvidos pela digestão dos alimentos às células de todo o organismo. Da mesma forma, o oxigênio que é incorporado ao sangue, quando este circula pelos pulmões, será levado a todas as células. Além desta função primordial, o sangue circulante transporta também residuais do metabolismo celular, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos encarregados de os eliminar. O sangue possui ainda células especializadas na defesa orgânica contra substâncias e microorganismo.
O volume de sangue em homens e mulheres magros varia quase que diretamente com o peso corpóreo e em média é de aproximadamente 79ml de sangue por quilograma de peso. Devido ao fato das mulheres terem um pouco mais tecido adiposo na sua constituição ela vai ter um menor volume de sangue. Devido a esta diferença, bem como à diferença no tamanho do corpo, a variação geral de volume total de sangue é de 4 a 5 litros em mulheres e 5 a 6 litros nos homens.
Os principais componentes do sangue são: eritrócitos, plaquetas, leucócitos. O sistema circulatório é separado em duas divisões: sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular inclui o coração, que funciona como uma bomba propulsora para o sangue, e os vasos sanguíneos, que transportam o sangue através do corpo. O sistema linfático consiste de órgãos linfáticos, que participam da resposta imune (tonsilas, timo, baço e linfonodos) e vasos linfáticos, que coletam o líquido intersticial do corpo e o transportam para o sistema cardiovascular. O sistema cardiovascular é um sistema fechado. 
Contido no coração e no interior dos numerosos vasos, o sangue percorre ininterruptamente um trajeto circular do coração para as artérias, depois para os capilares, e em seguida para as veias, de onde retorna ao coração. Normalmente, o sangue não deixa este sistema, embora uma porção líquida deste sangue atravesse as paredes dos capilares para se juntar ao líquido entre as células que constituem os tecidos. Todavia, igual quantidade deste líquido retorna ao sistema cardiovascular diretamente ou por meio do sistema linfático. O coração é a bomba que produz a força necessária para impelir o sangue através do sistema de vasos. 
Como o sangue banha todo o corpo e supre todos os diversos tecidos, não é surpresa que várias das suas funções dependem do seu papel de transporte. Cite três funções desempenhadas pelo sangue.
R: Transportar nutrientes, mecanimos de defesa (glóbulos brancos – leucócitos), coagulação, respiração (carrega oxigênio e gás carbônico), reguladora (hormônios).
DANGELO J. G. e FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. Atheneu, 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 1987
SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2ª ed. São Paulo: Manole, 1991.

Outros materiais