Buscar

Desenvolvimento Fetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desenvolvimento fetal
(todo processo de maturação celular que vai dar origem a maturação de todos os sistemas, ou seja, o processo da fecundação do espermatozoide com o ovulo e se da até a morte).
Fases:
Germinal: do momento da fecundação até 2 semanas de idade gestacional.
 Momento que acontece a fecundação espermatozoide/ovulo e que se da até duas semanas gestacionais, e porque essa nomenclatura não é utilizada? Porque dificilmente encontra-se uma gestante com esse período de desenvolvimento germinal, pois com duas semanas dificilmente ela vai descobrir que está gravida, assim após o primeiro atraso de menstruação surge à primeira suspeita de uma possível gravides. 
Exceto: momento que ela esteja esperando por essa gestação, sendo assim de 15 em 15 dias faça exames, testes gravidez.
Embrionário: de 3 semanas até 8 semanas de idade gestacional. 
Significa que o feto ainda não tem características de um ser humano. Então até este momento do processo de maturação celular onde esse ser minúsculo ainda não tem característica de um ser humano, conhecido como fase embrionária. Essa fase a mais importante.
OBS Até os três primeiros meses de vida, chama-se ainda fase de risco pelo fato de que tudo pode acontecer, é considerado risco até pela possibilidade grande de um aborto. Entre a fase embrionária e inicio da fetal. 
O marco da fase embrionária é a formação do sistema neural, logo poderá nascer crianças com hidrocefalia, atraso de desenvolvimento entre outras patologias porque aconteceu alguma coisa nesse período.
Ex. fez uma tentativa de aborto, pois o namorado não aceitou bem a gestação, assim tomou um cytotec pra fazer a tentativa de aborto.
Ex. inicio da gestação, foi pra uma festa e ainda não sabia que estava gravida e foi pra uma festa consumiu bebida alcoólica.
Conclui-se então que na fase embrionária vai ter algum fatoro de risco.
Fetal: até o nascimento. 
Após a 8º semana gestacional o embrião começa a apresentar características de um ser humano até o dia que ele nasce, com o aparecimento dos MM II, MM SS, cabeça, eixo(coluna) bem definidos e evoluindo assim ate quando nascer, independe da idade gestacional do nascimento é chamado de neonato.
Neonato: nascimento até 28 dias de nascido.
Bebe ou lactante: de 29 dias de nascido até 1 ano de idade. 
Criança: ate 12 anos.
Adolescente: 12 aos 18 anos.
Obs.: No processo de fecundação, naquele momento que os espermatozoides estão em guerra. Há cerca de 15 bilhões de espermatozoides para conseguir fecundar um ovulo, a camada do PH do ovulo é extremamente acida por isso a dificuldade às vezes de engravidar pelo fato de não ser fácil o espermatozoide penetrar essa barreira do ovulo, mas os espermatozoides que conseguem a fecundação logo começam apresentar diferenciação nesse ovulo, que seriam as divisões celulares, todo aquele processo de divisão celular começa a ocorrer a partir do processo de fecundação.
Desenvolvimento Humano Embrionário 
2ª semana de idade gestacional (FASE GERMINAL): inicio da placa neural, é o primeiro sistema a ser desenvolvido no bebe, e com isso maiores fatores de risco vão existir. Com três semanas do período gestacional começa a ter fase de diferenciação celular e as celulares começam a ter características em três camadas sendo camada externa (ectoderme), media (mesoderme) e interna (endoderme). Pois cada camada dessas que vai dar origem a algum órgão, algum sistema.
Ex: criança nasceu e está apresentando falta de revestimento em órgão x, nesse caso pode ter acontecido processo de má formação na camada externa(ectoderme).
Ectoderme: Responsável pela formação do tubo neural e epiderme.
Mesoderme: Responsável pela formação pelo tecido ósseo, muscular e cardíaco.
Endoderme: Responsável pela formação do revestimento do aparelho respiratório, digestório e urinário.
4ª semana de idade gestacional (FASE EMBRRIONÁRIA): 
Região da cabeça é diferenciada, corresponde a 1/3 do comprimento do corpo todo. Assim, até esse momento o embrião só tem cabeça.
Desenvolvimento de forma primitiva do cérebro, medula espinhal.
Olhos, ouvidos e nariz são rudimentares (estão extremamente afastado, espaço entre um órgão e outro). 
Broto inicial dos MM SS e MM II.
Coração produz gerando proeminência de parte feto
6ª semana de idade gestacional: formação do primeiro órgão sensitivo - Meato acústico externo (parte interna do ouvido – parte de labirinto).
8ª semana de idade gestacional (Feto): inicia o processo de desenvolvimento desse feto, mais avançado, minucioso, com essa idade gestacional já se espera que o embrião apresente características humanas, os órgãos que estavam se formando no embrião tornam-se funcionais. 
9ª semana de idade gestacional: 
Ossos, músculos crescem rapidamente de forma progressiva. 
Inicia a formação do sistema respiratório
Rosto largo, olhos bastante separados, pálpebras fundidas.
MM II curtos 
12ª semanas de idade gestacional: centro de ossificação primaria (Eritropoiese (processo de formação de células sanguíneas, extremamente importante porque ele que vai dar sustentação a todos os órgãos do nosso corpo); produzido até 12ª semana de idade gestacional no fígado; 13ª-28ª semana gestacional ele começa a ser produzido pelo baço e após 29ª semana de idade gestacional até a morte é produzida pela medula).
Formação da urina sendo secretada para liquido amniótico através da corrente sanguínea, depois passa para a circulação materna atravessando a membrana placentária.
Obs. Ligação do feto com a mão através do cordão umbilical que é formado por duas veias e uma artéria.
Mais atividade (gira a cabeça, move o quadril, cotovelos e dedos dos pés).
Movimentos não são percebidos pela mãe
Deglutição (alimentação na corrente sanguínea, do que é consumido pela mãe) 
13ª a 16ª semanas de idade gestacional:
Aparecem as impressões digitais
Movimentos respiratórios não percebidos
Movimentos de sucção (até 8º)
Ossificação ativa
Habituação para estímulos tácteis (liquido amniótico quanto no cordão) ou seja inicia o pegar tanto no liquido amniótico quanto no cordão umbilical.
17ª a 20ª semana de idade gestacional (chega-se ao meio da gestação):
Move-se e gira facilmente
Padrões regulares de sono e vigília
Batimentos cardíacos regulares 120 x 60bpm
Refluxo de sucção + deglutição (liquido amniótico)
Pele recoberta por vernix caseosa (camada de gordura que reveste a pele do bebe, que o protege do PH do liquido amniótico da mãe), além de favorecer a saída do parto.
Penugem chamada de lanugo, são pelos que função também de proteger do pH da mãe. 
Visível os cabelos
O útero da pelve vai para a região abdominal 
21ª a 25ª semana de idade gestacional:
Cabelos crescem mais espessos 
Os olhos do bebe abre e fecham, nesse momento consegue ter movimentos de pálpebras.
Inicia a síntese do surfactante na 24ª semana gestacional (surfactante é um hormônio responsável por diminuir a tensão superficial)
Surfactante é um hormônio responsável por diminuir a tensão superficial dos alvéolos. Então no processo de desenvolvimento pulmonar do bebe, o único contato que ele tem é com o liquido amniótico, até então nesse período de respiração por inspiração e expiração por liquido amniótico o bebe não precisa de esforço nenhum para que possa realizar esse processo. O momento é que quando ele chega na 24ª semana do período gestacional ele precisa ter o inicio do liquido surfactante que é um hormônio produzido por celular pneumócito tipo II com a finalidade de manter uma tensão superficial nos alvéolos, isso significa que no momento da pip do pulmão, é o momento que inspira e expira ar pela primeira vez e quando expirar tem que ter uma quantidade de surfactante para que o alvéolo não se colabe, então o hormônio vai ter uma função de expansão alveolar e a ausência dela via gerar um quadro de atelectasia que seria o colabamento desses alvéolos. 
Ex. a mãe teve um pico hipertensivo, apresentou uma pressão arterial 210 x 120, foi direto pra emergência do hospital Isaú Matos, chegando lá foi informada que o bebeestava com síndrome de hellp, que provavelmente era uma complicação pré-eclâmpsia exatamente esse processo hipertensivo durante a gestação, foi orientada por ter 24º semanas gestacional, a síndrome de hellp entende que o feto acaba sendo um vírus pra mãe, um vírus como se fosse um corpo estranho. Logo terá que ser tirado imediatamente pra não colocar em risco a vida materna. Então com a quantidade de surfactante que o bebe tem, não sobrevivera após ser retirado com 24 semanas da barriga da mãe.
Sistema respiratório imaturo, porem compatível a vida.
26ª a 2ª semana de idade gestacional:
Percebe luz com os olhos abertos
Funções neurológicas estão mais sofisticadas
Pulmões, sistema vasculares já desenvolvidos e ocorrem trocas gasosas. 
26ª a 29ª semana de idade gestacional: (a partir da 29ª semana gestacional ganha 14g ao dia)
30ª a 35ª semanas de idade gestacional:
Inicia fase nova mais intensa, movimentos fetais mais lentos, porem triplica de peso.
Pele rosado e lisa (desenvolvimento do tecido adiposo e liso)
35ª a 38ª semanas de idade gestacional:
Culmina do desenvolvimento fetal completo
Crescimento lento, peso continua aumentando 14g dia.
Vernix caseosa nas costas e ombros
Prepara-se para nascer
Parto humanizado 
Contra indicações para parto normal:
Falta de dilatação do canal vaginal da mãe 
Macrossomia fetal (bebes grande)
Hipertensão da mãe

Outros materiais