Buscar

APOL2 - Comunicação Organizacional e Sistemas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL - 2
Questão 1/5
A complexidade das decisões gerenciais cresce na medida em que ascendemos nos níveis funcionais da organização, porque os seus resultados se tornam menos previsíveis. De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, elas são classificadas em três tipos: estruturada, não estruturada e semiestruturada.  Com base nessa afirmação e em nossos estudos, apresentamos a situação de um departamento financeiro que precisa tomar decisões quanto ao controle de caixa, pois deve estar atento às variações cambiais (relacionadas com o dólar, por exemplo) e à inflação, e também com o destino das sobras de caixa, priorizando qual o melhor investimento a ser feito para manter o rendimento do capital. Em caso de déficit de caixa, deve priorizar o saque das reservas ou escalonar os pagamentos, atento aos prazos de vencimento dos compromissos de pagamento. Este tipo de decisão, de acordo com o texto, ocorre tipicamente:
	
	A
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Conforme O’Brien (2002), Uma decisão não estruturada se adapta bem ao nível estratégico como planejamento de novos negócios. Mas mesmo decisões não-estruturadas podem ser tomadas em níveis mais operacionais, tal como a administração de caixa: dependendo de como o mercado financeiro se comporta, pode ser mais rentável investir a sobra de caixa em um fundo em preferência a outro, dependendo de informações que mudam a todo momento.
	
	B
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	C
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	D
	Em nível gerencial, sendo  o tipo de decisão semiestruturada;
	
	E
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Questão 2/5
Compreender as empresas como sistemas abertos é ponto de partida para entender a complexidade dos ambientes empresariais atuais e das empresas que neles atuam. Para isso, é preciso compreender e utilizar-se de sistemas de informação para que seja possível organizar e utilizar os dados e informações ambientais.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta com relação ao conceito de sistemas de informação:
	
	A
	Conjuntos de dados aleatórios que receberam contexto e significado e passaram a fazer sentido para alguém.
	
	B
	Conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes atuando em conjunto para a consecução de objetivos comuns.
	
	C
	Conjunto de estruturas de informática responsáveis pelo armazenamento de grandes quantidades de dados.
	
	D
	Conjunto elementos que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para um propósito específico.
Você acertou!
Justificativa: De acordo com o material estudado, os sistemas de informação são sistemas que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para um propósito específico. Se olharmos a definição apresentada na alternativa ‘b’, veremos que se refere ao conceito de sistemas, de modo geral. Nesse contexto, a alternativa correta é a letra ‘d’.
	
	E
	Conjuntos de organizações distintas e concorrentes entre si atuando coletivamente para obtenção de objetivos.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Para uma boa Comunicação Institucional, as organizações têm apostado nas tendências da Comunicação Integrada de Marketing, que propõe a visão de toda a empresa a partir do mesmo prisma, que faz com que tudo e todos na organização “falem a mesma língua”, especialmente no tocante à comunicação interna e externa.
De acordo com o enunciado, também é correto afimar que...
	
	A
	Comunicação Integrada é o conjunto das ações de comunicação de uma organização utilizadas para integrar as equipes de trabalho.
	
	B
	Comunicação Integrada é um esforço de Marketing para que o público consumidor aceite mais facilmente a ideia de comprar ou adquirir um produto ou serviço de uma organização.
	
	C
	Comunicação Integrada é o esforço conjunto de diversas áreas direta ou indiretamente ligadas à comunicação de uma organização para que todas as mensagens transmitidas por ela sejam coesas e não conflitantes.
Você acertou!
Comunicação Integrada é aquela que, de fato, integra toda a comunicação de uma empresa para que não sejam transmitidas mensagens truncadas para o público interno ou externo da organização.
	
	D
	Comunicação Integrada é uma tendência no Marketing que busca maior interatividade com o consumidor.
	
	E
	Comunicação Integrada se utiliza da transparência para informar o público interno ou externo, independente da veracidade ou não das informações.
 
Questão 4/5
A Matriz de Decisão é uma ferramenta que permite uma rápida análise através de critérios que favorecem uma visão mais ampla e coerente de várias alternativas. Apesar de trabalhar subjetivamente, ela servirá como um guia para encontrar tendências que se enquadram melhor à nossa realidade e ao que buscamos no futuro. Ela também auxilia na identificação de pontos fortes e fracos de cada ideia, tornado mais simples a escolha para um próximo projeto[1]. Para esse exercício usaremos um setor de compra de matéria-prima, onde Márcia, que trabalha nesse setor, precisa decidir num processo de aquisição entre três diferentes fornecedores (X, Y e Z) de uma matéria-prima específica. Márcia utilizará uma matriz de critérios, estabelecidos como o prazo de entrega, a precisão da entrega (quantidades entregues corretamente) e a qualidade do material. Os pesos a serem utilizados são:
Prazo de entrega – 0,35
Precisão – 0,30
Qualidade – 0,40
 
As avaliações feitas para cada fornecedor, em função de entregas anteriores, são dadas a seguir na forma de notas numa faixa de 0 a 100:
                               Prazo de Entrega             Precisão                              Qualidade
Empresa X:         80                                          75                                          80
Empresa Y:         90                                          75                                          50
Empresa Z:         100                                        40                                          60
 
Após o cálculo da matriz de decisão, a classificação na ordem decrescente em termos de maior pontuação resultará em:
	
	A
	Z-X-Y;
	
	B
	Z-Y-X;
	
	C
	X-Y-Z;
Você acertou!
O cálculo envolve a ponderação das notas dadas pelos pesos atribuídos. Para a empresa X: 80*0,35+75*0,30+80*0,40=86,5. Para a empresa Y: 90*0,35+75*0,30+50*0,40=76,5. Para a empresa Z: 100*0,35+40*0,30+60*0,40=74,0. Assim, X é maior que Y, que é maior que Z.
	
	D
	Y-X-Z;
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
A comunicação interna é responsável por fazer com que a organização seja transparente, com que todos os trabalhadores estejam bem informados sobre suas funções, seus papeis e os acontecimentos que envolvem a organização. É a gestão de pessoas que ajuda a instituição a reconhecer, valorizar e investir em seus talentos, a vê-los, não apenas como engrenagens do funcionamento da organização, mas como seres humanos, com sonhos, desejos, vida pessoal também fora da empresa.
Considerando o texto dado, existem algumas atribuições específicas de quem cuida da Comunicação Interna de uma organização. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais atribuições:
I. Utilizar os meios de comunicação disponíveis para chegar aos funcionários: murais, e-mails, intranet, panfletos, memorandos, jornais internos e outros.
II. Saber o que e como se comunicar com o público interno. Não temer a divulgação de informações importantes.
III. Adequar as informações aos objetivos estratégicos da empresa, bem como às linguagens adequadas a cada público interno.
IV. Elaborar o plano de assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois além da utilização dos meios de comunicação internos, a maneira de comunicar-se,também é necessário adequar-se às informações estratégicas da empresa. A afirmativa IV é falsa, pois o relacionamento com a Imprensa não faz parte da Comunicação Interna, mas, sim, da Comunicação Externa.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas.

Outros materiais