Buscar

RESMAT Lista 01

Prévia do material em texto

RESISÊNCIA DOS MATERIAIS 		Suedêmio de Lima Silva
Lista de Exercício
1 – Duas barras cilíndricas maciças são soldadas no ponto B como indicado. Determine a tensão normal no ponto médio de cada barra.
Resp.: (AB = 42,4 MPa 	(BC = 35,7 MPa
2 – No problema 1, determine a intensidade da força P para que a tensão normal seja a mesma em ambas as barras.
Resp.: 22,5 kN
3 – Três pranchas de madeira são unidas por uma série de parafusos, formando uma coluna. O diâmetro de cada parafuso é 12 mm, e o diâmetro interno de cada arruela é de 15 mm, que é ligeiramente maior que os furos das pranchas. Sabendo-se que o diâmetro de cada arruela é d = 30 mm, e que a tensão de esmagamento média não deve exceder a 5 MPa, determine a máxima tensão normal admissível em cada parafuso.
Resp.: 23,4 MPa
4 – Para a estrutura do problema 3, determine o diâmetro externo d necessário para as arruelas, sabendo-se que a tensão normal axial em cada parafuso é 20 MPa e que a tensão normal de esmagamento média entre as arruelas e as pranchas não deve exceder a 5 MPa.
Resp.: 28,3 mm
5 – Sabendo-se que a haste de ligação BD tem uma seção transversal uniforme, de área igual a 800 mm2, determine a intensidade da carga P para que a tensão normal na haste BD seja 50 MPa.
Resp.: a) 62,7 kN	b)33,1 kN
	
(a)
	
(b)
6 – Cada uma das quatro hastes verticais, ligadas às duas barras horizontais, tem uma seção transversal retangular uniforme de 10 x 40 mm e os pinos têm diâmetro de 14 mm. Determine o máximo valor da tensão normal média, causada pela carga de 24 kN, nas hastes conectadas pelos (a) pontos B e E; (b) pontos C e F.
Resp.: (BE = -18,75 MPa 	(CF = 48,75 MPa 
7 – Para a treliça e carregamento mostrado, determine a tensão normal na barra AD. Sabe-se que a área da seção transversal da barra é de 1200 mm2.
Resp.: (AD = 158,4 MPa 
8 – No guindaste marítimo, a barra de ligação CD tem uma seção transversal uniforme de 50 x 150 mm. Para o carregamento mostrado, determine a tensão normal na parte central desta barra.
Resp.: (CD = 195,3 MPa 
9 – Duas pranchas de madeira, cada uma com 15 mm de espessura e 200 mm de largura, são unidas por uma respiga de união colada, como indicado. Sabendo-se que esta junta irá falhar, quando a tensão de cisalhamento média na cola atingir 900 kPa, determine o comprimento necessário d, se a junta deve resistir a uma carga axial de intensidade P = 4 kN.
Resp.: d = 42,3 mm
10 – As barras AB e BE da treliça mostrada são da mesma liga metálica. Sabe-se que uma barra de 20 mm de diâmetro desta mesma liga foi testada até a falha e foi registrada uma carga máxima de 150 kN. Usando um coeficiente de segurança igual a 3,2, determine qual o diâmetro necessário para (a) a barra AB; (b) a barra BE.
Resp.: a) 29,2 mm		b) 32,7 mm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes