Buscar

FUNDAMENTOS DE COMERCIO EXTERIOR AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE COMERCIO EXTERIOR
1a Questão
	
	Explique como funciona o Regime Aduaneiro Especial denominado Entreposto Aduaneiro. Quais as vantagens na importação?
	
Gabarito: O Regime Aduaneiro Especial denominado Entreposto Aduaneiro, geralmente, situa-se longe da área portuária, capaz de estocar a mercadoria por um ano, renovável por mais um ano, para que se possa, na importação, fazer a nacionalização de forma gradativa. Vantagem: ter estoque em local dentro do país, embora ainda não nacionalizado e ir nacionalizando à medida que for necessitando; manter o fluxo de caixa; possibilidade de devolver a mercadoria para a origem, caso não seja nacionalizada.
	2a Questão 
	
	Por quais motivos a inscrição no REI - Registro de Exportadores e Importadores, poderá ser negada, suspensa, cancelada ou ainda ocasionar multas e punições administrativas?
	
Gabarito: Quando ocorrem infrações de natureza fiscal, cambial e de comércio exterior ou ainda por abuso de poder econômico.
	3a Questão 
	
	O crescimento vertiginoso chinês teve seu início forjado pela implantação do "socialismo de livre mercado", responsável pela promoção de modernizações que serviram de base para investimentos em educação e infraestrutura. Dentre as opções abaixo marque aquele que foi o responsável pela inserção da China no socialismo de mercado.
	 
	Mao Tsé-tung
	
4a Questão 
	
	A OMC trouxe a promessa de liberdade econômica, as políticas protecionistas unilaterais teriam que dar lugar ao liberalismo econômico multilateral demandante pela globalização. Neste contexto UMA das funções da Organização Mundial do Comércio é:
	 
	Solucionar controvérsias sobre subsídios ilegais no comércio internacional
	
5a Questão (Ref.: 201411634172)
	
	A Europa e o oriente, no século XV, apresentavam relativo desenvolvimento. Do oriente chegavam à Europa produtos diversos (tecidos de seda, especiarias, porcelanas, condimentos etc.) de grande aceitação. Esses produtos chegavam via caravanas e eram trocados por outras mercadorias. Essas caravanas passavam por territórios de soberanias diferentes e, às vezes, tinham que pagar taxas. Podemos afirmar que o texto acima se refere ao:
	 
	Escambo e Imposto de Importação;
	
6a Questão 
	
	O registro, acompanhamento e controle integrado das operações de comércio exterior são realizados por meio do(a)
	 
	Sistema Integrado de Comercio Exterior (SISCOMEX)
	
	7a Questão 
	
	As feiras internacionais são as principais vitrines para o exportador brasileiro apresentar os seus produtos a potenciais compradores internacionais, bem como uma vasta oportunidade de encontrar o produto ideal e adequado para os nossos importadores. Em qual dos sítios abaixo os empresários poderão contatar missões empresariais de comércio na América, Ásia, Europa e Caribe?
	 
	www.expocomer.com
	
8a Questão 
	
	A Tarifa Externa Comum, TEC,  passou a vigorar em 01 de janeiro de 1996, em substituição à Tarifa Aduaneira do Brasil (TAB), consolidando a:
	 
	Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM
	9a Questão 
	
	Na modalidade de pagamento internacional conhecida como Remessa sem Saque ou Remessa Direta o exportador embarca diretamente a mercadoria sem o documento de saque. O documento de saque é representado por:
	 
	Uma letra de câmbio ou título de crédito endossado ao exportador.
	10a Questão (Ref.: 201411764572)
	
	Um despacho aduaneiro de exportação pode conter um ou mais Registros de Exportação (RE), desde que estes se refiram, cumulativamente: (Marque a única opção FORA do contexto)
	 
	A mercadorias embarcadas em portos diferentes e exportadas para o mesmo país.

Outros materiais

Outros materiais