Buscar

A NORMA PROCESSUAL PENAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
 NORMA PROCESSUAL
I – CONCEITO: É a norma do crime, da periculosidade, da ação civil conexa com o crime e da disciplina e organização dos órgãos jurisdicionais e da execução penal.
II – TIPOS: 
 São os seguintes os tipos de normas processuais:
Norma de Organização: Essas normas estabelecem a estrutura organizacional do Poder Judiciário9, que é o aparelho ou organização destinado a realizar a função jurisdicional do estado.
 Portanto, as normas de organização dispõem sobre a constituição dos órgãos judiciários, sua composição, as ligações entre eles, o recrutamento e a posição de seus agentes e auxiliares.
2. Normas de Competência: São aquelas que operam a divisão do trabalho entre os diversos órgãos judiciários, segundo os critérios que estabelecem. As normas de competência, por sua natureza, são normas de organização já que, regulam o processo de divisão de trabalho entre os diversos órgãos judiciários e a coordenação entre eles, tendo em vista a realização de um fim comum, elementos fundamentais de qualquer organização.
3. Normas de Processo Propriamente Dita: Compreendem as normas disciplinadoras das situações jurídicas dos sujeitos do processo, ou seja, seus poderes, deveres, ônus e faculdades, bem como, as normas 
*
*
*
procedimentais em sentido estrito, que disciplinam o exercício desses poderes, deveres, ônus e faculdades, quanto à sequência dos atos, sua forma, tempo e lugar de seu exercício.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais