Buscar

GOVERNO ELETRÔNICO ATIV. 3

Prévia do material em texto

GOVERNO ELETRÔNICO
ATIVIDADE 3
		Preencha as lacunas do texto abaixo: A transparência na _____________ fiscal é tratada na Lei como um princípio de gestão, que tem por finalidade, entre outros aspectos, franquear ao público acesso a ______________ relativas às atividades financeiras do Estado e deflagrar, de forma clara e previamente estabelecida, os procedimentos necessários à divulgação dessas informações.
	
	
	
	
	
	gestão, atividades
	
	
	gestão, informações
	
	
	visão, atividades
	
	
	gerência, disposições
	
	
	visão, informações
		Seriam à vigilância e sanções que eleitores, imprensa, ONG´s, e outras organizações da sociedade civil exercem sobre funcionários públicos. Implica a existência de um agente de controle externo, principalmente o eleitorado. É o meio disponível para que cidadãos comuns possam atuar na fiscalização da atividade pública dos seus representantes. Esta é definição de:
	
	
	
	
	
	PUBLICIDADE.
	
	
	ACCOUNTABILITY POLÍTICA.
	
	
	ACCOUNTABILITY HORIZONTAL.
	
	
	ACCOUNTABILITY VERTICAL.
	
	
	ACCOUNTABILITY GERENCIAL.
		Preencha as lacunas do texto abaixo: O termo "accountability" é utilizado não simplesmente para referir-se ao ato de prestação de contas por parte das autoridades ___________, como também engloba as reivindicações decorrentes dos cidadãos quando julgarem que a atividade estatal encontra-se deficiente em determinado aspecto. O exercício da _____________ apresenta-se, então, como uma maneira infalível de intimar o administrador público a fornecer informações claras de seus atos, de forma acessível à população.
	
	
	
	
	
	publicas, observação
	
	
	jurídicas, observação
	
	
	publicas, cidadania
	
	
	privadas, educação
	
	
	jurídicas, educação
		Seriam a existência de agências estatais que têm o direito e o poder legal e que estão de fato dispostas e capacitadas para realizar ações que vão desde a supervisão de rotina a sanções legais ou até mesmo a instauração de processos de impeachment contra ações ou emissões de outros agentes ou agências do Estado que possam ser qualificadas como delituosas. Esta é definição de: 
	
	
	
	
	
	ACCOUNTABILITY POLÍTICA.
	
	
	PUBLICIDADE.
	
	
	ACCOUNTABILITY GERENCIAL.
	
	
	ACCOUNTABILITY VERTICAL.
	
	
	ACCOUNTABILITY HORIZONTAL.
		Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização. Accountability pode ser traduzida também para o português, deficientemente, por "prestar contas". «Accountability» significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. Neste contexto, como podemos definir Accountability Horizontal?
	
	
	
	
	
	Tem por finalidade, entre outros aspectos, franquear ao público acesso a informações relativas às atividades financeiras do Estado e deflagrar, de forma clara e previamente estabelecida, os procedimentos necessários à divulgação dessas informações.
	
	
	Seriam a existência de agências estatais que têm o direito e o poder legal e que estão de fato dispostas e capacitadas para realizar ações que vão desde a supervisão de rotina a sanções legais ou até mesmo a instauração de processos de impeachment contra ações ou emissões de outros agentes ou agências do Estado que possam ser qualificadas como delituosas.
	
	
	É o momento no qual os responsáveis pela elaboração e pela condução das políticas públicas prestam contas aos cidadãos. Pode ser definido a partir do modelo tradicional da administração pública e deve ser tomado como uma das condições fundamentais do sistema político democrático.
	
	
	É um direito dos cidadãos e um dever da Administração Pública, cujo objetivo é garantir a prática do controle social que deriva do exercício do poder democrático.
	
	
	É a atividade de fiscalização feita por cidadãos e sociedade, procurando estabelecer formas de controle de baixo para cima, sobre os governantes e burocratas.
		Analise as sentenças abaixo: A transparência, como princípio de gestão fiscal responsável, é mais ampla que a publicidade, pois, além de abranger esta última, exige que as informações sejam compreensíveis para a sociedade. I. A Transparência Ativa ocorre quando a Administração Pública divulga informações à sociedade por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação. II. Publicidade é um direito dos cidadãos mas não é um dever da Administração Pública, cujo objetivo é garantir a prática do controle social que deriva do exercício do poder democrático. III. A Transparência Passiva tem lugar quando a Administração Pública divulga as informações a partir de demandas da sociedade. *
	
	
	
	
	
	Somente a sentença I está correta.
	
	
	Todas as sentenças estão corretas. 
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas. 
	
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas.

Outros materiais