Buscar

Documento trabalho de fisiologia

Prévia do material em texto

NEUROGLIA
 O tecido nervoso consiste em dois tipos de celulas.Neuronios e neuroglia
A neuroglia sustenta,protege e alimenta os neuronios,mantem a homeostasia no liquido intersticial que banha os neuronios.Ela nao produz nem conduz impulsos nervosos,pode multiplicar-se e dividir-se no sistema nervoso maduro em casos de doenças.
A neuroglia classfica-se base no tamanho nos processos citoplasmaticos e na organização intracelular.Suas celulas estao presentes no S.N.C. seus tipos e funções celulares sao:
ASTROCITOS: Participam da manutenção do ambiente químicofornecem nutrientes aos neuronios,auxiliam a migraçao dos neuronios,participa na formaçao da barreira encefalica.
Oligodendrocitos:Formam malha de sustentação em torno do S.N.C. produzem a bainha de mielina em torno de varios axonios.
Microglia:Protegem as celulas do S.N.C. de doenças englobando os microbios invasores,migram para as áreas danificadas e renovam os restos celulares mortos.
Celulas ependimarias:Revestem os ventriculos do encéfalo e o canal central da medula espinhal,formam o liquido e auxiliam em sua circulação.
A neuroglia do S.N.P. envolve os axônios e corpos celulares.Suas celulas estao presente no S.N.P. seus tipos e funções celulares sao:
Celulas schwann:Produz parte da bainha de mielina em torno do axonio,participa da regeneração dos axônios.
Celulas satélites:Sustentam os neurônios nos glanglios do S.N.P.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes